Aprimore sua técnica para encarar curvas fechadas nos singletracks — os chamados switchbacks
Um dos pontos mais críticos em um singletrack — trilha estreita onde só é possível passar uma bike por vez — é o chamado “switchback”, curva em forma de cotovelo que exige certa perícia do ciclista para conseguir transpassá-la, famosas curvas fechadas. Com uma boa técnica, no entanto, é possível vencer esse obstáculo de forma rápida e segura. Por isso, conversamos com o jovem catarinense Muriel Lohn, de 19 anos, revelação do downhill nacional e um dos atletas mais rápidos da atualidade, que deu algumas dicas sobre como tirar de letra os switchbacks.
NO GINGADO
Um dos primeiros passos para dominar os switchbacks é manter o corpo solto sobre a bike. Dessa forma, você ganha mais controle, permitindo que a bicicleta possa fluir melhor sobre o terreno. Todavia, lembre-se de manter a posição de ataque — em pé sobre os pedais, com as pernas flexionadas, tronco baixo e mãos firmes no guidão.
ENTRE COM CAUTELA
Outro detalhe a ser observado é a correta escolha da linha (tangente) e do momento da frenagem. Não adianta entrar muito rápido na curva, pois dentro dela você será obrigado a frear de forma brusca, fazendo com que a bicicleta perca velocidade — além de fazer com que a retomada da aceleração seja mais lenta na saída, isso aumenta o risco de queda, pois o equilíbrio é mais difícil com a bike andando devagar. Por isso é importante frear com antecedência e suavidade, para conseguir visualizar a linha e fazer a tangência por fora. Assim, consegue-se mudar de direção com mais controle e velocidade, ganhando preciosos segundos na retomada da aceleração ao sair da curva.
OLHO NO CAMINHO
A todo momento durante a pilotagem de uma bike deve-se manter o olhar mais à frente para antecipar o que está por vir. Esta é uma regra importante, que também vale para os switchbacks. Assim, mantenha o foco adiante, escolha sua linha com antecedência e sempre olhe para onde quer ir. O corpo é guiado pela visão, por isso fixar a vista em um obstáculo aumenta a possibilidade de ir de encontro a ele.
ANTECIPE A MARCHA
Saber o que está por vir também ajuda na escolha da marcha da bicicleta. Para ganhar alguns segundos, Muriel recomenda fazer as trocas antes da curva. Assim, quando você for retomar a velocidade na saída, já estará na relação adequada.
ARRANQUE NA SAÍDA
Para ganhar o máximo de tempo possível, na saída da curva, saia da tangente pedalando em pé, o que proporcionará mais força para a retomada da velocidade. Porém, tenha cuidado nas subidas. Se o terreno não oferecer boa tração, o melhor é manter-se sentado e apostar nas cadências mais elevadas.
GUARDE ENERGIA
Para finalizar, lembre-se de guardar um pouco de energia para acelerar rapidamente depois da curva. Por isso, poupe o fôlego por alguns instantes antes de atacar um switchback e saia da curva de forma explosiva. Isso fará com que você ganhe tempo sobre os adversários.
(Reportagem publicada na revista VO2, edição #110 de Julho/Agosto de 2015)
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança