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Como eliminar os irritantes ruídos dos freios a disco

  • 17/09/2015

Definitivamente, os modernos sistemas de freios a disco hidráulicos fazem parte do seleto grupo de invenções que revolucionaram o mountain bike. Estes componentes oferecem um controle e poder de frenagem incomparáveis com outros modelos de freio.


Definitivamente, os modernos sistemas de freios a disco hidráulicos fazem parte do seleto grupo de invenções que revolucionaram o mountain bike. Estes componentes oferecem um controle e poder de frenagem incomparáveis com outros modelos de freio. 

Infelizmente, nem tudo são flores. Embora cada vez mais próximos da perfeição, freios a disco podem ser fonte de problemas, principalmente no que diz respeito aos insuportáveis ruídos causados pelo atrito de suas pastilhas contra o rotor da roda. Para piorar, nossas trilhas favoritas acabam muitas vezes por contribuir com isto, ao jogar elementos como água, lama e pedras para dentro das pinças de freios. 

Os ruídos de freios podem ser causados por uma série de fatores, sendo que a maioria deles de fácil solução. Confira como: 

CONTAMINAÇÃO QUÍMICA 

Na maioria das vezes, quando o ruído ocorre durante a frenagem, os grandes vilões são as pastilha e o disco de freio contaminado por agentes químicos, como óleo, gasolina e o alcatrão que descola do asfalto novo. Além disso, uma instalação de freios mal realizada poderá contaminar as pastilhas com o fluido utilizado no sistema hidráulico. 

Pastilhas de freio possuem uma superfície porosa e absorvem facilmente óleos e outros agentes contaminantes como se fosse uma esponja. Uma vez contaminada, é muito difícil tentar ressuscitá-la. O ideal neste caso é substituí-la por um novo conjunto, embora soluções quebra-galho às vezes diminuam ou mesmo resolvam o problema. 

Primeiro remova as pastilhas de freio de suas pinças. Com um pano limpo embebido em álcool isopropílico, limpe cuidadosamente a superfície do rotor (disco) dos freios e das pastilhas. Evite manipular excessivamente os mesmos, pois mesmo a oleosidade natural de nossas mãos é suficiente para contaminá-los. 

Um cuidado que devemos ter em particular refere-se ao freio traseiro da bike. Como ele fica localizado próximo ao grupo transmissor, é muito comum contaminá-lo com lubrificantes utilizados na corrente da bicicleta. Por isso mesmo, evite a qualquer custo lubrificantes em spray que, além da natural lambança causada pelo excesso na aplicação, pode espirrar acidentalmente óleo onde não se deve. 

ROTOR (DISCO) EMPENADO 

Rotores, também conhecidos popularmente como discos, podem ser causa causa de ruídos indesejados caso estejam empenados ou danificados. Ao contrário do ruído causado por contaminação, que só aparece quando os freios são acionados, o ruído causado pro rotor empenado ocorre toda a vez que a roda gira, desaparecendo quando freamos e ressurgindo ao liberar a manete do freio. 

Geralmente os rotores de freio sofrem empeno devido a choque mecânico. mesmo um pequeno empeno, quase imperceptível a olho nu é suficiente para causar o ruído, já que o espaço entre as pastilhas de freio e o rotor é mínimo. 

Rotores com dimensões maiores que 160mm são particularmente sensíveis a este tipo de problema, já que quanto maior o diâmetro do dico, maior a possibilidade de empanamento. 

Para resolver o problema, é necessária a utilização de ferramentas específicas, como a desempenadeira da Morningstar?s T/Rale Tool ou a Park Tool Rotor Truing Fork DT-2, disponíveis em qualquer boa oficina de bicicletas. 

Caso a superfície do rotor apresente algum dano físico, como arranhões, ou estiver severamente empenado, a troca do mesmo é fortemente recomendada. Sair por aí pedalando em uma bike com o rotor comprometido poderá danificar as pastilhas e as pinças do freio ? além do nariz do ciclista! 

PISTÃO DE FREIOS EMPENADOS 

Os pistões são peças cilíndricas localizadas nas pinças de freios, encarregadas de empurrar as pastilhas de freio contra os rotores. Em freios mais simples é utilizado um par de pistões, um de cada lado da pinça. em freios mais potentes, podem ser utilizados dois ou mais pares de cilindros. 

Seu acionamento se dá por meio hidráulico, no qual o fluido de freio é empurrado pelo acionamento das manetes em direção aos pistões. Para evitar que o fluido escape pelo espaço entre os cilindros e as pinças, são utilizados retentores (selos). Ao soltar a manete do freio, o fluido retorna para o seu reservatório, descomprimindo os pistões e liberando a roda. 

Caso os retentores estejam com problema, pode ser que os pistões fiquem travados em uma posição, dificultando a rolagem da roda e causando ruídos. 

Retentores de pistão de freios não são a coisa mais fácil de se trocar. Recomendamos fortemente que isto seja realizado em uma oficina especializada, de preferência autorizada pelo fabricante, já que cada marca utiliza suas próprias especificações de retentores. 

PROBLEMAS NAS RODAS 

Não é raro ocorrer que a fonte de ruídos nos freios não seja causados diretamente por eles em si, mas pela montagem roda da bicicleta. Problemas causados pelo aperto incorreto dos parafusos de conexão entre o rotor e o cubo da roda ou até mesmo a tensão errada no enraiamento da roda podem resultar em ruídos devido à vibração do conjunto. 

Confira cuidadosamente o aperto dos parafusos torx dos rotores, tendo o cuidado de não apertá-los em excesso (utilize um torquímetro para isto). Aproveite para conferir a tensão de cada raio da roda. Raios excessivamente tensos em conjunto com raios frouxos são um claro sinal de alarme que algo não está certo. Nipples de raios que apresentem folga deverão ser trocados. 

Outros itens que deverão ser conferidos são os parafusos de montagem das pinças de freio. 

PINÇAS DESALINHADAS 

Para que um sistema de freio a disco funcione corretamente, suas pinças deverão estar corretamente alinhadas em relação ao quadro da bike e, principalmente, em relação ao rotor. Caso isto não ocorra, poderá ocorrer que uma das pastilhas fique pressionando permanentemente o disco, produzindo ruído e reduzindo significativamente o poder de frenagem. Caso não seja dada uma solução ao problema, corre-se o risco de ter uma das pastilhas desgastada prematuramente em relação à outra. 

Embora o desalinhamento das pinças em relação ao quadro seja algo de se resolver fora do interior de uma boa oficina mecânica, o desalinhamento em relação ao rotor é de fácil solução. Basta uma chave allen e um amigo. 

Com a chave allen, desaperte (sem soltá-los completamente) os dois parafusos que prendem a pinça no suporte (adaptador) que o prende ao quadro. Uma vez solto, você irá notar que o orifício no qual o parafuso está instalado é oval, permitindo um jogo lateral da pinça e por consequência, seu ajuste. 

Peça para seu amigo acionar a manete de freio algumas vezes (para permitir o bombeamento do fluido de freio para os pistões) e em seguida, manter a manete acionada. Com isto, a pinça ficará centrada em relação ao rotor. Reaperte os parafusos e libere o seu amigo? 

PASTILHAS GASTAS 

Pedalar com pastilhas gastas pode causar danos irreversíveis tanto ao rotor quanto às pinças. E, para variar, pode causar um terrível ruído de metal esfregando em metal. 

Pastilhas de freio devem ser removidas e inspecionadas pelo menos a cada mês, independente das condições de utilização. Meça, com o auxílio de um paquímetro a espessura de cada pastilha. Qualquer espessura abaixo de 3mm é indício claro da necessidade urgente da troca. Caso a pastilha apresente arranhados profundos ou outro tipo de dano, deverá ser igualmente trocada, independente de ser nova ou não. 

FREIOS, ROTOR OU PASTILHAS NOVAS 

Ao contrário dos freios de aro, os freios a disco necessitam de um período de queima antes de liberarem todo o seu potencial de frenagem. durante este período, haverá uma transferência de material da pastilha de freio, que impregnará a superfície do rotor, melhorando a frenagem. 

Enquanto isto não ocorre, muitas vezes somos brindados com o ruído causado por pastilhas novas em contato com o também novo rotor. 

Esse período de queima varia entre os diversos modelos de freios e o tipo de pastilha utilizada. via de regra, os freios a disco hidráulicos apresentarão sua plena performance após 20 ou 30 freadas fortes, com a consequente redução do nível de ruído. Uma boa maneira de acelerar o processo é aplicar uma suave, porém consistente, pressão na manete de freio durante uma descida acentuada. 

Este problema não ocorre apenas em freios novos. Todas as vezes que trocarmos as pastilhas e o rotor será necessário também o período de queima. 

PASTILHAS MOLHADAS 

Aquele ruído desgraçadamente alto que ocorre logo após você passar sobre uma poça de água é um dos mais irritantes de todos. Com frequência ocorre também logo após a bicicleta voltar da revisão, podendo inclusive, vir acompanhado de uma pequena perda de performance na frenagem. 

Felizmente, trata-se de um problema não apenas temporário, mas que também resolve-se por si só. Uma vez que as pastilhas tenham se aquecido pelo atrito com o rotor, a água evapora e o problema também. 

Fonte: MTB Brasília

 

 

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