Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

A primeira trilha

  • 15/06/2015

Dicas para ajudar você que nunca fez trilhas de bicicleta a ter um conhecimento desta atividade. Geralmente no início o mountain bike se torna uma grande brincadeira, mas com o tempo verificamos que ele é uma opção apaixonante para melhorar a qualidade de vida.


Dicas para ajudar você que nunca fez trilhas de bicicleta a ter um conhecimento desta atividade. Geralmente no início o mountain bike se torna uma grande brincadeira, mas com o tempo verificamos que ele é uma opção apaixonante para melhorar a qualidade de vida.

Se você está pensando em se aventurar na sua primeira trilha, deve tomar cuidado desde a compra da bicicleta. A escolha da bike nem sempre é a mais correta; devido a uma gama de informações, os iniciantes se apegam pela beleza e não possuem conhecimento da parte técnica de uma bike para a prática do mountain biking, em que sua performance estará relacionada diretamente ao seu equipamento o tempo todo.

Antes da compra, o melhor a fazer é obter o máximo de informações, a fim de economizar tempo e dinheiro. Jamais compre sua mountain bike em supermercados na esperança de fazer economia, pois o barato sai caro! Hoje em dia, a tecnologia e o aprimoramento das bicicletas é cada vez maior. O valor mínimo de uma bike ideal encontrado para pessoas que queiram iniciar no esporte é na faixa de R$ 1.500,00, e pode variar até R$ 40.000,00! Isso depende da condição financeira de cada atleta, porém, aqui vai uma dica: bikes geralmente abaixo do valor mínimo não costumam aguentar o tranco!

As lojas especializadas têm pessoal com conhecimento para lhe orientar sobre a escolha de uma bicicleta, algo que envolve diversas considerações, desde o tamanho do quadro e a geometria da bicicleta até as diferenças entre os componentes, sempre tendo em vista a finalidade do equipamento. Esses detalhes são importantes, pois senão aquilo que parece ser perfeito para a sua saúde pode se tornar um vilão; um posicionamento errado poderá trazer lesões graves para a prática da atividade e você não terá o rendimento esperado.

A preocupação com a segurança é inevitável em qualquer prática esportiva, e no mountain bike não é diferente: você precisa estar atento aos seus equipamentos individuais e também à segurança de todos que estiverem na trilha. Os equipamentos básicos para uma pedalada segura são luvas, capacete e óculos de proteção. Estes são indispensáveis para a sua segurança. É muito importante o uso correto destes equipamentos, pois se eles não estiverem bem ajustados, podem incomodar durante a pedalada. 

O grupo de pedal que você irá participar também é um dos fatores que mais irão lhe incentivar a praticar essa modalidade esportiva. É nele que você terá uma socialização com pessoas que têm interesse em comum com você, buscando o esporte como alternativa de qualidade de vida. Dessa forma você terá a oportunidade de realizar uma atividade que lhe permite curtir a natureza com amigos. Sempre que for sair para um pedal com a galera tente buscar o maior número de informações sobre o passeio que irão fazer, para que você não seja pego de surpresa e seu passeio se torne um sofrimento. Procure saber o que seus companheiros levam para beber e comer, e os materiais que costumam ser utilizados durante a trilha.

Com esses cuidados, você pode seguir adiante nesta atividade maravilhosa, que trará benefícios duradouros para a sua saúde física e psicológica.

O Que Levar Para A Trilha

  •  Água em garrafinhas ou caramanholas presas ao quadro, ou mochilas de hidratação (a quantidade depende da duração da trilha);
  •  Alimentos: barras de cereal, sachês de carboidrato em gel, frutas, biscoitos;
  •  Câmara de ar, bomba de ar, kit remendo (lixa, remendos, cola e espátulas), canivete de chaves;
  •  Óleo lubrificante da corrente, para uma possível reaplicação durante a trilha – em situações com muito barro, água ou areia, é     bastante recomendável;
  •  Saca-corrente: reparar uma corrente partida também é algo relativamente simples e pode ser explicado por alguém que já tenha feito a troca;
  •  Documentos, dinheiro, celular: apenas o estritamente necessário e embalado em um plástico impermeável, a salvo do suor e de uma    possível chuva. Um celular pode ser fundamental em emergências;
  •  Antes de sair de casa faça um check-list, verifique a calibragem dos pneus e o aperto das blocagens, verifique os freios para não ficar sem eles no meio da trilha. Saia sempre com a corrente lubrificada.

 

Por: Revista Bicicleta por Leonardo Silvério

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar