Os dois ensinam dicas de segurança e bem-estar àqueles que estão pensando em aderir à modalidade. Confira: <br /> 1. Nem todos os trajetos podem ser realizados somente de bicicleta. Se você não tem preparo físico, certamente terá dificuldade em percorrer 20 km na ida e mais 20 km na volta. Procure intercalar com outro meio, como ônibus ou metrô.
Pensando em deixar o carro na garagem? Veja como usar o transporte alternativo com toda a segurança
Está pensando em aposentar o carro e usar a bike para ir ao trabalho, faculdade e outros compromissos corriqueiros? Muitas pessoas sentem que o meio de transporte é perigoso, cansativo e basicamente inviável nas cidades grandes, mas a verdade é que existem muitos benefícios em trocar quatro rodas por duas.
A moda pegou faz pouco tempo, mas parece que veio para ficar. Hoje, muita gente utiliza a alternativa para se locomover nas grandes metrópoles, faça chuva ou sol. Diferente do que muitos pensam, a bicicleta não oferece mais riscos que o carro ou a moto. ''Tomando as atitudes certas e seguindo alguns cuidados básicos, pedalar na cidade torna-se tão seguro quanto usar os demais meios de transporte'', garante Perla Amabile Topper, fundadora do Bicicletando, serviço que auxilia os ciclistas por meio de mídias sociais e aplicativo.
Seu sócio e cofundador do programa, Fabizzio Amabile Topper, concorda e ressalta a principal vantagem da bike: ''Você tem a possibilidade de organizar o seu dia, sem atrasos ou imprevistos. O tempo de percurso é sempre o mesmo, variando poucos minutos. Ao adotar a bicicleta, é possível viver com menos pressa'', defende.
Os dois ensinam dicas de segurança e bem-estar àqueles que estão pensando em aderir à modalidade. Confira:
1. Nem todos os trajetos podem ser realizados somente de bicicleta. Se você não tem preparo físico, certamente terá dificuldade em percorrer 20 km na ida e mais 20 km na volta. Procure intercalar com outro meio, como ônibus ou metrô.
2. No entanto, a falta de preparo físico não é desculpa para não usar a bike. Democrática, ela não tem restrições de idade, peso e muito menos classe social, já que alguns modelos são bastante acessíveis. Basta descobrir o seu ritmo e respeitar o limite do corpo.
3. Para quem está começando, o ideal é usar a bicicleta por no máximo 10 km e ir aumentando a distância conforme se adaptar. Até lá, você pode dirigir até parte do caminho e pedalar o resto.
4. Para quem está começando, o ideal é usar a bicicleta por no máximo 10 km e ir aumentando a distância conforme se adaptar. Até lá, você pode dirigir até parte do caminho e pedalar o resto.
5. Uma bicicleta de qualidade é importante para manter sua segurança e saúde. Portanto, fique atento se encontrar um modelo muito barato, mas que ofereça pouca proteção. Pense no seu bem-estar em primeiro lugar.
6. Adquira todos os equipamentos de segurança necessários. Eles incluem: capacete, luz traseira e dianteira, retrovisor esquerdo, luvas e capa de chuva, além de bomba de ar, cadeado, etc.
7. Para agir no trânsito, sempre utilize sinais com os braços para indicar sua ação aos motoristas, evitando surpresas. Peça e dê passagem e avise quando precisar entrar na frente dos veículos. Se precisar, grite.
8. Ande sempre na pista da direita e jamais, em hipótese alguma, na contramão ou calçada. Nunca! Também não transite sobre a faixa exclusiva de ônibus.
9. Procure evitar avenidas de grande fluxo e, se possível, inclua ciclovias no seu trajeto. Planeje o percurso com antecedência para fazer o melhor caminho.
Por Bolsa de Mulher
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança