Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Viagem de bicicleta: planeje tudo e se jogue

  • 23/11/2015

Para muitos, somente andar de bicicleta no final de semana ou depois do trabalho com os amigos não basta. Uns investem na competição e buscam o pódio, outros não dispensam conhecer lugares novos pedalando e são apaixonados pelo cicloturismo


Por: Eu Vou de Bike

Para muitos, somente andar de bicicleta no final de semana ou depois do trabalho com os amigos não basta. Uns investem na competição e buscam o pódio, outros não dispensam conhecer lugares novos pedalando e são apaixonados pelo cicloturismo.Se você tem essa vontade de fazer uma viagem de bicicleta, mas não sabe por onde começar seu planejamento, nós vamos te explicar cada detalhe para você se jogar de cabeça nessa aventura.

O cicloturismo consiste, basicamente, numa forma de turismo onde o meio de locomoção é a bicicleta. É a maneira mais sustentável, saudável e ecológica de conhecer seu país e outros lugares do mundo. O primeiro passo, para quem pensa em fazer uma cicloviagem, é a força de vontade. Por mais preparado que você esteja, imprevistos sempre acontecem e é preciso resolvê-los sem nervosismo ou desespero.

 

Condicionamento físico

Esteja preparado para pedalar muito, durante o dia todo. Para você fazer uma cicloviagem, suas pernas precisam estar adaptadas ao ciclismo, mesmo que só pedale nos finais de semana. O ideal é que o ciclista esteja com o condicionamento para suportar um pedal de 40 km por dia. Se ainda não se sente completamente preparado para tantos quilômetros, inicie com viagens para cidades vizinhas.

 

Pesquise tudo

No Brasil, existem várias agências que fazem roteiros de cicloturismo, para os mais variados bolsos e gostos. Mas, caso sua cicloviagem não seja guiada, é fundamental que você pesquise muito. Converse com pessoas que já fizeram o trajeto de bike, pesquise na internet, colete o máximo de informações possíveis e seja muito curioso. Verifique as condições da estrada, condições climáticas para o período e pontos de apoio, como hotéis, restaurantes e hospitais.

Faça o cálculo de quantos dias levará: escolha o ponto de partida e chegada para ser a distância exata, depois divida o valor pela sua média diária e você terá o número de dias que levará, mas deixe um ou dois dias de reserva. O resto deixe que aconteça naturalmente durante a viagem, não se prenda muito a um planejamento fixo.

 

Equipamentos

A melhor bike para viajar é, com certeza, a mais confortável e resistente. E, às vezes, peças e equipamentos mais caros podem sim ser sinônimos de conforto. Na hora de escolher os equipamentos, também é importante pegar algumas dicas de quem já pratica o cicloturismo. Uma dica é ter um alforge para que você não precise empacotar duplamente suas roupas. Depois que você estiver com todos os equipamentos para sua aventura, faça um teste usando tudo.

O melhor de tudo é poder aproveitar os cheiros e as paisagens na sua velocidade, é conhecer pessoas e lugares que não conheceria se estivesse motorizado. A experiência é única!

 

Empolgado para fazer essa viagem inesquecível? Confira nossas dicas de roteiros para se pedalar!

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Sigas essas dicas para se dar bem no montain-bike

Sigas essas dicas para se dar bem no mon...

Pegue essas dicas para você cortar caminho rumo à melhor pilotagem nas trilhas

Bikers Rio Pardo | Dica | Nutrição para ciclistas: 3 dicas simples para render mais no pedal

Nutrição para ciclistas: 3 dicas simples...

A maioria de nós sabe muito sobre as técnicas para pedalar melhor, mas será que também sab... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | As 5 ferramentas essenciais para todo pedal

As 5 ferramentas essenciais para todo pe...

Sair de casa para pedalar sem um desses itens é o pecado capital que um ciclista pode come... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Alongamento para ciclistas: 6 exercícios para previnir dores e lesões

Alongamento para ciclistas: 6 exercícios...

A maioria de nós passa um tempo considerável em cima de uma bicicleta. E quando estamos fo... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 2º CICLO AVENTURA CANASTRA - 04/08/2019

Bikers Rio Pardo | 2º CICLO AVENTURA CANASTRA