Conheça alguns dos números, fatos e histórias que vão fazer você mudar o jeito de olhar para a bicicleta
Conheça alguns dos números, fatos e histórias que vão fazer você mudar o jeito de olhar para a bicicleta
Todo mundo fala dos benefícios que pedalar traz para o corpo e à mente. Mas quanto tempo exatamente é necessário para pedalar por dia? Quantas calorias são consumidas para pedalar? Como é a produção nacional de bicicleta? Estas e muitas outras curiosidades e estatísticas você pode conferir a seguir. A lista completa, com 100, está na edição de janeiro da Revista VO2.
1 - É fato e as pesquisas comprovam: além de ser vantajoso para o ambiente, pedalar te deixa mais bonito. A barriga some, os músculos se sobressaem, você se sente bem, volta a caber nas roupas de outrora, fica mais confiante e a autoestima cresce. E ainda melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental e fortalece as articulações.
2 - Pedalar é o exercício mais recomendado para quem está acima do peso ou se recuperando de uma lesão, principalmente por não gerar impacto sobre as articulações.
3 - Trezentas calorias é o que você consome por hora pedalando moderadamente. Esse número quase dobra se você pedalar com mais intensidade.
4 - De acordo com relatório da Universidade Alemã do Esporte, andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma. Pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico, já que têm menos probabilidade de desenvolver problemas relacionados o sedentarismo, como colesterol alto, responsável por desencadear problemas no coração.
5 - O belga Eddy Merckx é considerado por muitos o maior ciclista de estrada de todos os tempos. Seu apetite por vitórias lhe rendeu o apelido de Canibal: foram 525 pódios, quatro vezes campeão do Giro d?Italia, pentacampeão do Tour de France, uma conquista na Vuelta a España e o tricampeonato no mundial.
6 - Por incrível que pareça, ciclistas respiram um ar menos poluído do que quem anda de carro: o ar dentro de um veículo tem maior concentração de poluentes do que o de fora, pois dentro as partículas não se dispersam.
7 - O projeto de lei que pretendia estabelecer o emplacamento e licenciamento de bicicletas em São Paulo foi rejeitado de forma unânime, em novembro de 2013, pela Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal. O objetivo era criar um cadastro e controle das bicicletas utilizadas nas vias públicas da cidade. A rejeição foi comemorada por cicloativistas, que viram no projeto mais uma forma de arrecadação de impostos.
8 - Um metro e meio é a distância mínima que veículos automotores devem manter em relação ao ciclista ao trafegar juntos na rua. Prevista por lei (infração média) e passível de multa (R$ 85,13), essa metragem evita acidentes, afinal, um leve toque de retrovisor no guidão pode causar bons estragos.
9 - A produção nacional de bicicletas, segundo dados da Abraciclo (Associação nacional de Bicicletas) é de cerca de 5mil unidades por ano.
10 - A maior ciclovia do mundo é a Eurovelo, com mais de 60 mil km de extensão. Trata-se de uma Rede Europeia de Ciclovias, projeto da Federação Europeia de Ciclistas que visa desenvolver rotas de longa distância cruzando todo o continente - atualmente há 14 rotas prontas.
Fonte: Prólogo
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança