Você esta pedalando e a corrente da bicicleta solta, muita gente fica perdido na hora e acaba semsaber o que fazer, ou até consegue resolver depois de muito “brigar” com a corrente...
Você esta pedalando e a corrente da bicicleta solta, muita gente fica perdido na hora e acaba semsaber o que fazer, ou até consegue resolver depois de muito “brigar” com a corrente.
Esta dica mostra como recolocar a corrente da bicicleta que soltou sem muitas dificuldades.
A maneira mais prática para sair desse sufoco é colocar a bike em um suporte ou solicitar ajuda de alguém para segura-la, então você deve conectar a corrente solta à parte inferior da roda dentada (catraca), agora é só pedalar para trás e esta tudo certo. Caso ela fique presa ao sistema de câmbio tenha cuidado ao tentar solta-la para não danificar nada, seja paciente.
Uma vez que você já colocou a corrente, agora é pedalar para frente e passar as marchas testando se esta tudo ok e funcionando suavemente.
Se a sua corrente vem soltando com frequência, pode ser sinal de que algo esta errado.
1. A corrente não esta bem ajustada.
2. A regulagem do câmbio esta mal ajustada.
3. A coroa ou a catraca estão com os dentes desgastados.
4. A corrente esta desgastada.
Sim, todo o sistema que envolve o câmbio, corrente, coroa e catraca tem um tempo de vida por quilometragem, e assim como no carro peças precisam ser substituídas, na bike também precisa.
Outro ponto importante é a limpeza e lubrificação do sistema e da corrente. Poucos sabem disso, mas até os câmbios que não são top podem durar bastante, é preciso ter cuidado e manter sempre limpo. O terror para estes sistemas são a areia, cascalho, e tudo aquilo que sirva como um “esfoliante”, é como se eles fossem corroendo seu sistema.
Uma dica é toda semana, ou após muita chuva ou claro se você perceber que esta tudo sujo, você dar uma limpada e lubrificar todo o sistema.
Lubrificante estilo WD, é lenda. Assim como o óleo de máquina, o famoso singer, esses lubrificantes são finos e vão penetrar onde não devem, acabando com tudo.
Compre óleo diesel (2 Lts aqui duram uma eternidade) , um pincel, uma escovinha e o óleo (ou cera) ESPECIAL para correntes.
Costumo desmontar tudo, mas você pode fazer montada. Pincele o óleo diesel na corrente e em todo o sistema (Cuidado se for freio à disco), pode lambuzar geral, deixe agir por uns 20 minutos e depois comece a passar a escovinha para ir tirando os resíduos mais pesados, neste momento você já pode até ir jogando um pouco de água para auxiliar, depois é lavar com água mesmo. Após esses procedimentos você vai ver a diferença que ficou, como tudo ficou limpo, agora é lubrificar cuidadosamente a corrente com o óleo especial ou a cera, seguindo as orientações da embalagem. Eu costumo dar uma pingada elo sim elo não, e ir girando o sistema.
É isso ai pessoal, cuidando da bike, ela não te deixa na mão.
Por: Pedala Salvador
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