Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Caminho pro Interior

  • 30/03/2020

É um conjunto de estradas rurais em meio a natureza da região do Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas, unindo 18 municípios e 04 distritos, formando uma Rota Turística que percorre a Serra da Mantiqueira.


SOBRE O CAMINHO PRO INTERIOR

Pode parecer a escolha mais louca no caos de tudo o que está se desdobrando em nosso planeta agora.

Pode ser bastante desafiador dar o primeiro passo em outra direção neste mundo onde tudo se resume à mera sobrevivência: trabalho, competição por trabalho, dinheiro, mais dinheiro, poder, medo de perder.

Quando estamos viciados demais neste círculo é hora de levantar a cabeça, abrir o olhos, os ouvidos, o coração e a alma.

Deixar tudo aquilo que apenas nos deixa na mão e caminhar em OUTRA DIREÇÃO, nenhuma daquelas que percorremos no dia a dia, nenhuma daquelas que tentamos fazer em menos tempo possível, nenhuma daquelas que nos levam apenas à lugar nenhum.

É chegada a hora de perceber que em vez de irmos mais longe devemos chegar mais perto, reconectarmos com aquele que ainda habita nosso ser, NÓS MESMOS.

O Caminho Pro Interior deve ser desbravado com coragem e determinação, paciência e atenção.

São 18 cidades e 04 distritos, mais de 400 km, aqui tem chão suficiente para que qualquer um de nós, através das belezas naturais e história que remonta séculos, chegue ao seu destino e se encontre lá.

 

CIDADES E DISTRITOS

 

AMPARO

Estância hidromineral

Amparo é uma das seis Estâncias Hidrominerais do Circuito das Águas Paulista, terceiro principal destino turístico do Estado de São Paulo. Seu principal atrativo turístico provém de sua geologia (Estância Hidromineral), principalmente de suas águas, sejam elas de suas fontes de águas minerais, seja do principal manancial que corta o município, o rio Camanducaia. Amparo dispõe também de um importante Patrimônio Histórico, protegido pelo CONDEPHAAT (órgão responsável pela preservação no Estado de São Paulo) e por seu Plano Diretor, objeto de teses e livros e considerado um dos mais diversificados e bem preservados da segunda metade do século XIX (época da lavoura cafeeira).

http://www.amparo.sp.gov.br/

  

 

MOSTARDAS

Mostardas é um distrito do município de Monte Alegre do Sul, no interior do estado de São Paulo. Foi criado pela lei 8092 de 28/02/1964.

No Distrito encontra-se a Igreja da Exaltação da Santa Cruz, onde fica o Km 25 do Caminho pro Interior.

 

 

MONTE ALEGRE DO SUL

Monte Alegre do Sul é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

https://www.montealegredosul.sp.gov.br/

 

SERRA NEGRA

Serra Negra foi fundada em 23 de setembro de 1828 por Lourenço Franco de Oliveira, quando uma pequena capela foi construída nas terras dele. Em 12 de março de 1841, a capela, pertencente à região de Mogi Mirim, foi elevada à categoria de freguesia. Em 24 de março de 1859, Serra Negra foi elevada à categoria de vila.

Tem como principal atividade econômica o turismo, com uma forte e extensa rede hoteleira, seguido da agricultura e da extração de água mineral, sendo, hoje, um dos maiores produtores nacionais do produto, com onze empresas atuando.

http://www.serranegra.sp.gov.br/

Águas minerais

Serra Negra, embora afetada pela crise, já recebia os primeiros benefícios da descoberta da qualidade terapêutica de suas águas minerais a partir da Fonte Santo Antonio, de Luiz Rielli. A descoberta das propriedades radioativas das águas em 1928 levou à criação, em 1930, de um pavilhão hidroterápico construído ao lado da grandiosa fonte. Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais de Serra Negra indicadas para os mais diversos tratamentos de saúde.

O reconhecimento da qualidade das águas minerais levou à denominação de Serra Negra, pelo então Presidente da República Washington Luís, como 'Cidade da Saúde'. Em 1938, o Decreto assinado pelo então governador, Ademar de Barros, elevou Serra Negra à categoria de Estância Hidromineral e Climática. Atualmente, a Estância Hidromineral de Serra Negra tem no turismo sua principal atividade econômica, seguida da agricultura, com predominância para o cultivo do café.

 

 

LINDÓIA

Os primeiros alicerces da colonização da região remontam aos princípios do século XVII. Quando era extraordinária a quantidade de colonizadores pretendendo terra na zona cortada pelo caminho que ligava o litoral às minas de Goiás. Requeridas as Sesmarias, localizada à margem da estrada referida, eram logo concedidas e assim, penetravam léguas e léguas pelo sertão adentro.

No início o pequeno povoado recebeu o nome de brotas do rio do Peixe, conforme documentos datados de 1869 e 1870. Com a construção do ramal férreo da Cia. Mogiana, de Serra Negra em 1890, a região adquiriu um canal para escoamento de sua produção agrícola. Em 1895 foi criado o distrito policial de Lindóia subordinado ao de Serra Negra. Em 1970 no dia 29 de maio pelo decreto 229, foi Lindóia instituída em Estância Hidromineral, condição que perdeu ao ser transformada em Turística para obter autonomia eleitoral, mais graças ao trabalho do Deputado Manteli Neto, a partir de 9 de maio de 1986, voltou a condição de Estância Hidromineral, com lei sancionada pelo Governador Franco Montoro.

https://www.lindoia.sp.gov.br

 

 

ÁGUAS DE LINDÓIA

Águas de Lindóia surgiu ao redor das fontes minerais que intrigaram os tropeiros que passavam pela região, no século XIX, em busca do ouro. Eles notavam que seus ferimentos e de seus cavalos melhoravam ao se banhar nas águas que ali brotavam.

Em 1926, conseguiu através de sua influência, trazer para cá a renomada cientista Madame Curie, prêmio Nobel de Química e Física que, analisando nossas águas, constatou suas propriedades terapêuticas.

https://www.aguasdelindoia.com.br

 

 

A CREDENCIAL 

  

A credencial é uma ferramenta de segurança para o peregrino/turista e também para CAMINHO PRO INTERIOR,

é através dela que você cria uma identidade reconhecida por todos ao longo do trajeto,

além de receber este documento que funciona como um passaporte,

todo peregrino credenciado também recebe uma pulseira identificadora.

 

PORQUE DEVO ME CREDENCIAR?

Além de usufruir de toda informação importante para percorrer o caminho você ainda comprova sua peregrinação pelas cidades que fazem parte do CAMINHO PRO INTERIOR.

 

QUAL A UTILIDADE DA CREDENCIAL?

Tem como objetivo fortalecer nossa identidade turística como sendo um caminho ligado à natureza onde se vivencia culturas e novas experiências. Só serão autorizados a carimbar nossa credencial os estabelecimentos que estiverem de acordo com nossas normas e objetivos em receber da melhor forma possível aquele que estiver percorrendo o CAMINHO PRO INTERIOR. Escolhemos pontos estratégicos ao longo da jornada para que todo peregrino conheça os recantos mais interessantes de cada cidade sendo recebido como amigo.

À todos que concluírem o percurso em sua totalidade e possuirem todos os espaços referentes às 21 localidades carimbados, será concedido ainda um certificado de conclusão emitido pela ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CAMINHO PRO INTERIOR. Temos certeza que aqueles que chegarem a esta etapa final terão acrescentado às suas vidas uma experiência tranformadora e inesquecível.

 

QUEM TEM DIREITO A RECEBER O CERTIFICADO?

Somente aqueles que comprovarem a conclusão de todos os trechos com a credencial devidamente carimbada com as 21 localidades diferentes do percurso. 

 

ONDE RETIRAR A CREDENCIAL?

Atualmente os pontos de retirada são exclusivamente nestes endereços:

  • ANCONA CENTER HOTEL
    Rua José Fontana, 120 - Centro - Amparo/SP CEP: 13900-480
    (19) 3807.5866
  • RESTAURANTE PONTO 8
    Endereço: R. Mal. Deodoro, 320 - Centro, Amparo - SP, 13900-080
    Telefone: (19) 3807-8014 

ACESSE ESTE LINK ABAIXO PARA SOLICITAR A SUA CREDENCIAL

 

 

A TRILHA 

Características

O CAMINHO PRO INTERIOR é formado na sua maioria por estradas rurais de terra. Entre vales e montanhas da serra da mantiqueira percorre o relevo ondulado verdejantes com suas reservas naturais passando por nascentes, rios, cachoeiras, plantações de café, morango, batata, uva, ortaliças e flores. Uma das mais exuberantes regiões do Brasil.

Sinalização

Uma característica peculiar são as setas na cor laranja representando o peregrino durante todo o trajeto, elas indicam a direção e estão localizadas em postes, mourões e pedras.

Outras placas estão pelo caminho informando altimetria e quilometragem, placas com mensagens motivacionais e ainda placas nos estabelecimentos parceiros.

 

Altimetria e quilometragem entre as cidades

Assim que os próximos trechos forem lançados você poderá conferir aqui suas respectivas altimetrias e quilometragens.

 

MAIS INFORMAÇÕES

https://caminhoprointerior.com.br/ 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar