Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Ciclista forte, dentes saudáveis

  • 10/08/2014

Cuidar dos dentes é tão importante quanto treinar Nem todo mundo sabe, mas cuidar da saúde dos dentes é tão importante quanto se manter atento às partes muscular e cardiovascular, tão exigidas no ciclismo. Prevenir infecções, proteger-se de lesões por contato ou por queda e até mesmo evitar a tensão - que causa problemas como o bruxismo - são fatores indispensáveis para garantir a qualidade nas pedaladas.


Cuidar dos dentes é tão importante quanto treinar Nem todo mundo sabe, mas cuidar da saúde dos dentes é tão importante quanto se manter atento às partes muscular e cardiovascular, tão exigidas no ciclismo. Prevenir infecções, proteger-se de lesões por contato ou por queda e até mesmo evitar a tensão - que causa problemas como o bruxismo - são fatores indispensáveis para garantir a qualidade nas pedaladas. 

O ciclista leva o corpo ao limite, favorecendo o surgimento de problemas odontológicos causados pelo impacto da atividade e também pela carga física empregada no esporte, explicou Oscar Razuk, cirurgião dentista especializado em reabilitação oral e clínica geral. Por isso, a melhor medida para evitar problemas é trabalhar pela prevenção, antes de qualquer coisa. 

A odontologia do esporte deve funcionar como medida preventiva. Ela é essencial para potencializar a qualidade de vida e a saúde do atleta?, lembrou o especialista. Visitar o dentista periodicamente - de preferência um especializado em esporte, realizar limpeza de tártaro a cada três meses e utilizar placas protetoras são algumas destas medidas que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida e no ganho de desempenho do ciclista. 

Aposte na proteção 

As placas protetoras podem ser grandes aliadas do ciclista. Funcionam como almofadas e distribuem a força durante o impacto, protegendo as estruturas dentais e periodontais. Tanto no ciclismo de estrada quanto no de velocidade, o atleta corre um sério risco de sofrer lesões, por impacto ou queda. Por isso, deve-se apostar na proteção bucal, disse Razuk. 

Ele comenta que há modelos confeccionados em policarbonato, em acrílico e em silicone, mas nem todos são ideais para quem pratica o esporte. As placas em policarbonato e em acrílico são mais rígidas e protegem mais externamente, mas podem ser desconfortáveis. Ao mesmo tempo, as de silicone protegem pouco os dentes, embora não machuquem a gengiva. 

A solução Equilibrar. - Os protetores confeccionados em policarbonato por fora e revestidos internamente com silicone são os melhores. No mercado, eles são conhecidos por ferve-e-morde e protegem sem machucar a gengiva, explicou Oscar Razuk. 

E, para quem tem dúvidas sobre as contra-indicações que os protetores podem ter em relação à parte respiratória, o especialista esclarece. Não há qualquer ligação entre a respiração, essencial para o trabalho do ciclista, e os protetores. tilizá-los não afeta em nada o desempenho, finalizou. 

Fonte: Prólogo (por Juliana Saporito)

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | 6 jeitos de estragar seu pedal até o trabalho

6 jeitos de estragar seu pedal até o tra...

Poder ir e voltar do trabalho de bicicleta é um privilégio. Além de ser barato, você faz e... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Kit de primeiros socorros para os ciclistas

Kit de primeiros socorros para os ciclis...

Não se trata daquele que estamos acostumados nas ambulâncias, com caixa branca, cruz verme... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 dicas para saber se seu bike fit está perfeito

5 dicas para saber se seu bike fit está...

Não tem certeza de como ajustar sua bicicleta para um fit adequado? Responder essas cinco... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Pilates pode te ajudar na bike!

Pilates pode te ajudar na bike!

O método Pilates traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente.

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO Aventura - CACONDE-SP - 07/01/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO Aventura - CACONDE-SP