Sempre existe a grande diferença entre os atletas que andam mais rápidos que outros. E isso são vários fatores que influenciam na hora de uma prova, abaixo tem uma lista bem interessante de alguns hábitos que ciclistas bem sucedidos fazem.
Sempre existe a grande diferença entre os atletas que andam mais rápidos que outros. E isso são vários fatores que influenciam na hora de uma prova, abaixo tem uma lista bem interessante de alguns hábitos que ciclistas bem sucedidos fazem.
Manter o equipamento sempre em ótimas condições
“Uma das maiores diferenças entre os ciclistas profissionais e amadores, são os equipamentos” diz o treinador Brandon Davis, diretor da Wattage Cottage Performance Consulting. E por incrível que pareça ele não está falando somente do fato de que os profissionais tem acesso aos equipamentos mais tops e mais caro.
Mas o que ele quis dizer é que os profissionais mantêm suas bikes em perfeito estado sempre, ou seja, sempre bem limpa, lubrificada e com a manutenção em dia e com isso evitam problemas mecânicos.
Alguns ciclistas profissionais não tem um mecânico exclusivo para isso, e na maioria das vezes são eles mesmo que fazem a manutenção do equipamento!
Seja proativo
O ciclista que quer ser o mais rápido não se lamenta depois de uma prova ruim, mas sim verifica o erro, se foi no treino, ou se foi uma estratégia ruim.
Realizar bons treinos e com acompanhamento correto
A base de treinos é a coisa mais importante para um ciclista que quer ser rápido e bater suas metas!
Por exemplo, muitos acham que treinar com medidores parece um pouco demais, mas é uma ótima forma de saber se os treinos estão fazendo o efeito desejado. Muitos atletas que passam a treinar baseado na frequência cardíaca por exemplo, depois de um tempo podem ver a grande diferença que isso faz. Mensurar e acompanhar os resultados e claro, saber o limite do corpo!
Treinar corretamente também faz toda a diferença.
Boas práticas de nutrição fora da bike
Todo ciclista que anda rápido tem uma boa alimentação e sabe que isso fará ter uma consistência ainda maior ao longo da temporada. Comer de um jeito regrado pode não ser tão divertido como comer o que quiser e quando quiser, mas se o intuito é ir mais rápido esse esforço precisa ser feito! E digo esforço pois além de ajudar a ser mais rápido sua saúde agradece.
Habilidades extras
Não importa se você só participa de maratonas de MTB e acha que não precisa aprender a andar em partes mais técnicas, afinal toda habilidade extra adquirida é válida.
Principalmente no mountain bike que é um esporte tão exigente e qualquer vacilo dado é chão na certa!
Recuperação também é treino!
Uma coisa que acontece muitos é que os atletas amadores planejam tanto os treinos, horas e intensidade, mas deixam o planejamento da recuperação de lado.
Programar atividades de recuperação ativa, como pilates, caminhada, natação e até mesmo passeios estão inclusos. Tornar uma coisa chata em momentos divertidos ajuda muito na evolução e com certeza te ajudará a ir mais rápido!
Um bom exemplo disso é o atleta campeão Nino Schurter, em suas postagens sempre com um bom humor e diversão além do trabalho duro.
Por: Revista Bike Ride
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança