Regulagem correta da suspensão da bike traz mais conforto e melhora desempenho nas trilhas
Quem pedala há menos de 20 anos não viveu a época das mountain bikes totalmente rígidas. Naquele tempo, o esporte era mais simples, mas muito mais desconfortável. Afinal, descer uma trilha esburacada sem amortecimento é sem dúvida uma tarefa relativamente ingrata. Hoje as bikes contam com modernos sistemas de amortecimento, que oferecem diferentes opções de regulagem para facilitar a vida do ciclista nas mais diversas situações durante o pedal, proporcionando maior conforto e melhor desempenho. Confira dicas sobre como regular a suspensão da bike para tirar o melhor proveito dessa tecnologia.
PRÉ-CARGA
É a resistência que a suspensão da bike oferece contra o peso do ciclista. Quanto mais pesado for o ciclista, maior terá de ser a pré-carga para ajustar o afundamento da suspensão ou SAG (medida do curso do amortecedor quando comprimido pelo peso do ciclista). O primeiro passo é prender um zip-tie (braçadeira plástica utilizada para fixar cabos e acessórios na bike) na haste da suspensão e empurrá-lo totalmente para baixo. Depois, apoie a bicicleta em uma parede ou peça para alguém segurá-la, suba sem realizar movimentos bruscos e coloque-se na posição natural de pilotagem — pedais na horizontal e peso centrado sobre o quadro. Saia cuidadosamente e, com base na altura do zip-tie, meça o afundamento com uma régua. Ele deve variar de 15% a 20% do curso total de amortecimento. Em suspensões com molas de ar, aumente ou diminua a pressão até atingir o SAG correto. Para as de mola de metal ou elastômeros, gire o parafuso da pré-carga (preload) até que o afundamento seja adequado. Se nenhuma dessas formas der certo, talvez seja necessário utilizar uma suspensão mais dura ou mais mole.
RETORNO
Nas suspensões mais modernas, as regulagens de compressão e retorno são independentes, permitindo um ajuste mais preciso. Uma maneira simples de regular o retorno é deixá-lo no valor mínimo e, em pé ao lado da bicicleta, comprimir a suspensão com o peso do seu corpo até onde conseguir e depois soltá-la repentinamente. Vá aumentando a pressão até que o guidão desencoste de suas mãos ao ser solto. O ajuste final deve ser feito na trilha. Se o retorno estiver muito solto, a frente da bicicleta subirá como um pula-pula. Já se estiver muito travado, a suspensão não terá tempo de retornar à posição estendida entre um buraco e outro. O resultado são as frequentes batidas no fim do curso.
COMPRESSÃO
Deixe o parafuso da compressão da bike no mínimo e vá para a trilha. Durante a pedalada, preste atenção no comportamento da suspensão da bike. Se ela estiver atingindo fim de curso constantemente, aumente a regulagem de compressão. Porém, se você aumentar demais, a suspensão se tornará áspera, perdendo a capacidade de absorver as irregularidades e de seguir o terreno com precisão.
UMA COISA DE CADA VEZ
Regular a suspensão é encontrar a equação que funciona melhor para você. Por isso, mude um ajuste por vez e anote cada alteração. Assim descobrirá exatamente o que dá certo ou não para o seu estilo de pilotagem e para o tipo de trilha que costuma frequentar.
(Reportagem publicada na revista VO2, edição #109 de Maio/Junho de 2015)
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