A Pedra do Elefante está localizada na Serra do Pau D'alho, com 1.490 metros de altitude. Do alto da pedra se tem uma visão deslumbrante!
Por: Bikers Rio Pardo
Localizada na região de planaltos de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, Andradas é uma cidade cheia de encantos para os que buscam aventura.
A prática de esportes de aventura e ecoturismo é muito comum na cidade, que é repleta de belezas naturais como cachoeiras, cavernas, pedras e rios. O fácil acesso à cidade e sua boa estrutura atraem cada vez mais turistas de todo o mundo. Conhecida há décadas pela rampa de vôo-livre do Pico do Gavião, que tem 1.663 metros de altitude, Andradas vem se firmando também como destino de escaladores pelas serras chamadas Pedra do Elefante e Pedra do Pântano.
Andradas é a ” Terra do Vinho“, uma região já tradicionalmente dedicada a esta cultura. Todos os anos a cidade celebra a Festa do Vinho, evento que atrai milhares de turistas ávidos por degustar seus vinhos e valorizar a cultura local. Em Andradas, a Casa Geraldo é a pioneira na produção de uvas da espécie vitis vinifera, sendo a maior produtora de uvas da região e uma das maiores vinícolas do estado. Este amor ao vinho nos tornou referência na região no âmbito turístico, promovendo visitas guiadas aos parreirais e instalações da vinícolas, com a chegada no Restaurante Enogastronômico, conhecido pelo bom atendimento e deliciosas preparações.
A Pedra do Elefante está localizada na Serra do Pau D'alho, com 1.490 metros de altitude. Do alto da pedra se tem uma visão deslumbrante!
O percurso aqui descrito, tem início e retorno no complexo turístico Casa Geraldo, uma das maiores vinículas do estado.
O percurso passa por trecho do Caminho da Fé até o Km 13, subindo a famosa "Serra dos Lima", com uma subida bastante dificil de aproximadamente 3km, onde do alto da serra se tem uma visão de Andradas e da Serra do Caracol. Ao pé da serra, tem uma mina de água, ali é recomendável abastecer a caramanhola.
Depois de vencida a serra, o caminho adentra por bairros rurais, passando por algumas vendas.
Ao km 17 se chega no "Bar do Tira-Fogo", uma excelente opção para uma parada para um lanche, pois a partir dali há uma forte subida de 700 metros. Depois de algumas descidas e subidas curtas, chega-se a um pasto, onde a partir dali a subida até a Pedra do Elefante, o caminho tem que ser feito a pé (ou com a bike no ombro boa parte) por cerca de 1km morro acima até a chegada ao topo da Pedra, onde se tem uma visão espetacular de 360 graus.
A volta o percurso segue pelo mesmo caminho até o "Bar do Tira-Fogo", ai pega-se a estrada a direita do bar, onde se desce a serra, o percurso de volta é bem tranquilo, com poucas subidas.
Informações
Confira o gráfico de altimetros do percurso.
Baixe aqui o arquivo GPX deste percurso.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hsx_tExp1QU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Compartilhe
Curta nossa Fan Page