Andar de bike pode ser um grande desafio (ou roubada). Mas a gente elencou algumas maneiras de driblar essa situação
Quem se inicia no ciclismo urbano logo descobre que andar de bike nas ruas de uma grande cidade é um verdadeiro desafio, repleto de armadilhas, em que os interesses dos ciclistas se entrelaçam com os dos motoristas de carros e ônibus, com direitos e deveres de ambas as partes.
Para você não entrar em uma roubada, enumeramos 12 dicas – ou regras básicas – para uma boa convivência. Confira — e respeite!
DIREITOS
1 –Usar o acostamento
Ciclistas têm o direito de usar o acostamento das estradas e rodovias — ainda que algumas concessionárias de estradas privatizadas tentem nos convencer do contrário.
2 – Trafegar por ruas e avenidas
Bicicleta é veículo e pode circular em ruas e avenidas quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, com preferência sobre os demais. É lei!
3 – Ocupar a faixa de rolamento
A lei manda usar “os bordos”, mas sem defini-los claramente. Ocupar a faixa, impondo sua presença como veículo, acaba por ser o comportamento mais seguro.
4 – Virar pedestre
Desceu da bike, virou pedestre. Desmonte e pegue um trecho de calçada, cruze na faixa ou sinal de pedestres, corte caminho. Mas desmontado, para não colocar ninguém em risco.
5 – Deixar os carros para trás
Com os carros parados, a bicicleta tem o direito de ultrapassá-los pelo corredor. Mas não se arrisque trafegando entre dois carros em movimento.
DEVERES
6 – Pedalar na mão correta
Na contramão, você surpreende motoristas e pedestres, que não esperam um veículo no sentido contrário (além de cometer uma infração).
7 – Não circular na faixa de ônibus
Apesar de a beirada ser mais recomendada, neste caso pode ser mais seguro trafegar entre as faixas.
8 – Sinalizar
Tenha uma trajetória previsível e sinalize suas intenções, como mudar de faixa ou virar em uma rua. Quem está no carro precisa antever o que você vai fazer.
9 – Pôr os pés no chão
Não faça aos pedestres o que não quer que os motoristas façam para você. Respeite a faixa de travessia e não fure o sinal vermelho.
10 – Não circular na calçada
Na calçada você deve descer da bicicleta e empurrá-la ao seu lado, sob o risco de atropelar uma criança ou derrubar um idoso.
11 – Ilumine-se
À noite e na chuva, luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas saberem onde você está e em que sentido segue. Use luz piscante, para ser visto de longe.
12 – Ser educado
Um ciclista que pede passagem, dá passagem, sorri e agradece é mais bem tratado pelos motoristas. Assim como violência gera violência, gentileza gera gentileza.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança