Imagine a seguinte situação: você sai para comprar um sapato e ao solicitar para a vendedora que lhe mostre determinada marca ou modelo, qual a primeira pergunta que ela lhe faz? Isso mesmo: que número você calça? E ao comprar uma calça que apresentando uma mesma numeração, pode ser que fique bem para uma pessoa e não vestir bem a outra?
Imagine a seguinte situação: você sai para comprar um sapato e ao solicitar para a vendedora que lhe mostre determinada marca ou modelo, qual a primeira pergunta que ela lhe faz? Isso mesmo: que número você calça? E ao comprar uma calça que apresentando uma mesma numeração, pode ser que fique bem para uma pessoa e não vestir bem a outra?
A melhor escolha seria então procurar um alfaiate com o objetivo de confeccionar uma roupa nas exatas medidas do seu corpo. Um trabalho artesanal que lhe permita se sentir mais confortável e elegante, algo feito pra você.
O que poucas pessoas sabem é que para cada uma delas existe um tamanho ideal de bike. Nos Estados Unidos e Europa, em que o ciclismo está incorporado à cultura da população é muito comum as pessoas recorrerem ao Bike Fit para descobrirem quais são as medidas ideais de bicicleta antes de comprá-la. No Brasil, o que mais percebemos são pais que compram bicicletas acima da numeração para seus filhos por acreditarem que eles vão crescer e elas ficarão no tamanho ideal, evitando assim gastos na compra de uma nova quando os filhos aumentarem sua estatura.
Acontece que já no seu primeiro contato com a bicicleta a criança vai se sentir desconfortável, uma vez que a bike está grande para o seu tamanho e em pouco tempo ela perde o prazer de pedalar, aposentando o brinquedo novo. Da mesma forma, é muito comum ouvir de pessoas que tem muita vontade de adotar o ciclismo como prática diária, mas não se adaptam por sentir muitas dores no corpo após pedalar por cerca de uma hora.
Essas dores geralmente se apresentam no glúteo, pernas, pés, mãos, coluna, pescoço e região lombar. Em sua maioria estão relacionadas a um mau ajuste do ciclista na bike em pelo menos um dos fatores: tamanho do quadro, altura do selim, recuo do selim, avanço e altura do guidão.
O bike fit é a combinação dessas medidas nos pontos de contato com a bike (guidão, pedais e selim) aos ângulos das articulações do ciclista e estas vão determinar o perfeito ajuste da bike de modo a gerar o mínimo de desconforto e reduzir o índice de lesões provocadas. Sendo assim, um bom profissional da área precisa ter boas noções de mecânica de bicicleta, anatomia e fisiologia humana, biomecânica, dentre outras áreas do conhecimento.
Pensando por esse lado, atletas de alta performance estão sempre a procura de ajustes perfeitos para cada mudança física e fisiológica que apresentam, uma vez que um bom Bike Fit pode melhorar seu rendimento em até 20%. Pode parecer pouco, mas em uma corrida de duas horas isso pode significar um ganho de quase 24 minutos. Imagine então para cicloturistas que passam um dia todo pedalando durante vários e vários dias.
Algumas coisas são custos, outras investimentos. Comece pelo princípio, faça um bom Bike Fit e boas pedaladas.
Fonte: Studio Carlos Menezes de Bike Fit
Site: Projeto Pedalando
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança