Conheça macetes e dicas que podem ajudá-lo a encarar a sua primeira prova de mountain-bike
O mountain bike vem atraindo cada vez mais novos adeptos. Tanto que competições tradicionais vem registrando, a cada ano, aumento na procura por inscrições.
E para os inexperientes que queiram encarar esse tipo de desafio que nós conversamos com o mountain biker Gustavo Astolphi, amador com mais de dez anos de experiência no currículo e participações em provas como BC Bike Race e Brasil Ride, que listou algumas dicas importantes para os iniciantes. Confira mais cinco:
1. Ao encontrar um ciclista no sentido contrário da trilha, lembre-se de que quem está subindo tem a preferência — a não ser que a descida seja extremamente íngreme para parar no meio dela, quando a preferência muda para quem está descendo.
2. Procure se informar sobre a correta pressão dos pneus. No início, é muito comum o uso de uma pressão maior do que o recomendado, procurando uma melhor rolagem, porém isso torna a mountain bike mais arisca e desconfortável, principalmente para os novatos.
3. Grande parte dos acidentes em trilhas é causada por falta de atenção, por isso é importante não desviar o foco do percurso. Antecipe as freadas em curvas e a troca de marchas em variações de terreno, poupando o câmbio e as pernas.
4. A o frear, evite travar as rodas desnecessariamente, pois isso diminui o controle da bike. Utilize os dois freios com equilíbrio.
5. Lembre-se de sempre manter a bicicleta em ordem e em pleno funcionamento, pois uma bike mal regulada pode não só acelerar o desgaste dos componentes como quebrar e te deixar na mão no meio de uma trilha.
Conteúdo publicado na revista VO2 Bike, edição 105, setembro-outubro/2014
Por Daniel Balsa
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança