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Leguminosas: garantia de nutrientes para os ciclistas

  • 09/08/2014

Se tivermos que pegar um combustível para ciclistas, grãos serão certamente os vencedores. Não só por sua versatilidade, ou por serem gostosos e baratos, mas porque eles provém proteínas, fibras, minerais, anti-oxidantes e carboidratos de absorção lenta. De fato, poucos alimentos têm tantos nutrientes e poucas calorias.


Se tivermos que pegar um combustível para ciclistas, grãos serão certamente os vencedores. Não só por sua versatilidade, ou por serem gostosos e baratos, mas porque eles provém proteínas, fibras, minerais, anti-oxidantes e carboidratos de absorção lenta. De fato, poucos alimentos têm tantos nutrientes e poucas calorias. 

Enumeramos os cinco grãos eleitos pela nutricionista americana Cynthia Sass em matéria publicada no site Bicycling. 

Feijão branco e feijão preto 

Eles ajudarão você a emagrecer. Ambos contém 19 gramas de fibra por colher, o que deixa você satisfeito por mais tempo, e mantém você longe dos lanches noturnos. Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition descobriu recentemente que pessoas que comem frequentemente feijão têm a cintura mais fina e 22% a menos de chance de serem obesas. 

Soja 

A soja fará você mais forte. Todos os grãos são ricos em magnésio, potássio e cálcio, que previnem a câimbra durante os exercícios. A soja também é uma grande fonte de ferro: Uma colher contém 49% do seu valor diário de ingestão e abastece seus músculos com oxigênio. 

Feijão Vermelho 

Ele acelera a sua recuperação. Ele contém o maior número de antioxidantes que ajudaram na regeneração dos músculos e aumentam a sua imunidade do que qualquer outro alimento. Além disso, ele contém 40 gramas de carboidratos e 15 gramas de proteína em proporção aos nutrientes, sendo assim um ótimo alimento para ajudar na recuperação. 

Lentilhas 

Elas lhe darão resistência. Rica em ferro (37% do seu valor diário), esse legume melhora as condições do seu músculo. Pesquisadores da Universidade de Sidney apuraram que ciclistas pedalaram 20 minutos a mais depois de comer lentilhas (em comparação a batatas, água e xarope de glicose) Isto porque este grão de absorção lenta evita a produção de ácido láctico, e que o açúcar vá para a corrente sanguínea, provocando dores e fadiga. 

Grão de bico 

Vai te fornecer disposição. Uma dieta rica em grãos contribui para a sensação de bem estar: O grão de bico contém uma grande quantidade do aminoácido tryptophan, o principal construtor da serotonina, que dá a sensação de alegria e afasta a depressão. Quando você se sente feliz, mais vontade de pedalar você tem. 

Fonte: Prólogo

 

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