Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Descaminhos do Ouro

  • 09/12/2024

A Ciclorrota Descaminhos do Ouro é um roteiro de cicloturismo, que explora o cenário e histórias não contada nos livros, sobre o contrabando do ouro em meados do século XVII – Os Caminhos Prohibidos da Zona da Mata Mineira.


Ciclorrota Descaminhos do Ouro


Viver a aventura dos Caminhos Prohibidos da Zona da Mata Mineira

 

Sobre a Ciclorrota

A Ciclorrota Descaminhos do Ouro é um roteiro de cicloturismo, que explora o cenário e histórias não contada nos livros, sobre o contrabando do ouro em meados do século XVII – Os Caminhos Prohibidos da Zona da Mata Mineira.

Com percurso de 420 km, passa por estradas rurais e centros urbanos, conectando os municípios associados da IGR Caminhos Verdes de Minas: Bicas, Chiador, Chácara, Descoberto, Goianá, Guarani, Mar de Espanha, Piau, Pequeri, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Tabuleiro. 

Prepare-se para uma jornada por caminhos históricos e encantadores, passando   por pontes de ferro, igrejas e praças centenárias, lagos, vales e montanhas de Minas Gerais.  

Durante a viagem, você terá a oportunidade de saborear a autêntica cozinha regional, com quitandas e almoços típicos da roça. Refrescar-se com banhos de cachoeiras, explorar as comunidades rurais. Conversar com os moradores locais.  

Muitos causos! 

Experimente a natureza exuberante, a história fascinante e a calorosa hospitalidade, com aquele ‘cafezim’ e ‘dedim’ de prosa que todo mineiro adora! 

Se você está pronto para essa experiência única, venha explorar!

 

 

Conheça os caminhos, seus atrativos e informações


O roteiro de 420 km está dividido em 07 caminhos e 14 etapas separadas.

Você pode percorrer os caminhos, de acordo com suas habilidades, seu tempo e a melhor estratégia.

Faça o planejamento, cada detalhe dos caminhos/etapas e as ferramentas de navegação é essencial conhecer para sua segurança e conforto no passeio.

 

01
LIMITE DE FISCALIZAÇÃO DE CUNHA MENEZES
Municípios: Piau, Goianá e Rio Novo
Distância: 37,47 Km

Foi uma importante via de ligação entre a “Estrada Real” (na região de Chapéu d'Uvas (atualmente de Juiz de Fora) e o Cantagalo/RJ, largamente utilizado por contrabandistas de ouro e pedras preciosas, e também por aventureiros e exploradores não pertencentes à Coroa Portuguesa.

Iniciando no município de Piau (cidade originada a partir desta ligação), é conhecida atualmente como a Terra da Banana.

O Caminho é pela margem esquerda do antigo rio Novo, entre os municípios de Goianá (nome originário dos índios que habitavam a região), e Rio Novo (localidade importante na posição de ligação entre os caminhos coloniais, sendo um lugar de pouso de tropas – que na sua praça central e arredores ainda há uma formação associada ao caminho).

Atualmente a região é a porta de entrada para o “Descaminhos do Ouro”, com importantes vias de acesso por rodovias e também através do Aeroporto Regional da Zona da Mata.

 

 

02
ESTRADA PARA A REGIÃO AURÍFERA
Municípios: Tabuleiro e Rio Pomba
Distância: 50,17 Km

Iniciando em Rio Novo, passando pelo município de Tabuleiro (antigo Povoado de Bom Jesus da Cana Verde do Pomba), sendo ponto de pouso para tropeiros, e onde os primeiros moradores da Rua do Comércio, tinham o costume de expor seus doces e quitutes em tabuleiros nas janelas das casas para vender aos viajantes. 

Essa Estrada seguia até a Vila do Rio Pomba, atualmente município de Rio Pomba, considerado como o berço da civilização da Zona da Mata Mineira, devido à sua privilegiada posição geográfica, o que facilitava a travessia das tropas pelas águas do rio Pomba. 

Onde foi fundada a primeira Paróquia (de São Manoel) no fim do século XVII e início do século XVII sob a responsabilidade do Padre Manuel de Jesus Maria, que também se destacou como o catequista dos índios que habitavam na região.

 

 

03
ESTRADA DE LANGSDORFF
Municípios: Guarani e Descoberto
Distância: 61,25 Km

É o caminho que passa pela região da última descoberta de ouro em Minas Gerais e seu trajeto foi documentado pelo explorador, médico e naturalista alemão, o Barão Georg Heinrich Von Langsdorff e equipe, num feito que se tornou uma das mais importantes expedições científicas da história do Brasil. E ainda contou com a presença do Alferes Tiradentes como membro da comitiva militar. 

Partindo de Rio Pomba, esse Caminho segue ao lado direito do rio Pomba, pelo antigo ramal ferroviário da Leopoldina Railway, com passagem pelo lugar denominado Passa Cinco, seguindo até o município de Guarani (antiga localidade da Capela do Espírito Santo). 

Após transpor a Serra dos Padeiros (um dos pontos mais elevados da região e de paisagens deslumbrantes), o Caminho de passagem dos migrantes do interior da capitania, chega ao município de Descoberto, a região do “novo descoberto” do ouro de Minas Gerais.

 

 

04
ESTRADA PARA MACUCO
Municípios: São João Nepomuceno e Rochedo de Minas
Distância: 68,64 Km

O trajeto foi palco da segunda grande diligência com caráter de operação militar e teve como objetivo prender o contrabandista “Mão de Luva”. 

Um episódio marcante da história foi o acampamento em Roça Grande, distrito de São João Nepomuceno, de onde partiram espiões ao Macuco, disfarçados de mascates, com toucinho e aguardente, usando o vale da serra de Rochedo de Minas. 

Iniciando em Descoberto, o Caminho passa pelo município de São João Nepomuceno, seguindo em direção aos Distritos de Roça Grande (ponto de abastecimento agrícola das tropas e dos contrabandistas) e Taruaçu, finalizando no município de Rochedo de Minas.

 

 

05
ESTRADA PARA LOURIÇAL
Municípios: Bicas e Mar de Espanha
Distância: 56,4 Km

Esse trecho da rota histórica homenageia Francisco de Assis Monteiro Breves, o Barão de Louriçal, que foi proprietário de uma próspera fazenda cafeeira em Mar de Espanha, a Fazenda dos Alpes. A Estrada para Louriçal foi aberta sob as ordens de Luís da Cunha Meneses, com a ideia de fortalecer a fiscalização na região. No entanto, acabou servindo aos interesses dos contrabandistas por possuir posição geográfica estratégica. 

Louriçal, ficou conhecido logo na região como o lugar onde se trocava o ouro das minas pelo sal do litoral. Nos pós ouro ficou marcada por ter sido a principal rota de escoamento do café plantado na região de Bicas e Mar de Espanha, até a chegada das ferrovias na região. 

Iniciando em Rochedo de Minas, o Caminho atravessa uma abertura na Serra de Machados, onde hoje fica o Santuário de Água Santa. Ali, antigamente, as tropas descansavam, se abasteciam e pernoitavam no Arraial das Taboas (Bicas). 

Seguindo o traçado original, o caminho segue passando pelo município de Guarará, finalizando no município de Mar de Espanha.

  

06
ROTA DO PORTO
Municípios: Chiador e Pequeri
Distância: 57,61 Km

Foi a estrada que dava acesso ao escoamento do ouro, sendo possível fazer a travessia pelo encachoeirado Rio Paraíba do Sul, passando pelo Caminho de Cantagalo (Rio de janeiro), até chegar ao Litoral. 

Graças aos seus atributos, foi instalada na região a primeira Estação Ferroviária de Minas Gerais, no município de Chiador. 

Iniciando em Mar de Espanha, o Caminho passa pela Estrada da Minerva, para chegar a Chiador, na sequência cortando o Distrito de Saudade (Mar de Espanha) e finalizando em Pequeri, município esse que também faz parte do ‘Caminho Novo da Estrada Real’.

 

07
ESTRADA DO RIO CÁGADO
Municípios: Pequeri, Chácara e Goianá
Distância: 75,16 Km

Foi um trajeto que interligava as rotas históricas às trilhas indígenas, muito usada por contrabandistas naquele período. 

Seu leito meandroso nas partes planas faz com que seja irritantemente lento o deslocar de suas águas, fato este que teria inspirado os primeiros desbravadores a denominá-lo de Cágado, isto é, rio lerdo como um quelônio. Os estudos mostram diversas estradas coloniais documentadas, podendo este Caminho ter sido um refúgio de índios, escravos e aventureiros que procuravam fugir de rotas vigiadas pela Coroa. 

Iniciando em Pequeri, esse Caminho segue em direção ao município de Chácara cortando as escarpas de serras, cruza o Distrito de Carlos Alves (São João Nepomuceno), e rodeado pela Serra da Babilônia, alcança o município de Goianá. Servia como destino à ligação proibida com o “Caminho de Vila Rica”.

 

 

SINALIZAÇÃO

O roteiro cicloturismo Descaminhos do Ouro possui a sinalização temática e as dicas para orientação e segurança para aproveitar cada momento.

As placas estão instaladas estrategicamente, posicionadas nos principais entroncamentos e bifurcações, comunidades rurais e ruas das cidades, e rodovias que cruzam a ciclorrota, completando com os totens – marcos centrais (instalados em cada cidade) com as informações e mapa sobre o caminho escolhido.

 

 

CONTATO

https://cicloturismo.descaminhosdoouro.com.br/

[email protected] 

Tel: (32) 99903-7873 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar