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Estagnado nos treinos?

  • 07/04/2016

Saiba o que fazer quando sua evolução se depara com uma barreira e você se encontra estagnado nos treinos


Por: Ativo/Prólogo

Você treina, treina, treina, mas percebe que sua evolução estagnou. Fique tranquilo, isso é normal em esportes nos quais você tem larga bagagem e dedica um longo período aos treinos. Os resultados podem realmente não aparecer e você ficar estagnado nos treinos. Em alguns casos, os tempos não só não melhoram, como até pioram. O responsável por isso é o limite do desempenho, que aparece quando você não consegue mais progredir mesmo com os treinos firmes e periódicos. Para ajudar você a identificar e transpor essa barreira, conversamos com o treinador da Assessoria BK Sports, Edson Pereira, e o preparador físico Rogério Carvalho, mestre em estudos do esporte pela USP e especialista em atletas de endurance.

Variáveis fisiológicas
Quando a sua performance fica estagnada, é importante recorrer a uma equipe multidisciplinar (nutricionistas, fisiologistas, psicólogos, entre outros) que possa avaliar seu desempenho minuciosamente. Refaça testes de índices fisiológicos, de biomecânica dos movimentos, estratégia nutricional etc. Isso porque o corpo humano tende a se adaptar rapidamente aos desequilíbrios proporcionados pelo treinamento esportivo, o que gera a tal estagnação do desempenho.

Ajuste seu treino
Muitas vezes um simples ajuste na periodização ou uma mudança (ou adequação) de estímulos de treinamento (volume e intensidade) podem surtir efeitos positivos. Repense se a sua periodização de treinos está coerente com o seu tempo de prática e experiência no esporte, se está de acordo com o seu nível de condicionamento físico e de treinamento e se você não está trabalhando sempre os mesmos estímulos. Em um desses casos, é importante fazer alterações nos seus treinos para continuar ganhando rendimento.

Periodização em blocos
Converse com seu treinador sobre a possibilidade de adotar a periodização em blocos, modelo muito usado por atletas de alto nível e por amadores com muito tempo de prática esportiva. Esse modelo baseia-se no seu tempo de prática no esporte. Por isso, as cargas de treinamento são mais altas, com volumes e intensidades também elevados, sempre considerando a sua prova-alvo. O objetivo é manter um alto nível de desempenho pelo maior tempo possível, mas sempre sendo acompanhado de perto pelo seu técnico para que você não entre em overtraining.

Ouça o seu corpo
Para que você evolua também é importante descansar. Principalmente em treinos mais intensos, é fundamental ouvir o que o corpo diz para não se lesionar e dar tempo para que ele assimile os ganhos do exercício. Ao mudar o treino, repare na resposta imediata do seu corpo, dando a ele um tempo para recuperação sempre que preciso ou diminuindo o ritmo para que não se machuque.

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