No Brasil, cerca de 32 ciclistas são internados por dia, vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, foram 11.741 internações, que custaram R$14,3 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses números representam um aumento de mais de 7% em relação ao ano anterior, 2015, cujas internações de ciclistas somaram 10.935 e oneraram os cofres públicos em R$13,2 milhões.
Já em relação ao número de mortes, segundo o último levantamento sobre acidentes de trânsito feito pelo mesmo órgão, em 2014, 1.357 ciclistas morreram no trânsito.
Uma das explicações para isso: o desrespeito dos motoristas em relação aos ciclistas.
É possível ver cenas de desrespeito aos ciclistas e às ciclofaixas, frequentemente, nas ruas do país. Embora o Código de Trânsito determine a distância de 1,5 m do motorista para o ciclista, não é incomum ver motoristas distribuindo as famosas “finas educativas” por aí.
Considerada infração grave, a utilização de ciclofaixas para estacionamento é comumente vista nas vias públicas. Além disso, a estrutura cicloviária é muitas vezes utilizada por motoristas para realizarem carga e descarga, ou como pistas de rolamento.
Este número vem confirmar a necessidade de uma maior educação e conscientização no trânsito, é preciso incentivar o compartilhamento das vias.
Confira uma videorreportagem de Renata Falzoni e Murilo Azevedo sobre o custo da impunidade no trânsito.
Por: Bike è Legal
Compartilhe
Curta nossa Fan Page