Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Verdades e mitos sobre quadros de fibra de carbono

  • 11/08/2014

Material por excelência na fabricação de quadros de bicicleta, a fibra de carbono possui propriedades mecânicas semelhantes às do aço, além de ser leve como madeira ou plástico. Além disso, possui maior resistência ao impacto do que o aço e pesando menos que o alumínio.


Material por excelência na fabricação de quadros de bicicleta, a fibra de carbono possui propriedades mecânicas semelhantes às do aço, além de ser leve como madeira ou plástico. Além disso, possui maior resistência ao impacto do que o aço e pesando menos que o alumínio. 

Como todo material empregado na confecção de quadros, possui suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo, cinco mitos relativos à utilização da fibra de carbono na fabricação de bicicletas: 

MITO OU VERDADE - Um quadro de fibra de carbono não dura tanto quanto um metálico. MITO: Desde que você não se acidente com ele ou lhe dê pancadas, um quadro de fibra de carbono pode durar uma eternidade. Por outro lado, quadros de aço ou alumínio duram até sofrer fadiga metálica, quando deixarão de ser seguros. Já a fibra de carbono permanece estável indefinitivamente. 

MITO OU VERDADE - Após uma queda, o quadro de sua bike deve ser inspecionado. VERDADE: A maioria dos arranhões e rachaduras que possam comprometer a integridade de sua bicicleta são fáceis de ?localizar. Você também pode passar uma flanela nova sobre o quadro limpo. fiapos presos podem significar problemas. Se encontrar qualquer problema ou quiser uma segunda opinião, entre em contato com o distribuidor da marca ou alguma oficina mecânica especializada em reparos em fibra de carbono. Nos Estados Unidos existem oficinas especializadas que podem checar por danos utilizando equipamentos de ultrassom de última geração, mas desconheço se este serviço é oferecido por aqui. 

MITO OU VERDADE - Quadros de fibra de carbono não podem ser reparados MITO: A verdade é que em muitos casos, quadros de carbono podem ser reparados mais facilmente que os quadros de alumínio. Para reparar um quadro de carbono, são utilizadas de fibra de carbono que reforçam a área danificada. 

MITO OU VERDADE - Bicicletas de fibra de carbono são mais frágeis que as de alumínio ou aço. DEPENDE: Quadros de fibra de carbono são relativamente fortes e podem suportar uma quantidade significativa de força, mas somente se esta força for aplicada da direção que os desenvolvedores do quadro projetaram. Um quadro de fibra de carbono pode aguentar sem problemas um choque seco causado por um buraco na rua, mas este mesmo quadro poderá romper-se caso acerte uma árvore ou mesmo se pisarmos no chainstay. 

MITO OU VERDADE - O sol pode danificar seu quadro de fibra de carbono. MITO: Todos os fabricantes utilizam no acabamento de seus quadros tintas ou ceras resistentes a raios UV. 

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar