Efeito da compressão continuada da região do períneo pode provocar dano vascular ou neurogênico, atingindo a função erétil e a fertilidade
Efeito da compressão continuada da região do períneo pode provocar dano vascular ou neurogênico, atingindo a função erétil e a fertilidade
A utilização das bicicletas como meio de locomoção nas grandes cidades é uma tendência cada vez maior já que as ciclovias estão ganhando espaço e proporcionando mais segurança aos usuários. Portanto, as pessoas permanecerão pedalando diariamente por períodos de tempo cada vez mais prolongados. A prática do ciclismo de forma continuada, resgata uma certa preocupação que já foi tema de vários trabalhos científicos.
Trata-se do efeito da compressão da região do períneo (região entre o ânus e o pênis) em decorrência da sustentação do peso corporal sobre o selim da bicicleta. O receio é que esta compressão continuada possa provocar dano vascular ou neurogênico prejudicando a função erétil e mesmo a fertilidade no homem.
Não se trata de um problema que deva causar qualquer tipo de rejeição ao uso da bicicleta, mesmo porque a preocupação só existe quando a situação persiste por várias horas diariamente.
Os trabalhos científicos publicados sobre o tema identificam o vilão do problema na forma doselim da bicicleta. O assento de forma mais fina, que até acaba sendo mais anatômico, parece ser o mais perigoso. O peso do corpo ao invés de ser distribuído por uma área maior acaba sendo concentrado exatamente na região da próstata e na área onde existem os nervos e vasos sanguíneos do períneo.
Para prevenir e evitar problemas existem algumas recomendações sugeridas pelos especialistas que estudaram o assunto. Em primeiro lugar, recomenda-se que, se possível, seja evitado o assento mais fino e sem nenhum tipo de acolchoamento. No mercado já existem alguns tipos de selins com material à base de gel ou silicone, capaz de absorver o peso do corpo evitando uma maior compressão.
É também recomendável que se tente utilizar o selim mais largo, apesar da certa dificuldade que ele possa representar por não ser tão anatômico para pedalar. Outros cuidados que podem ser tomados durante o ciclismo é ficar em pé na bicicleta durante trechos muito acidentados, pois isto evita o impacto provocado pelas irregularidades do terreno, além de fazer pequenas pausas sempre que for percorrer longas distâncias.
Fonte: Globo Esporte
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança