O aumento do número de ciclistas nas principais cidades brasileiras vem acompanhado de uma questão recorrente: é seguro usar a bicicleta como meio de transporte? Além da convivência com os outros veículos no trânsito, problemas mecânicos e até um simples pneu furado podem assustar ciclistas iniciantes e impedir que esses adotem a bike como forma de ir ao trabalho, por exemplo, ou experimentem pedaladas com distâncias mais longas ou em horários noturnos. Pensando nisso, Daniel Moral e Simone Olivieri Giudice desenvolveram e lançam, no próximo dia 22, durante a Shimano Fest, o Bike Ajuda, um aplicativo criado para mobilizar e criar uma rede de suporte voluntário entre ciclistas. “Acreditamos que ao criar essa estrutura de segurança para o ciclista, estamos incentivando mais pessoas a deixar o carro em casa e usar a bicicleta como meio de locomoção”, afirma Daniel.
O aplicativo funciona assim: ao se cadastrar, o ciclista fornece dados sobre sua bicicleta e passa a fazer parte da rede do Bike Ajuda. Caso tenha algum problema com a bike durante a pedalada, pode enviar um pedido de ajuda pelo aplicativo, informando alguns detalhes técnicos sobre a ocorrência. Imediatamente, todos os ciclistas cadastrados em um raio de 3km receberão o alerta e poderão responder ao pedido de socorro, avisando ao solicitante quanto tempo vão demorar para chegar até o local. “Isso sem custo nenhum para o ciclista que emite o chamado”, explica Simone.
Se os ciclistas que estiverem por perto não puderem atender ao pedido de ajuda, o aplicativo conta com uma rede de mecânicos da escola Park Tool, especializada em bicicletas, que podem atender ao chamado e cobrar pelo serviço. “Nesse caso, o mecânico atendente se dirige até o local da ocorrência para fazer o orçamento. O solicitante só paga se contratar o reparo técnico”, ressalta Daniel. Com o aplicativo, o usuário também pode pedir ajuda em caso de acidente ou furto, contatando a Polícia Militar ou o SAMU.
No ar a partir do dia 22 de Setembro, o Bike Ajuda funciona no sistema iOS e pode ser baixado gratuitamente, em breve a versão Android estará disponível. Mais informações no site da plataforma (www.bikeajuda.com.br).
Por: Revista Bicicleta
Compartilhe
Curta nossa Fan Page