Com o crescimento do número de bicicletas rodando pelas ruas do Brasil, os ciclistas estão conquistando cada dia mais espaço e respeito.
Com o crescimento do número de bicicletas rodando pelas ruas do Brasil, os ciclistas estão conquistando cada dia mais espaço e respeito. O duro é que essa visibilidade traz também o ônus da exposição à violência urbana, com consequente aumento de assaltos e roubos - característica comum para qualquer cidade do mundo que viu o uso da bicicleta decolar.
Segundo alguns "antigões" como Renata Falzoni e Odir Zunge, vez ou outra acontecem esses picos de violência contra quem pedala, seja por que entram no mercado equipamentos importados mais caros, seja por que saem na mídia informações que fazem o 'olho deles crescer', ou simplesmente por que a tecnologia de trancas e cadeados fica defasada em relação à criatividade dos assaltantes.
Nos últimos dias, vimos os casos de assalto a mão armada, roubo qualificado e furtos se multiplicarem assustadoramente em São Paulo. Nos 20 primeiros dias de 2014, foram mais de 14 bicicletas roubadas, em situações diversas e absurdas, com direito até a espancamento gratuito.
Por outro lado, sabemos que para quem mora nas regiões mais periféricas da cidade essa realidade é, infelizmente, um cotidiano comum. A violência urbana provocada pela desigualdade social invade a vida de todo mundo, ciclistas, pedestres, motoristas de qualquer idade, sexo, credo ou classe social.
Ciclistas: A bola da vez
De qualquer modo, a "febre pelas bicicletas" fez com que os ciclistas virassem a bola da vez, para o bem e para o mal. Reuni nesse post algumas dicas para você não entrar na triste estatística de pessoas que perderam suas bikes.
*A intenção aqui é reduzir os riscos da ação dos bandidos, sem entrar em paranóias, mas tomando alguns cuidados básicos. Mesmo assim, o risco de ter sua bicicleta furtada não pode ser um impeditivo para continuar pedalando.
Regra número 1: Compre uma boa tranca! Antes mesmo de adquirir uma bicicleta é essencial ter um bom cadeado. Cabos de aço (com qualquer espessura) são fáceis de cortar, então use-os como "auxiliares" para prender rodas de blocagem ou selim, mas nunca os utilize como a trava principal. A regra básica aqui é dificultar ao máximo a vida do ladrão.
Recomendo fortemente comprar as travas no modelo "U" feitas de ferro maciço e difíceis de quebrar. A desvantagem delas é o peso e a pouca flexibilidade de prender em qualquer lugar.
Recomendações antes de sair de casa:
Na rua:
Dentro de casa/carro/prédio:
Por fim, teve a bicicleta roubada? O que fazer?
Primeiro de tudo, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet (para isso é aconselhável ter em mãos o número de série da bike e a maior quantidade de informações e detalhes na identificação dela). Se você tiver a nota fiscal, melhor ainda!
O BO é um documento muito importante caso sua bicicleta seja encontrada com outra pessoa ou sendo vendida por aí. Mesmo que, na prática, o BO não garanta muita coisa, ele também serve para gerar estatísticas de roubo, características e até a possibilidade de ter um "mapa" dos bandidos - o que determinaria ações estratégicas do poder público.
Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas
Existe no Brasil um cadastro feito gratuitamente a partir de registros de vítimas de assaltos, roubos e furtos.
Cadastre sua bicicleta em: http://www.bicicletasroubadas.com.br
Por fim, desconfie de bicicletas que estão sendo vendidas com preço muito fora do praticado no mercado, ela pode ter sido roubada antes de chegar na sua mão. Por isso, pesquise bastante quem é o vendedor, se tem nota fiscal e/ou garantias que comprovem a legalidade do equipamento! Não faça parte do ciclo perverso que fomenta roubos e furtos. Um dia a vítima pode ser você!
Fonte: Pedalandoo.com.br
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança