Para muitos, somente andar de bicicleta no final de semana ou depois do trabalho com os amigos não basta. Uns investem na competição e buscam o pódio, outros não dispensam conhecer lugares novos pedalando e são apaixonados pelo cicloturismo
Por: Eu Vou de Bike
Para muitos, somente andar de bicicleta no final de semana ou depois do trabalho com os amigos não basta. Uns investem na competição e buscam o pódio, outros não dispensam conhecer lugares novos pedalando e são apaixonados pelo cicloturismo.Se você tem essa vontade de fazer uma viagem de bicicleta, mas não sabe por onde começar seu planejamento, nós vamos te explicar cada detalhe para você se jogar de cabeça nessa aventura.
O cicloturismo consiste, basicamente, numa forma de turismo onde o meio de locomoção é a bicicleta. É a maneira mais sustentável, saudável e ecológica de conhecer seu país e outros lugares do mundo. O primeiro passo, para quem pensa em fazer uma cicloviagem, é a força de vontade. Por mais preparado que você esteja, imprevistos sempre acontecem e é preciso resolvê-los sem nervosismo ou desespero.
Condicionamento físico
Esteja preparado para pedalar muito, durante o dia todo. Para você fazer uma cicloviagem, suas pernas precisam estar adaptadas ao ciclismo, mesmo que só pedale nos finais de semana. O ideal é que o ciclista esteja com o condicionamento para suportar um pedal de 40 km por dia. Se ainda não se sente completamente preparado para tantos quilômetros, inicie com viagens para cidades vizinhas.
Pesquise tudo
No Brasil, existem várias agências que fazem roteiros de cicloturismo, para os mais variados bolsos e gostos. Mas, caso sua cicloviagem não seja guiada, é fundamental que você pesquise muito. Converse com pessoas que já fizeram o trajeto de bike, pesquise na internet, colete o máximo de informações possíveis e seja muito curioso. Verifique as condições da estrada, condições climáticas para o período e pontos de apoio, como hotéis, restaurantes e hospitais.
Faça o cálculo de quantos dias levará: escolha o ponto de partida e chegada para ser a distância exata, depois divida o valor pela sua média diária e você terá o número de dias que levará, mas deixe um ou dois dias de reserva. O resto deixe que aconteça naturalmente durante a viagem, não se prenda muito a um planejamento fixo.
Equipamentos
A melhor bike para viajar é, com certeza, a mais confortável e resistente. E, às vezes, peças e equipamentos mais caros podem sim ser sinônimos de conforto. Na hora de escolher os equipamentos, também é importante pegar algumas dicas de quem já pratica o cicloturismo. Uma dica é ter um alforge para que você não precise empacotar duplamente suas roupas. Depois que você estiver com todos os equipamentos para sua aventura, faça um teste usando tudo.
O melhor de tudo é poder aproveitar os cheiros e as paisagens na sua velocidade, é conhecer pessoas e lugares que não conheceria se estivesse motorizado. A experiência é única!
Empolgado para fazer essa viagem inesquecível? Confira nossas dicas de roteiros para se pedalar!
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança