O que nos ajudou muito a desmistificar a dificuldade foi um vídeo muito didático feito pelo canal britânico especializado em ciclismo, o Global Cycling Network.
1º Passo – Checar o alinhamento do câmbio
Deixe o câmbio na catraca menor e com a mão mesmo o pressione até o final do curso da mola. Neste momento é necessário ver se a roldana do câmbio está alinhada com a última catraca (maior). Este alinhamento é o que faz com que a corrente não caia pra fora da catraca, tanto da maior para os raios, quanto da menor para o quadro. Caso esteja desalinhado, é preciso ajustar os parafusos do câmbio, apertando ou afrouxando dependendo de onde ele precisa ir. (foto 1 abaixo)
2º Passo – Regular
Para começar a regular, primeiro coloque a marcha na catraca menor e na coroa menor. Toda a regulagem será feita na roldana que fica atrás do câmbio, ela estica ou relaxa a tensão do cabo que liga o trocador de marcha ao câmbio em si, um mecanismo simples e eficiente.
Estando na catraca menor, comece a subir as marchas. Cada vez que o câmbio não conseguir passar a marcha, gire a roldana no sentido anti-horário até que passe corretamente. Quando passar, volte para a menor e tenta subir novamente, ajustando marcha por marcha até que consiga transitar por todas sem nenhum problema. Caso o problema esteja em descer a marcha (passar para as catracas menores) basta fazer o inverso, gire a roldana do câmbio no sentido horário, soltando o cabo. (foto 2 e 3 abaixo)
3ª Passo – Não funcionou
Caso o ajuste não tenha funcionado, alguns problemas podem estar ocorrendo:
1º Problema: As marchas sobem corretamente mas não consegue ajustar a descida, o câmbio não está regulando, grandes chances de o cabo estar desgastado. Basta trocar o cabo do câmbio traseiro que tudo deve voltar a funcionar
2º Problema: O câmbio regula bem quando está parado, mas quando vai pedalar na rua as marchas continuam pulando, o problema deve estar na relação desgastada. Troque a corrente ou corrente e cassete – dependendo do desgaste – que deverá funcionar.
3º Problema: A roda pode estar desalinhada, um erro comum ou você pode ter trocado de rodas. Cada vez que trocar a roda é importante checar o alinhamento do câmbio e fazer a regulagem outra vez. Há diferenças sutis no posicionamento do cassete em cada roda e isto pode fazer com que o câmbio esteja desregulado.
4º Problema: O câmbio pode estar desalinhado. Neste caso procure sua loja de confiança e leve a bike para fazer a checagem utilizando o equipamento específico.
Por: www.mapofsports.com
Compartilhe
Curta nossa Fan Page