Bom repositor de nutrientes, o leite achocolatado pode oferecer inúmeros benefícios aos atletas após uma prova
O leite achocolatado é rico em magnésio, cálcio, fósforo, carboidratos e proteínas. Todos, importantes para a saúde do atleta. Por isso, a bebida pode ser uma boa escolha, logo após uma prova de grande esforço, pois auxilia na reposição do glicogênio muscular e de outros nutrientes.
Segundo a nutricionista Liane Schwarz Buchman, da Clínica Body Health, em São Paulo, a bebida é um excelente repositor de nutrientes e hidratante, além de ser mais barata do que os suplementos e bebidas esportivas. Buchman ainda ressalta que o achocolatado tem outro benefício, se for feito com cacau orgânico: “Ele pode ajudar a reduzir os danos causados pelos radicais livres, devido a alta quantidade de flavonoides existentes no cacau orgânico.Os flavonoides seriam mais um aliado na recuperação, pois quando a produção de radicais livres supera nossa capacidades de neutralizá-los, aumentam as chances de cansaço e lesões. Os antioxidantes do cacau, ajudam então a neutralizar estes efeitos”, acrescenta Buchman. Os achocolatados com cacau orgânico custam em torno de R$ 27 e podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou na Clínica da Body Healthy.
E há outros benefícios. Dois estudos nos norte-americanos, das Universidade James Madison e do Texas, demonstram que ele é mais eficaz para os esportistas do que os suplementos esportivos. Isso aconteceria porque a bebida contém micronutrientes que atuam na imunidade e reparação muscular, como o magnésio, fósforo e cálcio. Além disso, os pesquisadores do Texas ainda revelaram que ciclistas que bebem leite achocolatado são mais rápidos do que aqueles que bebem bebidas esportivas. Eles mostraram que o leite melhora o consumo máximo de oxigênio, e, consequentemente, o fornecimento de energia para os músculos.
Mas, não exagere na dose de leite. Algumas pessoas têm intolerância ou alergia à bebida e não podem consumir qualquer tipo, e nem em grandes quantidades. “Um copo de leite desnatado com duas colheres de sopa de achocolatado, orgânico ou não, pode ajudar. Mas, o recomendado é analisar cada caso, pois a quantidade a ser consumida depende do atleta, do peso, do tipo de prova (intensidade e duração) e da condição física”, finaliza Buchman.
(Fonte: Portal de San Francisco SFGate e American College of Sports Medicine)
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança