Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Pedal matinal aumenta queima de gordura

  • 01/05/2015

Veja como se exercitar antes do café da manhã pode aumentar a queima de gordura; acompanhamento é fundamental


Por: Ativo/Prólogo

Ciclistas são magros. Isso, todos que já acompanharam pela televisão uma prova – seja de estrada ou de pista – sabem. Quer dizer, se você for um ciclista profissional, certamente a gordura não terá muito espaço no seu corpo. Agora, caso seja apenas uma pessoa comum, que curte pedalar, busca a queima de gordura, mas não tem o dia todo para treinar, o ciclismo segue sendo uma opção, mas talvez você tenha que ir um pouco além. Não basta pedalar, você tem que fazê-lo na hora certa e da maneira correta.

E qual é a melhor hora para pedalar se você quer emagrecer? Ultimamente, alguns nutricionistas e treinadores se tornaram adeptos da ideia de que praticar atividade física em jejum potencializa o emagrecimento, ou a queima de gordura. Uma crença que entrou em moda e levanta a dúvida: isso é verdade ou mito?

Para a Ana Paula Martins, nutricionista esportiva funcional em São Paulo, a afirmação de que treinar em jejum aumenta as chances de emagrecer é correta, mas deve ser interpretada com cautela e não aplicada de maneira irresponsável. “Para algumas pessoas, o treino em jejum pode ser indicado para potencializar resultados na queima de gordura. O principal benefício é a redução de gordura corporal, pois utilizamos a mesma como fonte de energia nesse tipo de treino”, afirma Ana Paula, que ainda ressalta que esse tipo de estratégia funciona bem em casos de exercícios aeróbios, como o do ciclismo.

 

Acompanhamento é fundamental

De fato Treinar pela manhã, em jejum, pode fazer vcê queimar mais calorias. A questão, porém, é que a sua pedalada pode ser prejudicada, e sua massa muscular também. O que fazer então?

O que fazer então? É indicado descartar a pedalada pela manhã? Não, necessariamente. “Minha prática clínica mostra que este tipo de treino ajuda muito na redução de gordura corporal quando associado a uma suplementação e conduta nutricional adequada”, diz Ana Paula. Ela também destaca que cada pessoa é bioquimicamente diferente e que um educador físico é fundamental para avaliar o paciente e verificar se ele está apto a executar um exercício.

 

Menos comida ajuda. Comida nenhuma pode atrapalhar

Treinar com menos comida na barriga pode ajudar bastante queima de gordura saudável. Portanto, se o atleta tiver o perfil bioquímico adequado e, principalmente, se a suplementação for feita da maneira adequada, antes e depois do pedal.

Em outras palavras, treinar em jejum completo, sem nada na barriga, dificilmente será um bom negócio, mas o exercício quando precedido de uma suplementação adequada, mesmo que mínima, prevenirá a perda de massa muscular, sem afetar a perda de gordura.

“A suplementação antes e depois do treino é fundamental para que ocorra a redução de gordura corporal e não o catabolismo proteico (quebra de massa muscular para gerar energia)”, diz Ana Paula.

Conclusão: quer emagrecer rápido? Acorde e coma bem pouco. Mas coma direito – o indicado é um carboidrato leve. Use a manhã para pedalar e, por fim, faça a suplementação. Busque o equilíbrio entre alimentação e exercício. Ele virá com o tempo. E, sempre, faça tudo com acompanhamento profissional.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 4º CICLO AVENTURA FURNAS - 06/03/2022

Bikers Rio Pardo | 4º CICLO AVENTURA FURNAS