Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Alimentação, humor e motivação para treinar

  • 23/04/2015

Veja dicas de alimentos que vão dar o ânimo que você precisa para encarar a atividade física


Quando o assunto é manter o bom humor, especialmente para motivar a treinar, a alimentação poderá ser uma forte aliada. Ela sempre deve ser equilibrada. Isto é, incluindo todos os grupos de alimentos: fontes de carboidratos, proteínas, gorduras boas, frutas, hortaliças, carnes magras, grãos e cereais integrais, feijões, frutas oleaginosas e sementes. As dietas desbalanceadas e restritivas devem ser evitadas, já que são incompletas nos grupos alimentares, sendo também responsáveis por gerar o chamado “mau humor”.
 

Conheça quais alimentos ajudam a melhorar o seu humor e motivação para treinar!

Chocolate/cacau
É o maior alimento com impacto no humor, pois estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental e atenua quadros de depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer essa sensação de bem estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. Uma boa dica é o chocolate amargo, com pelo menos 55-70% de cacau.

Alimentos fontes de carboidratos
Os alimentos fonte de carboidrato (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho, entre outros) cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina). Esta, por sua vez, quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade e nervosismo. Lembre-se de sempre incluir fontes de carboidrato pré e pós-treino para garantir a energia para o treino e recuperação muscular pós atividade física.

Frutas e hortaliças
As frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. Uma relação indireta desse grupo de alimentos com o bom humor é a seguinte: como são fontes de fibras, contribuem com o bom funcionamento do intestino. Sabe-se que na constipação (intestino preso) o indivíduo tende a ficar irritado, nervoso. O próprio nome “enfezado” (com fezes) é dado a pessoas nervosas. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato, que ajuda no combate ao mau humor. As frutas ricas em vitamina C auxiliam também ajudam a melhorar o humor e a sua deficiência está relacionada com depressão. São elas: laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, maracujá, mexerica, limão, acerola. As frutas são excelentes alternativas para consumir antes da academia e prática de exercícios.

Carnes
As carnes, principalmente a vermelha, são fontes do mineral ferro, importante na formação da hemoglobina, que compõe o sangue e contribui com a prevenção de anemia. A falta de ferro pode levar a sensação de fraqueza. A presença de proteína animal na alimentação é muito importante para a manutenção da massa magra (reserva muscular).

Peixes
Os peixes, sobretudo aqueles provenientes de águas frias, são boas fontes do ômega 3, gordura importante também na produção de neurotransmissores que modulam o humor. Assim, pescados como salmão, atum, sardinha não podem faltar na nossa alimentação.

Linhaça
Também é fonte de ômega 3, benefícios na melhora do humor.

Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
São boas fontes dos minerais, magnésio, cobre e selênio, com importante ação antioxidante e contribuem também na regulação do humor. As nozes são ótimas alternativas para consumir na refeição pós-treino, considerando fonte de proteína vegetal, além de garantir energia.

Alimentos fontes de cálcio (sementes girassol, abóbora, castanhas, feijões, vegetais verdes escuros “brócolis, rúcula, couve”, repolho, leite de derivados conforme tolerância)
O cálcio é um importante mineral que participa em diversas reações dentro do organismo, que contribui com a modulação do humor, além de melhorar a saúde óssea e força muscular.


Importante:

Excesso de açúcar
Alimentação muito rica em açúcar refinado atua negativamente no humor levando a um aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia), que pode resultar na queda do açúcar no sangue (hipoglicemia). Hiperglicemias e hipoglicemias constantes podem alterar o humor do indivíduo.


Eneida Ramos e Izabella Crochemore
Nutricionistas da unidade Jardins/Check Up do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo
http://www.suacorrida.com.br

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Por que os treinos intervalados são fundamentais

Por que os treinos intervalados são fund...

Se você estiver tentando ficar mais rápido em distâncias curtas, como sprints intermediári... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dor de cabaça durante os treinos: porque isso acontece?

Dor de cabaça durante os treinos: porque...

Não deixe dores e enxaqueca atrapalharem seu pedal

Bikers Rio Pardo | Dica | 9 dicas para quem quer começar no mountain bike

9 dicas para quem quer começar no mounta...

Pegue essas dicas para você cortar caminho rumo à melhor pilotagem nas trilhas

Bikers Rio Pardo | Dica | Luvas de ciclismo: 5 motivos para usá-las

Luvas de ciclismo: 5 motivos para usá-la...

As luvas de ciclismo, embora não sejam usadas por todos os pilotos, são sim uma parte bem... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO - 07/07/2019

Bikers Rio Pardo | EXPEDIÇÃO AO PICO DO GAVIÃO