Periodicamente, sua bicicleta precisa passar por uma revisão geral. Esse tempo pode variar de quatro meses até um ano, dependendo do seu modelo e uso da bike...
Por: Mobikers
Periodicamente, sua bicicleta precisa passar por uma revisão geral. Esse tempo pode variar de quatro meses até um ano, dependendo do seu modelo e uso da bike. Caso utilize-a para vencer terrenos e climas adversos, leve-a a um profissional especializado com uma frequência maior. No entanto, nem todos os ajustes dependem diretamente de uma especialista, a manutenção básica de bicicletas pode ser realizada facilmente por qualquer pessoa.
Fique atento:
Transmissão
Para evitar o desgaste de catracas, coroas e correntes, é importantíssimo fazer periodicamente a limpeza e lubrificação dessas peças. No entanto, você deve tomar bastante cuidado para não exagerar na quantidade do produto utilizado para esse fim, o que pode atrair sujeira. Para o processo, utilize óleos especiais para bicicletas, que podem ser encontrados tanto na forma “seca” quanto “molhada”. Nunca utilize lubrificante, pois esse material somente consegue repelir a graxa e atrair terra e detritos.
Amortecedores
Por ser uma das peças mais caras da sua bike, você deve tomar cuidado redobrado com ela. Após toda pedalada, é recomendada a limpeza dos rotores do amortecedor, pois eles costumam reter bastante sujeira e detritos por causa da graxa ou do óleo lubrificante que escapa do amortecedor. O processo deve ser realizado com papel higiênico ou um pano. Além disso, sempre que utilizar a bicicleta em terrenos e condições adversas, é recomendável fazer uma revisão nos amortecedores.
Pneus
Antes de sair para pedalar, observe a calibragem dos seus pneus. Você consegue encontrar a marcação que indica a pressão ideal observando a lateral deles. Caso eles fiquem vazios demais, há o perigo dos pneus furarem devido ao movimento. Já se ficarem cheios demais, não conseguem absorver o impacto com o solo, o que, além de ser mais desconfortável, ocasiona um desgaste mais rápido.
Freios
É preciso sempre verificar se os freios estão regulados de forma correta. Se perceber que eles não estão respondendo como deveriam ou se é preciso apertar as manetes até o talo para parar, é preciso ajustá-los para evitar qualquer problema. Sempre antes de sair, trave os freios e empurre a bike para frente, caso a roda gire, faça um ajuste ou mesmo leve-a até uma um profissional especializado.
Observe folgas na sua bicicleta
Se ao pedalar notar que sua bike faz um barulho estranho, isso pode significar que alguma peça apresenta uma folga e precisa ser apertada. Uma forma de descobrir qual é essa parte é mexer cada uma delas até ouvir o som novamente. Se não for algo fácil de ser resolvido, leve-a a um mecânico de bicicletas para que ele possa solucionar a folga.
Outros ajustes
Sempre observe se há folga na caixa de direção, um problema que pode danificar seriamente o equipamento. Observe o alinhamento do selim e do guidão, que não podem estar tortos ou apresentar qualquer desvio. Também sempre confira se o pedal e a manivela estão bem presos.
Pedale em segurança!
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança