Pedalar com seu cachorro é uma prática que beneficia a todos os envolvidos. Além de te dar um motivo a mais para pegar a bike e dar uma volta, te faz passar mais tempo com seu cão e, consequentemente, dar a ele a oportunidade de fazer mais exercícios físicos.
Pedalar com seu cachorro é uma prática que beneficia a todos os envolvidos. Além de te dar um motivo a mais para pegar a bike e dar uma volta, te faz passar mais tempo com seu cão e, consequentemente, dar a ele a oportunidade de fazer mais exercícios físicos.
É claro que o cão não precisa ter uma raça definida para acompanhar seu dono enquanto este pedala, qualquer vira-lata pode fazer essa atividade desde que tenha físico, fôlego e disciplina para que o passeio não vire um pesadelo para você ou para o cachorro.
Mas para os que estão à procura de um animal companheiro para levar enquanto pedala, listamos cinco raças que são consideradas ideais para isso. Confira:
Border Collie
Considerados o cães mais inteligentes do mundo, os Border Collies são facilmente treinados e aprenderão a te acompanhar em pouco tempo de pedalada. A grande energia e disposição deles permite longos passeios.
Jack Russell Terrier
Uma raça muito agitada, que está sempre alerta e pronta para qualquer atividade. Mesmo sendo pequeno, suas pernas longas fazem com que ele possa ser ágil e acompanhe o dono para onde necessário.
Pastor Australiano
São cachorros tranquilos, extremamente inteligentes e obedientes. Seu físico permite correr grandes distâncias sem precisar de descanso. Também são muito amistosos com estranhos, o que facilita caso você pedale em locais cheios de gente.
Pastor Alemão
Eles são muito ligados aos seus donos, já que naturalmente possuem a função de proteção e são facilmente treinados. O corpo atlético também permite que seja um baita companheiro de pedalada.
Australian CattleDog (Boiadeiro Australiano)
São cães usados para realizarem funções em fazendas, então naturalmente estão preparados para atividades desgastantes e disciplinadas. São enérgicos, quietos e inteligentes, o que os tornam ideais para acompanhar o dono.
Antes de passear com seu cachorro, cheque com seu veterinário se ele está pronto para atividades físicas deste tipo. A maioria das raças precisa atingir certas idades para poderem fazer exercícios assim. A maioria delas está pronta a partir dos 12 meses.
Também é importante que você não use uma coleira comum para este tipo de passeio, e sim um adaptador próprio para bicicletas. Deste modo, há menos chances de prejudicar seu cachorro fisicamente, além de deixá-lo na posição correta para te acompanhar. Lembre-se de treiná-lo para que ele fique atento a curvas e obstáculos.
No primeiro passeio, seu cão não estará pronto para fazer toda a volta que você espera dele. Faça isso progressivamente, de modo com que ele se acostume com a atividade e não sofra de cansaço. Para isso, deixe que ele dite o ritmo do passeio.
Passear com seu cão trará diversos benefícios físicos (e “sociais”) tanto para você quanto para ele. É uma ótima maneira de terem uma boa relação, e muito mais saudável do que passarem a tarde juntos no sofá.
Por: Mobikers
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança