Pesando em adquirir uma bicicleta usada do seu vizinho, do seu amigo de pedal ou de um anúncio que você viu em um site? Então é bom conferir uma lista com dez dicas para você fazer um bom negócio em uma bike usada.
Pesando em adquirir uma bicicleta usada do seu vizinho, do seu amigo de pedal ou de um anúncio que você viu em um site? Então é bom conferir uma lista com dez dicas para você fazer um bom negócio em uma bike usada. Confira abaixo.
1 – Não faça as coisas com pressa
Desconfie de quem quer vender uma bike e fica empurrando, ligando ou insistindo. Evite compra impulsivas, elas podem causar arrependimento ou frustração;
2 – Pergunte a si mesmo o que você quer bem antes de comprar uma bicicleta
Pense bem antes de decidir, pois um planejamento do tipo de produto e componentes podem fazer você economizar tempo e dinheiro;
3 – Tente adquirir a bicicleta de uma pessoa conhecida
A única garantia de que você vai ter quando comprar uma bike usada é das palavras do vendedor. Se você conhece o vendedor ou tem um amigo em comum, fica melhor de se confiar no que ele diz em relação a bicicleta. Se você já pedalou com o vendedor e viu como ele cuida da bike, melhor ainda;
4 – Pergunte quais são as garantias da loja
Se você optou por comprar a bicicleta de segunda mão em uma loja física, se certifique que garantias contra defeitos ou quebras serão dadas pelo estabelecimento comercial e de preferência por escrito, ainda mais se os componentes saíram da garantia dada pela fabricante.
5 – Certifique-se que a bike adquirida conta com mecânica e peças de reposição
Algumas marcas chegam e vão embora do país e isso pode ser um inconveniente para quem for comprar a bicicleta usada. A falta de mecânicos especializados em determinados produtos e a ausência de peças no mercado nacional podem trazer algumas dores de cabeças para o dono da bike, para conserto futuro e aquisição de peças importadas.
6 – Veja a bicicleta de perto
Olhe a bike pessoalmente. Adquirir uma bicicleta usada sem vê-la ao vivo com seus próprios olhos pode esconder alguns defeitos ou detalhes de conservação que só se verifica vendo muito perto.
7 – Tente utilizar a bike antes de comprá-la
Se você confia no vendedor ou tem referências da bicicleta, não há problemas, do contrário, é sempre bom sentir a bike na mão, ainda mais se ela é de segunda mão. Peça para o vendedor tirar um dia para dar uma volta com a bicicleta. Um teste antes poderá trazer à luz alguns problemas ou estado das peças que não se consegue verificar apenas passando a vista.
8 – Arranque detalhes de uso da bicicleta
Quando você falar com o vendedor tente tirar todas as informações possíveis sobre o uso da bike nas mãos dele. Dependendo do que ele falar, você poderá obter detalhes preciosos do tipo de uso que o proprietário fez da bicicleta.
9 – Informe-se sobre o preço original da bicicleta
Tendo a base do preço da bicicleta nova, zerada, na loja, você vai ter uma referência do preço que vai garantir que a compra vai ser um bom negócio.
10 – Vá em lojas atrás de bikes fora de linha ou de anos anteriores
As vezes, a mesma bicicleta usada que está sendo vendida pode ser um produto que não seja mais fabricado ou é um modelo de um ou dois anos anteriores. Algumas lojas fazem promoções desses produtos com preços se aproximam bastante de uma bike usada. Considere ir em lojas com produtos outlets para se certificar de que uma bicicleta nova, sendo um modelo antigo ou descontinuado, não saia pelo mesmo preço da bike usada que está no anúncio.
Uma outra dica, que não entra na lista, é sempre levar alguém que entenda e manje bem de bicicleta, que possa orientar melhor você na hora da compra. Isso fará com que você não compre gato por lebre.
Por: Biketek
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança