Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Cachorros na trilha, o que fazer?

  • 11/06/2015

Não são raras as vezes que nos deparamos com cachorros durante um treino de bicicleta, aliás, é algo bastante comum. Mas qual o comportamento ideal que o ciclista precisa ter? O que fazer quando o melhor amigo do homem está te enxergando como um aperitivo bem gostoso, vindo correndo e latindo alucinadamente atrás de você?


Por: Map OF Sports

Não são raras as vezes que nos deparamos com cachorros durante um treino de bicicleta, aliás, é algo bastante comum. Mas qual o comportamento ideal que o ciclista precisa ter? O que fazer quando o melhor amigo do homem está te enxergando como um aperitivo bem gostoso, vindo correndo e latindo alucinadamente atrás de você?

Na maior parte das vezes esta caçada é apenas uma diversão para o cachorro e ela não terá consequências sérias. Caso seja este o caso, basta diminuir um pouco a velocidade ou até mesmo parar e observar a reação dele. Quando a corrida é o que interessa a ele, ao parar ele não terá mais o que fazer e vai sair de fininho ou continuar latindo a distância. Mas nem sempre são tão bonzinhos!

Outro fator importante é notar onde você está passando. Se o ponto de encontro for uma estrada, normalmente ele já está acostumado a ver carros, motos, cavalos e etc passando por ali e a caçada é mais uma diversão mesmo. O problema é se a trilha ou estrada estiver dentro da casa dele, aí sentirá a obrigação de defender seu território e pode ficar mais agressivo. Neste caso, a melhor solução é evitar lugares onde saiba que existem cachorros bravos e que podem te atacar, mas infelizmente isto nem sempre é possível.

Uma das soluções é, de novo, parar e deixar a bicicleta entre você e o cachorro e enquanto isto tentar achar alguma pedra ou galho para jogar perto dele e assusta-lo (não precisa acertar), mas veja se ele corre um pouco para longe e dá uma brecha para que você ache a última energia no tanque e consiga sair dali o mais rápido possível. Caso ele não saia, tente gritar para ver se aparece algum dono do bicho, afinal, se está fazendo isto com você deve fazer sempre e eles já estão acostumados a ter que chamar ou prender o animal.

Outro movimento interessante é esguichar água nele, pode ser pedalando ou parado também. Se ele estiver correndo atrás de você e receber um belo esguicho no focinho ele não vai entender nada e provavelmente vai parar!

O grande problema de ser perseguido por um cachorro é que eles quase nunca nos incomodam quando estamos em uma grande descida em altas velocidades ou em uma reta que desenvolve bem, eles gostam mesmo é da perseguição em subida! Quando mal temos fôlego para subir o morro e ainda precisamos achar uma energia a mais pra tentar fugir, é aí que eles surgem e é disto que gostam! O lado positivo é que o treino acaba saindo mais forte!

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Você vai evoluir muito no mountain bike com essas dicas

Você vai evoluir muito no mountain bike...

Começar a pedalar pelas trilhas é bem mais simples do que parece. Siga estas recomendações

Bikers Rio Pardo | Dica | Como encontrar a altura correta do selim no MTB

Como encontrar a altura correta do selim...

Encontrar a altura correta do selim é sem dúvida um dos ajustes essenciais em uma biciclet... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | BCAAS: Devo ou não tomar esses aminoácidos?

BCAAS: Devo ou não tomar esses aminoácid...

Descubra o que esses três aminoácidos significam para seus músculos

Bikers Rio Pardo | Dica | Como fazer uma bebida isotônica caseira

Como fazer uma bebida isotônica caseira

Todos devem ter claro que a hidratação é um dos fatores mais importantes na prática do cic... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: PEDAL DA ALEGRIA - Santo Antônio da ALEGRIA - 20/10/2019

Bikers Rio Pardo | PEDAL DA ALEGRIA - Santo Antônio da ALEGRIA