Trilha saindo da Praça da Bandeira em Àguas da Prata, subindo o Caminho da Fé ao contrário, percurso com lindas paisagens, passando na sua grande maioria por trechos do Caminho da Fé e descendo pela trilha do Bosque Municipal.
Trilha feita no dia 27 de dezembro de 2014, pelos ciclistas: Luciano Carneiro (SJR Pardo-SP) e Carlos Proteção (Poços de Caldas-MG).
Águas da Prata é um município brasileiro do estado de São Paulo, é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais. Localizada na encosta da Serra da Mantiqueira a uma altitude de 870 metros, destaca-se por suas belezas naturais como cachoeiras, cascatas, lagos artificiais e trilhas que atendem a toda faixa etária, onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza.
Foi em Àguas da Prata que nasceu a maior rota de peregrinação das Américas, O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
Nos encontramos na cidade de Águas da Prata para um passeio de bike, o percurso foi elaborado pelo ciclista Carlos Proteção, que conhece bastante a região. Saímos da Praça das Bandeiras, bem no centro de Águas da Prata e após alguns quarteirões logo entramos na estrada de terra, e ali iniciou-se uma longa subida de cerca de 5km, com trechos bastante ingrimes, e com muitas pedras soltas e erosões, a cidade de Águas da Prata foi ficando para trás (este trecho é do Camiho da Fé, para quem vem de São Roque da Fartura para Águas da Prata, nós fizemos o contrário, subimos ali).
Depois de 5km de subidas, adentramos em trilhas na mata, num percurso bastante agradável, e com algumas subidas, não muito longas, devido as chuvas que ocorreram nos dias anteriores, em alguns pontos a trilha estava com bastante lama, tivemos que descer das bikes e epurra-las em dois pontos. No km 7 pegamos uma subida muito forte, curta (500 metros no máximo) mas muito inclinada, e por estar dentro da mata, o chão estava muito escorregadio, foi dificil, mas conseguimos subir pedalando.
No meio do percurso encontramos com um grupo de ciclistas que estava fazendo o Caminho da Fé, 5 ciclistas de Piracicaba, que estavam percorrendo o percurso.
Em dois pontos do percurso tivemos que pular duas porteiras, estas sempre permanecem fechadas.
A paisagem no percurso é incrivel! El alguns trechos podia se ver a Serra do Caracol ao fundo, tendo como seu maior ponto o Pico do Gavião, com quase 1700 metros de altitude.
Depois de muitas descidas, algumas bem fortes e perigosas, pois a estrada é cheia de cascalhos, chegamos no Orquidário, que por nossa sorte estava aberto, havia passado por ali quatro vezes e nunca o encontrei aberto. Tiramos algumas fotos ali. Bem próximo do orquidário tem um enorme Jequitibá Rosa.
Encontramos novamente o grupo de ciclistas do Caminho da Fé, eles seguiram o percurso indicado pelas setas amarelas, e nós desviamos para outro lado, pois iamos descer a trilha do bosque.
Quase no km 16 paramos na nascente da Fonte Vilela, que emerge ao pé de um paredão de cerca de 10 m de altura, é considerada a água mineral mais radioativa das Américas para o tratamento do sistema renal.
Continuamos a descida e logo saimos no Bosque Municipal, dentre as "quiosques".
Pontos Turísticos do Percurso:
Informações:
Baixe aqui o arquivo gpx deste percurso.
CONFIRAM AS FOTOS ABAIXO
Compartilhe
Curta nossa Fan Page