Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Treinos longos de mountain bike? Algumas dicas para terminar bem o seu treino!

  • 13/04/2016

Um bom treino longo de Mountain Bike (acima dos 100km) começa principalmente com a preparação da mente antes de sair de casa...


Prepare-se para o pior

Um bom treino longo de Mountain Bike (acima dos 100km) começa principalmente com a preparação da mente antes de sair de casa. Ter o percurso traçado, a alimentação e o estoque planejado e também o kit para pequenos reparos são essenciais!

Estar preparado mentalmente para os problemas que podem acontecer, como um pneu furado, uma corrente estourada é fundamental, e não transformar pequenas adversidades em grandes problemas, pois isso pode detonar o treino de MTB.

 

Encontre seu Fluxo

Uma boa preparação mental significa não pensar no trajeto e em pontos que você vai passar durante o treino, isso cansa a mente, deixar fluir o caminho e curtir também é uma alternativa. Travar uma batalha psicológica é desperdício de energia e além de tudo desmotivante no esporte.

Enganar-se em pensar que o treino não pode se tão ruim também não ajuda muito, estar preparado para as mudanças climáticas por exemplo, tipos de terrenos, etc.

  

Planeje ou “tente” algumas distrações

Mentalmente nós podemos nos concentrar somente em uma ou duas coisas ao mesmo tempo, por isso quando estiver naquela subida dura ou a canseira falar mais alto, tente começar a cantar uma música mentalmente, ou pensar naquelas férias que pretende fazer, ou naquela refeição que você vai fazer assim que terminar o “sofrimento”. Parece que não, mas ajuda muito isso!

• Defina suas intenções e objetivos:

Para algumas pessoas escrever palavras de motivação e encorajamento no guidão, no quadro da bike são fonte de energia.

Há uma razão disso: Ter uma palavra ou frase para se concentrar em quando você entrar em um momento difícil, ajuda a sair e voltar a si.

Pense em algumas palavras e quando a mente começar a vaguear, tente pensar nelas.

 

Permita-se falhar

Mountain bike é difícil fisicamente e mentalmente quando você chega ou passa dos 100km de treino. As muitas horas em cima da bike e o desgaste é comum em todos os atletas. A preparação conta com certeza, mas permitir falhar, permitir descansar em certo momento, diminuir o ritmo, não há vergonha nenhuma nisso, mas sim respeito aos limites do seu corpo e mente.

 

Mantenha-se no Positivo

Como último recurso, lembre-se o seguinte: ". Você tem sorte de estar em sua bike e estar fazendo o que escolheu e planejou".

 

Texto pela Canadense Danelle Kabush que é Mental performance consultant, triatleta e irmã do atleta Geoff Kabush.

Fonte do texto: www.bicycling.com 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Como limpar óculos de ciclismo para que durem mais

Como limpar óculos de ciclismo para que...

Os óculos de ciclismo fazem parte dos itens essenciais que devem acompanhar o piloto em to... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 7 boas razões para comprar uma bicicleta em tempos de pandemia

7 boas razões para comprar uma bicicleta...

Em meio a tantos dados sobre o coronavírus é bem provável que você já tenha se deparado co... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Mountain bike para iniciantes: 9 dicas que todo mundo precisa conhecer

Mountain bike para iniciantes: 9 dicas q...

O Mountain Bike para iniciantes pode (pelo menos no começo) fazer pouco sentido. Afinal vo... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Plano RedBull de 8 semanas para fazer 50 quilômetros de pedal

Plano RedBull de 8 semanas para fazer 50...

Se você é ciclista iniciante, talvez só a ideia de pedalar 50 quilômetros já soa assustado... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 3º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP - 13/12/2020

Bikers Rio Pardo | 3º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP