Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Dica simples para aumentar a vida útil dos seus câmbios

  • 07/05/2016

Como em qualquer outra peça móvel da bicicleta, para obtermos um correto funcionamento, os câmbios devem estar limpos, regulados e lubrificados. Além destes cuidados básicos, a observação de outro simples detalhe pode aumentar muito a vida útil de seu equipamento.


Por: www.poabikers.com.br

Como em qualquer outra peça móvel da bicicleta, para obtermos um correto funcionamento, os câmbios devem estar limpos, regulados e lubrificados. Além destes cuidados básicos, a observação de outro simples detalhe pode aumentar muito a vida útil de seu equipamento.

Com o passar do tempo, as molas que movimentam os câmbios acabam perdendo força, diminuindo sua eficiência e tornando necessária a substituição destas peças.

Para retardar este desgaste e até triplicar a vida útil de seus câmbios, basta tomar um simples cuidado. Quando sua bicicleta não estiver sendo utilizada, deixe o câmbio traseiro posicionado sempre na marcha mais “pesada” e o câmbio dianteiro na marcha mais “leve”.

Isso faz com que as molas existentes em seus câmbios sofram uma menor tensão quando a sua bicicleta não estiver sendo utilizada.  Como nossas bicicletas ficam mais tempo paradas do que rodando, este simples cuidado de deixar as molas em “posição de repouso” faz com que a sua vida útil dos câmbios aumente consideravelmente.

Nos modelos de câmbio traseiro com “mola invertida”, o procedimento deve ser ao contrário. Quando a bicicleta não estiver sendo utilizada, o câmbio traseiro deve ficar na marcha mais leve.

 

Mas como vou saber se meu câmbio traseiro é invertido? Normalmente, o câmbio traseiro invertido é a exceção. A infinita maioria dos câmbios não é de mola invertida. Os de mola invertida não são fabricados para bicicletas “speed” ou “road” e são utilizados em alavancas de câmbio “dual control”, onde a troca de marchas ocorre também no manete de freio. Para testar basta puxar o cabo do câmbio traseiro com a mão e observar o deslocamento do câmbio. Se o movimento for para dentro, parte interna da bicicleta, seu câmbio não é invertido. Se ao puxar o cabo o movimento do câmbio for para fora (para o lado externo da bicicleta), seu câmbio é invertido.

Esta simples dica faz com que seus câmbios durem por muito mais tempo, diminuindo também a necessidade de uma regulagem mais periódica.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar