Vamos às dicas:
1 – Conforto: quase todos os profissionais ajustam suas bicicletas com posições extremamente agressivas, com mesas longas, baixas e com um desnível muito grande em relação a altura do selim. Mas isto não significa que seja melhor, uma vez que se não estiver preparado fisicamente para ficar nesta posição, terá grandes problemas de coluna, muitas dores e terá um desempenho baixo. O mais indicado é ajustar sua bike de acordo com suas características físicas e se deseja ter uma posição mais agressiva na bike trabalhe bastante sua flexibilidade, com sessões de alongamento ou Ioga.
2 – Relação de marchas: os profissionais costumam utilizar um pedivela de 53×39 dentes com um cassete 11-25 ou 11-27, mas isto porque pedalam a 65km/h em uma descida, mas mesmo eles utilizam relações diferentes dependendo do terreno que vão encontrar em uma competição. Se você não precisa pedalar a 65km/h e encara subidas constantes em seu treino, o ideal seria uma coroa menor de 34 dentes, encontrada nos pedivelas compactos de 50×34.
3 – Tamanho do quadro: alguns profissionais utilizam quadros um número menor que alguém do mesmo tamanho usaria normalmente. A razão é que o tubo da caixa de direção das bikes atuais é bem longo e alto e em uma bike de tamanho um pouco menor é possível criar uma posição ainda mais aerodinâmica, abaixando a frente e aumentando o tamanho da mesa, além do quadro menor ser mais leve e compacto. Mas isto só deve ser praticado por atletas experientes e que tenham a flexibilidade exigida para este tipo de mudança.
4 – Rigidez: é possível melhorar a rigidez sem trocar de bike focando em algumas partes, como o kit mesa e guidão. Esta parte frontal mais rígida melhora a dirigibilidade, controle e aumenta sua segurança em um sprint. Caso fique rígido demais e prejudique o conforto, opte por um pneu mais grosso e utilize uma pressão menor. Outra coisa que aumenta a rigidez são os trilhos do selim em titânio.
5 – Deixe a bike limpa: os ciclistas profissionais pedalam bikes impecáveis todos os dias, limpas como se fossem novas, incluindo capacetes e sapatilhas. É claro que possuem mecânicos para ajudar, mas você pode deixar sua bicicleta limpa, manter as marchas reguladas e a transmissão lubrificada adequadamente, isto trará um conforto muito maior para seus treinos e competições. Uma dica dada pelo vídeo é utilizar as fitas de guidão pretas, que facilitam muito a limpeza, não ficam impregnadas e não dão a sensação que precisam ser trocadas a todo momento.
Por: The Ciclista
Compartilhe
Curta nossa Fan Page