Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Ciclistas riopardenses na Estrada Real

  • 14/12/2018

Ciclistas pedalam 700km pelos caminhos da "Estrada Real"


Os ciclistas riopardenses Luís Ricardo Andrade e Paulo Gomes realizaram durante seis dias uma verdadeira aventura pelos caminhos da Estrada Real, onde pedalaram 700km e, segundo eles, tudo isso com um toque de natureza, com "sol, chuva, córregos, travessia de balsa, trilhas fechadas, subidas e descidas a perderem de vista, mas com uma paisagem de tirar o fôlego".

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos. Para evitar estes descaminhos a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real.

Cercados de natureza exuberante e por pessoas acolhedoras, hoje estes caminhos levam seus visitantes a conhecer belos atrativos de cada cidade, a cultura, a história e até o passo a passo daquele maravilhoso pão de queijo servido com um delicioso café quentinho ao pé do fogão a lenha.

Os caminhos levam à cidades históricas, cachoeiras, trechos de mata atlântica, cerrado e sítios arqueológicos, ou seja, uma excelente dica para quem gosta de se aventurar.

Tamanha riqueza transformou a Estrada Real na maior rota turística do Brasil, que abriga algumas das mais belas paisagens do mundo.

Com muitas histórias para contar, o Caminho Velho foi à primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.  São localidades que aliam a cultura típica de Minas Gerais, um combinado entre as raízes indígenas, africanas e europeias. Essa riqueza é responsável por atrativos como a arquitetura única de Ouro Preto, a gastronomia reconhecida internacionalmente de Tiradentes, as grandes estâncias hidrominerais do Circuito das Águas e a cultura latente de Paraty.

Dos 710 quilômetros do Caminho Velho

  • 10% estão asfaltados (75,5 Km)
  • 1,5% de calçamento (10 km)
  • 6% de trilha (38 km)
  • 82,5% são de estrada de terra (586,5 Km)

Dentre as trilhas de grande dificuldade é entre Ouro Preto – São Bartolomeu.

Para quem vai percorrer no sentido Ouro Preto a Paraty terá a altimetria a seu favor, pois ela sai de 1.200 metros para o nível do mar. Mesmo assim o percurso todo oscila com subidas curtas e longas, num total de 320 km, sendo as mais marcantes entre Capela do Saco a Carrancas e Guaratinguetá a Cunha. Boa parte dos percursos existe poucas opções com áreas sombreadas, principalmente entre São João Del Rei a Cruzília.

 

Túnel da Mantioqueira em Passa Quatro-MG e Antiga Estação de Trem em São Lourenço-MG

 

Durante todo o percurso os ciclistas passaram por mais de 30 cidades e vilarejos e também conheceram o famoso "Túnel da Mantiqueira", marco principal da Revolução de 32.

"O ser humano nasce com um poder fantástico, capacidade de desbravar, romper barreiras e explorar o novo. Essa enorme vontade de conhecer , aliada a curiosidade e uma irracional negativa do medo, nos fizeram acreditar que é possível ir além", afirma Luis Ricardo.

Para Paulo Gomes "a amizade, o companheirismo, a garra e a determinação, fizeram a diferença nessa aventura sobre duas rodas". 

 

Travessia de trilha entre Ouro Preto a São Bartolomeu.

 

 

Travessia de canoa na Represa de Camargos e a Casa Torta de Bichinho, distrito de Vitoriano Veloso,

Os ciclistas tiveram o apoio de Roberto Carlos Braz e de sua esposa Eliana durante todo o caminho.

 

Chegada em Paraty-RJ

 

Confiram como foram os seis dias de aventura e as distâncias percorridas

  • 15/11/2018 - 144km - Ouro Preto-MG a Entre Rio de Minas-MG 

  • 16/11/2018 - 118km - Entre Rio de Minas-MG a São João Del Rei-MG

  • 17/11/2018 - 140km - São João Del Rei-MG a Cruzília-MG

  • 18/11/2018 - 121km - Cruzília-MG a Passa Quatro-MG

  • 19/11/2018 - 119km - Passa Quatro-MG a Cunha-SP

  • 20/11/2018 - 62km - Cunha-SP a Paraty-RJ

  • Percurso Completo - 710km

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - GUAPÉ-MG - 15/03/2020

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - GUAPÉ-MG