Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Campeão da Brasil Ride 2013 ensina a evitar quedas e colisões

  • 09/08/2014

Nem mesmo atletas da elite mundial do MTB estão imunes a quedas ou batidas. Em abril desde ano, a norte-americana Rebecca Rusch ? seis vezes campeã mundial de MTB - caiu e deslocou um dedo da mão durante a famosa Kokopeli Trail, que vai de Moab (Utah) até Fruita (Colorado), nos EUA.


Nem mesmo atletas da elite mundial do MTB estão imunes a quedas ou batidas. Em abril desde ano, a norte-americana Rebecca Rusch ? seis vezes campeã mundial de MTB - caiu e deslocou um dedo da mão durante a famosa Kokopeli Trail, que vai de Moab (Utah) até Fruita (Colorado), nos EUA. Mesmo com o dedo machucado, Rebecca conseguiu terminar o percurso de 220 km em 13h32min, superando o recorde feminino da prova. Mas o fato é que com o pelotão em alta velocidade, qualquer erro ou descuido pode ser fatal. 

A causa de uma queda ou colisão varia e pode resultar da qualidade do equipamento, do terreno, do clima, do comportamento dos demais competidores etc. O atleta precisa estar alerta, mantendo concentração e foco no nível máximo. O campeão da edição 2013 da ultramaratona Brasil Ride, Henrique Avancini, dá as dicas para consegui-lo. 

Largada - O momento mais caótico em uma prova de MTB, seja uma maratona ou um XCO (Cross Country Olímpico), é geralmente a largada. O ideal é manter os cotovelos ligeiramente mais fechados e os braços flexionados nessa hora. Caso ocorra contato com outro competidor, toque com o ombro primeiro e depois abra um pouco os braços. Isso ajudará a manter a estabilidade e evitar um tombo. Lembre-se de sempre manter os punhos firmes. 

Foco - Mantenha o foco da sua visão dentro do seu campo de reação. Não olhe muito adiante, porque você se distrairá do que está à sua volta, e evite ao máximo olhar para baixo, mesmo durante as subidas. Caso precise olhar para trás por algum motivo, certifique-se de dar, antes, uma distância adequada em relação ao competidor à sua frente. 

Pelotão - Pelotões em provas de MTB são muito perigosos. O grupo não se movimenta de maneira uniforme devido aos desníveis das estradas e trilhas. Procure sempre as bordas do pelotão quando for se alimentar ou hidratar - laterais ou dianteira do grupo. Assim, se ocorrer um movimento ou frenagem bruscos, você terá espaço e tempo para evitar a colisão. Durante os treinos, quando estiver mais relaxado, pratique colocar e retirar o manguito, bem como pegar e colocar coisas nos bolsos para que fique o mais natural possível. 

Pedestres e animais - Principalmente em competições de maratona é comum cruzar com pedestres ou animais no caminho. Esteja sempre alerta e quando avistar algum tente alertá-lo dando um grito - eles podem não perceber sua presença. Lembre-se de que geralmente motoristas dentro do carro não escutam. Cachorros podem avançar e galinhas são imprevisíveis (e mais perigosas do que se possa imaginar). As vacas geralmente não se movem ou o fazem lentamente. Ao alertar uma pessoa, procure ser educado. Sempre vale a pena um obrigado. 

Fonte: Prólogo

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | 31 dicas para você ficar em forma para sempre na bike

31 dicas para você ficar em forma para s...

Como regra geral, encare toda a pedalada difícil e aguente o tranco o máximo que puder

Bikers Rio Pardo | Dica | Pedale sem dores do joelho

Pedale sem dores do joelho

Um pequeno guia para você ser mais gentil com as articulações mais importantes aos ciclist... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 7 dicas para dormir bem e acordar melhor para o pedal

7 dicas para dormir bem e acordar melhor...

Siga nossas dicas para dormir bem e acorde com disposição de sobra para o pedal

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 dicas de como se recuperar de lesões e voltar mais forte

5 dicas de como se recuperar de lesões e...

Aprenda a dar a volta por cima com essas dicas da bicampeã brasileira, Ana Polegatch

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS