Confira alguns rituais pré-prova que o ajudarão a combater o famoso ‘friozinho na barriga’
Não importa se é sua primeira ou sua décima prova, os dias que antecedem uma grande competição costumam gerar uma grande ansiedade ou nervosismo. Algo até normal uma vez que diversos atletas experientes confessam sentir um friozinho na barriga antes da largada.
E o que fazer para manter-se distraído e ao mesmo tempo focado na prova? Muitos apelam para relaxamento, meditação e até evitam rodear-se com pessoas negativas nos dias que antecedem uma competição.
Outras chegam a viajar com o travesseiro e cobertor favorito tudo para manter longe de seus lares um ambiente confortável e familiar na hora de dormir e relaxar. Além é claro de criar novas rotinas de descanso como ler um livro ou ouvir uma música relaxante em um ambiente de luz baixa, diminuir o consumo de cafeína no período da tarde e manter uma rotina consistente de sono na semana da prova.
Confira a seguir mais algumas dicas do professor Cristiano Santana, da Cia Athletica unidade Kansas, que irão lhe ajudar a manter-se relaxado antes da prova.
- Faça uma refeição rica em carboidratos na noite anterior
O consumo de carboidrato na véspera da prova ajuda no ‘estoque’ de energia para o dia da prova. Mas não exagere na janta, ainda mais se ele for antes do sono. E não se esqueça de tomar um café da manhã, mesmo que ele seja bem leve. E lembre-se que véspera de prova não é hora para experiências nutricionais, afinal, ninguém quer ter uma surpresa inesperada horas antes da largada.
- Vá para a prova como se estivesse indo realizar mais um treino
Lembre-se que tudo o que devia ser feito e preparado para a prova já foi devidamente treinado. Portanto, no dia, caberá a você, atleta, repetir aquilo que foi treinado com exaustão. E para os iniciantes, não busque a perfeição e sim o seu melhor.
- Atenção ao ritmo
Como dito anteriormente, tente fazer o seu melhor. E as provas normalmente inspiram isso já que, normalmente, só o fato de estar em um ambiente competitivo faz com que as pessoas se inspirem e tenham na prova um rendimento melhor do que nos treinos. Lembre-se apenas de não gastar toda a ‘energia extra’ logo no começo, mantendo um ritmo moderado no início e ir aumentando aos poucos.
Fonte: Ativo/Prólogo
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança