Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Minas Gerais: o destino ideal para o mountain bike

  • 06/10/2016

Para quem curte uma carga elevada de adrenalina, desafios e aventura, a dica é: mountain bike. Para esta prática, o ciclista deve estar preparado para encarar trilhas e percursos com diversos obstáculos que exigem resistência.


Para quem curte uma carga elevada de adrenalina, desafios e aventura, a dica é: mountain bike. Para esta prática, o ciclista deve estar preparado para encarar trilhas e percursos com diversos obstáculos que exigem resistência.
Nesse caso, as bikes apresentam características como: pneus mais largos, amortecedores na frente, atrás ou em ambos, quadros mais reforçados e resistentes e guidão reto no eixo horizontal.

Cenário nacional

O Brasil além de ser o quinto maior em extensão territorial, apresenta um cenário geográfico variado. Ou seja, há muito que se explorar por aqui. Para melhor desfrutar de tanta diversidade, experimente começar por Minas Gerais!
As distintas formas de relevo em Minas, bem como os aspectos de solo e clima, garantem paisagens e biomas diversos, incluindo: cerrado, mata atlântica e a caatinga. Não é a toa que dizem que a “praia” do mineiro é a montanha, o que proporciona roteiros incríveis para quem curte pedalar.
A maior parte da vegetação é formada pelo cerrado. Esta região do sudeste do Brasil apresenta uma beleza única, com várias montanhas, propício para o mountain bike.

Onde pedalar

Entre os vários lugares indicados para fazer um passeio turístico de bicicleta, os principais são:

Dom Joaquim: A pequena cidade do interior de Minas Gerais, que beira a Estrada Real, possui apenas cinco mil habitantes. O antigo caminho de garimpeiros e tropeiros, hoje oferece diversos roteiros para ciclistas, entre eles Ponte do Rio Que Cai e Maria Bamba.

Serra da Canastra: Se você prefere uma pedalada mais difícil, o Parque Nacional da Serra da Canastra é o lugar ideal. Belas paisagens, cachoeiras, subidas longas, íngremes e descidas radicais são algumas das características deste local.

Serra do Espinhaço: Partindo da Praça Paulo Teixeira, em Rio Acima, nesse trajeto é possível passar por cachoeiras na Serra da Gandarela, cadeia de montanhas que compõe a Serra do Espinhaço.

Trilha do Jacu Encantado Ouro Preto: Este percurso é formado por estradas de terra pouco movimentadas e estradas de paralelepípedo. É possível observar um riacho, por onde passa uma ponte, formado por águas cristalinas em meio às rochas e árvores. Tecnicamente, a trilha possui uma dificuldade moderada, com cascalho, areia e camadas de poeira.

Estrada da Mata – Ouro Preto: Do ponto de vista técnico, o trajeto apresenta dificuldade moderada, pois nas estradas há muito cascalho, camadas de poeira, areia, folhas e algumas valas criadas por erosão. O trajeto exige atenção, principalmente em dias de chuva, que ocasiona a formação de lama.

Trilha da Cachoeira do Bicame – Serra do Cipó: O pequeno vilarejo com cerca de 300 moradores, apresenta infraestrutura em desenvolvimento para receber turistas, mas é rodeado por uma natureza exuberante. O local também apresenta dificuldade moderada, contendo cascalho e pedregulhos, valas, rochas nuas, raízes expostas, areia e riachos rasos para atravessar.

Essas são apenas algumas das diversas trilhas que Minas Gerais pode lhe proporcionar.

 

Fonte: Wikiloc, Ciclo Vivo

Por: Blog Ouro Bikes

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar