Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Disco de freio empenado? Consertar ou trocar?

01/07/2016

Sabe aquele barulinho chato do disco de freio pegando nas pastilhas? Isso é disco torto ou desalinhado! Os discos de freio ou “rotores” são peças cortadas a lazer em chapas de aço de 2 milímetros, eles suportam pancadas, compressões e as altas temperaturas nas frenagens.

Diferente dos outros sistemas de freio onde há bastante espaço entre o aro e a sapata de freio, o disco fica muito próximo as pastilhas, a folga entre eles é de aproximadamente 1 milímetro de cada lado, então mesmo um pequeno desalinhamento no disco já é notado pelo ciclista, ele raspa nas pastilhas fazendo aquele barulho chato.

O disco de freio é bastante flexível, e fácil notar isto principalmente nas bicicletas equipadas com freio a disco mecânico, onde a pastilha móvel leva o disco até a pastilha fixa, e esse movimento pode ser amplo, mas faz parte do projeto.
Pancadas laterais, acidentes nas trilhas onde sua roda pode entrar entre duas pedras ou mesmo troncos, podem causar grandes estragos nos discos, e alguns destes estragos são difíceis de consertar em casa ou até nas oficinas, mas se o desalinhamento for leve, você pode desentorta-lo com as mãos ou com a ferramenta de alinhar discos.

Para iniciar o reparo, localize a área danificada e faça uma marca com uma caneta grossa. Usando as 2 mãos, force o disco no sentido oposto ao estrago, lembrando que eles apresentam o “efeito mola”, e requerem um grande deslocamento lateral para apresentar um pequeno resultado.

Quem tem a ferramenta certa pode escolher entre usar o corte raso para a área da atuação das pastilhas, ou o corte fundo, que atua nas finas hastes do disco, mais próximo da fixação.

Uma dica importante, posicione a ferramenta de desempeno próximo da pinça de freio, assim ele flexiona menos e o reparo é mais efetivo.

Os discos de freio mais leves, com grandes recortes de alívio e os discos de grande diâmetro como o de 203 milímetros são proporcionalmente mais frágeis que os discos menores.

Quem transporta a bike desmontada dentro de veículos não precisa se preocupar com mochilas, pacotes e bagagens apoiadas nos seus discos de freio, eles são bem resistentes, mas se a viagem é longo, de ônibus ou avião, providencia uma proteção um pouco melhor para estes componentes, vá fizemos um vídeo sobre isso. Se preferir, retire os discos dos cubos e acomodando eles de forma mais protegida na sua bagagem.

por: Edu Capivara - Site: Pedaleria

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Caminho da Fé, 11.11.2021

Caminho da Fé, 11.11.2021

Caminho da Fé, 11.11.2021

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Caminho da Fé, DIA 2, 12/11/2021

Caminho da Fé, DIA 2, 12/11/2021

Caminho da Fé, DIA 2, 12/11/2021

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Caminho da Fé, dia 03- 13/11/2021

Caminho da Fé, dia 03- 13/11/2021

Caminho da Fé, dia 03- 13/11/2021

Bikers Rio Pardo | Vídeos | Caminho da Fé  - Dia 14/11/2021

Caminho da Fé - Dia 14/11/2021

Caminho da Fé de Luminosa a Estrada das Pedrinhas

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar