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Dicas práticas para pedalar de forma segura

  • 04/11/2015

A Cartilha do Ciclista, lançada no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) pelo Ministério das Cidades foi criada para orientar o ciclista sobre legislação, segurança e sinalização com dicas para pedalar na cidade e para manter a bicicleta em bom estado.


Por jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br

 

A Cartilha do Ciclista, lançada no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) pelo Ministério das Cidades foi criada para orientar o ciclista sobre legislação, segurança e sinalização com dicas para pedalar na cidade e para manter a bicicleta em bom estado.

Conheça algumas dicas:


No trânsito

  • Inicie o pedal em um ritmo mais lento para alongar e aquecer o corpo. 
  • Revise os freios e calibre os pneus regularmente. 
  • Regule a bike de acordo com o seu tamanho — o quadril e o guidão devem estar alinhados. 
  • Fique atento aos cordões ou partes soltas de peças de roupas podem ficar presas à corrente e causar a queda. 
  • Sinalize as intenções usando gestos: virar à esquerda, atenção — parando, virar à direita. 
  • Ocupe um lugar na via que garanta maior visibilidade aos demais usuários do trânsito. - Pare antes da faixa de pedestres quando for esperar. 
  • Quando fizer conversão à esquerda, desmonte da bike ao usar a faixa de pedestres ou permaneça na bike e circule paralelo à faixa. 
  • Evite pedalar onde motoristas não conseguem vê-lo (ponto cego). 
  • Se passar um ponto de ônibus, pare e aguarde os passageiros embarcarem e desembarcarem. Nunca ultrapasse-o.

De manutenção

  • Tire a sujeira da corrente antes de lubrificar com óleo. 
  • Preste atenção se todas as partes da bike estão bem afixadas. 
  • Ajuste os freios sempre que sentir dificuldade na frenagem, como sapata desalinhada, solta, gasta ou com pressão inadequada. 
  • Use os freios traseiro e dianteiro ao mesmo tempo e frei com antecedência.
  • Mantenha os pneus calibrados de acordo com a indicação do fabricante. Evite usar muito cheio pois causa desconforto ou muito vazio quando exige mais esforço físico.


Fonte: Cartilha do Ciclista/Ministério das Cidades

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