Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Experimento científico comprova: rodas menores são mais velozes

  • 28/08/2014

Quase todos os ciclistas atualmente defendem a teoria que, se duas rodas diferentes possuem o mesmo peso, aquela com o pneu e aro mais leve terá maior poder de aceleração. Mas onde está a prova?


Quase todos os ciclistas atualmente defendem a teoria que, se duas rodas diferentes possuem o mesmo peso, aquela com o pneu e aro mais leve terá maior poder de aceleração. Mas onde está a prova?

Graças ao fato que o conjunto pneu / câmara de ar / selante são os componentes mais pesados da roda, devido ao seu tamanho, as rodas 29 polegadas em tese teriam o pior desempenho entre os três formatos, ainda que sua popularidade no cross country advenha justamente de suas proclamadas características de aceleração rápida e desempenho nas subidas.

Alguns críticos do formato chegam a sugerir que algumas das vantagens que os usuários de rodas grandes defendem como fato científico nada mais seriam do que teorias que carecem de fundamento.

Para comprovar o real poder de aceleração das rodas, a E-thirteen, empresa com vasta experiência no desenvolvimento de componentes para bikes de Downhill propôs uma simples experiência científica durante a edição 2014 da feira Eurobike.

O experimento, inspirado por outro similar criado pelo Museu de Ciências e Indústria de São Francisco, consiste em duas rodas plásticas do mesmo diâmetro e peso, que rolam em um par de trilhos de aço. Ambas as rodas utilizam contrapesos metálicos, onde em uma delas foram posicionados em sua extremidade enquanto que na outra roda foram posicionados mais próximos ao cubo.

Conforme o vídeo abaixo, é possível comprovar, sem sombra de dúvida, a dramática aceleração da roda com os contrapesos posicionados mais próximos do cubo:

Assista o vídeo no link:

http://www.pinkbike.com/video/376918/

 

É bom deixar claro que o experimento refere-se a aceleração das rodas e não de sua capacidade de transposição de obstáculos. A experiência entretanto, sugere que os defensores do formato 26 polegadas deveriam ser levados mais a sério quando afirmam que rodas menores aceleram mais.

Talvez esteja passando da hora de deixar as paixões acaloradas de lado para se avaliar as reais vantagens de cada formato de roda através de uma ótica científica e não mercadológica.

 

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar