Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

CAMINHO DE NHÁ CHICA

Como fazer a inscrição.

Uma vicência de fé e simplicidade pelas montanhas de Minas gerais

Sem data definida, clique aqui e agende uma data!
Data: Data a definir
  Local: Inconfidentes MG a Baepedi MG
Distância: 260km
Nível: Intermediário
Valor Total: R$ 0,00

QUEM FOI NHÁ CHICA 

Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica) nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG). Ainda pequena mudou-se para Baependi (MG), acompanhando sua mãe e seu irmão, Teotônio. Dentre os poucos pertences, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1818, com apenas 10 anos de idade, a mãe de Nhá Chica faleceu deixando aos cuidados de Deus e da Virgem Maria as duas crianças, Francisca de Paula de Jesus e seu irmão, com 12 anos. Órfãos de mãe, sozinhos no mundo, Francisca de Paula e Teotônio, cresceram sob os cuidados e a proteção de Nossa Senhora, que pouco a pouco foi conquistando o coração de Nhá Chica. Esta, a chamava carinhosamente de “Minha Sinhá” que quer dizer: “Minha Senhora”, e nada fazia sem primeiro consultá-la. Nhá Chica soube administrar muito bem e fazer prosperar a herança espiritual que recebera da mãe.

Nunca se casou. Rejeitou com liberdade todas as propostas de casamento que lhes apareceram. Se dava bem com os pobres, ricos e com os mais necessitados. Atendia a todos os que a procuravam, sem discriminar ninguém e, para todos tinha uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de oração. Ainda muito jovem, era procurada para dar conselhos, fazer orações e dar sugestões para pessoas que lidavam com negócio. Muitos, não tomavam decisões sem primeiro consultá-la, e para tantas pessoas, ela era considerada uma “santa”, todavia em resposta para quem quis saber quem ela, realmente, era, respondeu com tranquilidade: “… É porque eu rezo com fé”.

Sua fama de santidade foi se espalhando de tal modo que pessoas de muito longe começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela, falar-lhe de suas dores e necessidades e, sobretudo para pedir-lhe orações.A todos, atendia com a mesma paciência e dedicação, mas nas sextas feiras, não atendia a ninguém. Era o dia em que lavava as próprias roupas e se dedicava mais à oração e à penitência. Isso porque sexta-feira é o dia que se recorda a Paixão e a Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo para a salvação de todos nós. Às Três horas da tarde, intensificava suas orações e mantinha uma particular veneração à Virgem da Conceição, com a qual tratava familiarmente como a uma amiga.

Nhá Chica era analfabeta, pois não aprendeu a ler nem escrever, desejava somente ler as Escrituras Sagradas, mas alguém as lia para ela, e a fazia feliz. Compôs uma Novena à Nossa Senhora da Conceição e em Sua honra, construiu, ao lado de sua casa, uma Igrejinha, onde venerava uma pequena Imagem de Nossa Senhora da Conceição que era de sua mãe e, diante da qual, rezava piedosamente para todos aqueles que a ela se recomendavam. Essa Imagem, ainda hoje, se encontra na sala da casinha onde ela viveu, sobre o Altar da antiga Capela.  A “Igrejinha de Nhá Chica”, depois de ter passado por algumas reformas, é hoje o “Santuário Nossa Senhora da Conceição” que acolhe peregrinos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Muitos fiéis que visitam o lugar, pedem graças e oram com fé. Tantos voltam para agradecer e registram suas graças recebidas. Atualmente, no “Registro de graças do Santuário”, podem-se ler aproximadamente 20.000 graças alcançadas por intercessão de Nhá Chica.

A beata morreu no dia 14 de junho de 1895, estando com 87 anos de idade, mas foi sepultada somente no dia 18, no interior da Capela por ela construída. As pessoas que ali estiveram sentiram exalar-se de seu corpo um misterioso perfume de rosas durante os quatro dias de seu velório. Tal perfume foi novamente sentido no dia 18 de junho de 1998, 103 anos depois, por Autoridades Eclesiásticas e por membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica e, também, pelos pedreiros, por ocasião da exumação do seu corpo. Os restos Mortais da Venerável se encontram hoje no mesmo lugar, no interior do Santuário Nossa Senhora da Conceição em Baependi, protegidos por uma urna de acrílico colocada no interior de uma outra de granito, onde são venerados pelos fiéis. Ela foi beatificada no dia 04 de maio de 2013, em Baependi, com a presença de cerca de 15 mil fiéis.

 

HISTÓRIA DO CAMINHO DE NHÁ CHICA
 
O Caminho de Nhá Chica foi criado no dia 14 de junho de 2019, quando um grupo de peregrinos dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo foi abençoado pelo pároco de Inconfidentes, padre Antônio Brentegani, para dar início à primeira peregrinação a pé, entre Inconfidentes e Baependi. A bênção ocorreu durante a celebração da santa missa em louvor à beata, rezada na Capelinha Nhá Chica, construída no bairro Romas, zona rural de Inconfidentes. No dia 15 de junho de 2019, o grupo pioneiro começou a caminhada de 260km.

A ideia do caminho surgiu um ano antes, no dia 14 de junho de 2018, quando o senhor Eraldo José Sarapu participava da missa realizada na mesma capelinha. Dias depois, ele procurou o casal responsável pela ermida, Daniela de Roma e José Valmei Bueno, e apresentou o desejo de se criar uma rota de peregrinação ligando a capelinha ao Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi. Para viabilizar o projeto, foi instituído um grupo de devotos com a missão de estudar, traçar o trajeto e providenciar as primeiras ações para a implantação do caminho. Este grupo foi constituído por Eraldo Sarapu, José Ricardo de Souza, Gilberto Braz, Genoveva Rangel, Janaína Martinelli e José Valmei Bueno. Depois de verificada a viabilidade do caminho, agendou-se para 15 de junho de 2019 a data de saída do primeiro grupo de peregrinação.

 

TRAJETO

Os admiradores e devotos da beata Nhá Chica passam a contar com uma rota de peregrinação : o Caminho de Nhá Chica tem 257 km de extensão e percorre 14 municípios da região do Sul de Minas Gerais. O ponto de partida é Capela Nhá Chica, localizada no bairro Romas, zona rural de Inconfidentes. A meta do percurso é atingir o Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi. A igreja foi construída pela beata no século XIX.

Quem se aventurar a percorrer o Caminho de Nhá Chica poderá entrar em contato com as paisagens de 14 municípios do Sul de Minas, pertencentes à Arquidiocese de Pouso Alegre e à Diocese da Campanha, que integram a rota: Inconfidentes, Borda da Mata, Congonhal, Espírito Santo do Dourado, Silvianópolis, Careaçu, Heliodora, Natércia, Conceição das Pedras, Cristina, Carmo de Minas, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi.

O caminho foi demarcado com placas de sinalização, assim como foi feita parceria com as pousadas que estão no caminho que poderá ser percorrido a pé ou de bicicleta.

 

 
Ponto de Partida 

Capela Nhá Chica – Bairro Romas/ Inconfidentes (MG)

A Capela dedicada à Beata Nhá Chica foi construída para ser um ponto de oração e de encontro com Deus. É também um local de apoio aos Peregrinos dos Caminhos de Nhá Chica e da Fé. Está localizada no bairro Romas, a 5km do centro de Inconfidentes-MG, e fica aberta todos os dias, das 7h às 19h. Próximo à capela está o ponto gratuito de apoio aos Peregrinos, onde podem encontrar área para descanso, água, sanitário e carimbo da credencial. Bem-vindos!


 
Ponto de Chegada
 
Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica – Baependi (MG)

O Santuário da Imaculada Conceição está localizado no alto de uma colina, em Baependi. O templo foi construído pela Beata Nhá Chica no século XIX. Para concluir a construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição, Nhá Chica usou parte da herança deixada por seu irmão Teotônio. Outros materiais, a beata conseguiu por meio de doações da comunidade da região. Atualmente a igreja é visitada por fiéis de todo o Brasil e do exterior que recorrem à Nhá Chica.

 

 

VALOR/INVESTIMENTO: consulte-nos!

(Quantidade minima de 08 pessoas para esta cicloviagem)

 

QUER FAZER UMA DAS ROTAS COM SEU GRUPO? 

ENTRE EM CONTATO E SOLICITE UM ORÇAMENTO!

 

OFERECEMOS A MELHOR ESTRUTURA PARA VOCÊ APROVEITAR AO MÁXIMO!

 

  • Veículo de apoio 4x4 com transbike e kit primeiros socorros durante o percurso
  • Suporte e orientações pré cicloviagem
  • Hospedagens
  • Guia cadastrado no Ministério do Turismo
  • Fotógrafo profissional durante todo o percurso
  • Vídeo/ Documentário da expedição diários
  • Durante o pedal: lanche manhã, lanche tarde, hidratação e frutas 
  • Apoio mecânico para reparos rápidos
  • Orientações nas revisões diárias das bicicletas
  • Translado das bagagens no carro de apoio
  • Seguro de vida e acidentes pessoais
  • Placa Bike Personalizada
  • Credencial 
  • Medalha de participação ao final de cada etapa
     

 

Luciano Carneiro

(organizador) (19)99297-8612

INCONFIDENTES A BAEPENDI MG

O QUE ESTÁ INCLUSO? - VEÍCULO DE APOIO DURANTE A PEDALADA - SUPORTE E ORIENTAÇÕES PRÉ CICLOVIAGEM - HOSPEDAGEM EM HABITAÇÃO DUPLA, TRIPLA, OU QUADRUPLAS - PARA 03 NOITES (ACOMUDAÇÕES SIMPLES) - CAFÉ DA MANHÃ - GUIA - FOTÓGRAFO PROFISSIONAL DURANTE TODO O PERCURSO - DURANTE O PEDAL: LANCHE MANHA, LANCHE TARDE, HIDRATAÇÃO E FRUTAS - MECÂNICO (PARA REPAROS RÁPIDOS) - ORIENTAÇÃO NAS REVISÕES DIÁRIAS DAS BICICLETAS - TRANSLADO DAS BAGAGENS NO CARRO DE APOIO - SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS - RETORNO DE BAEPENDI A INCONFIDENTES (VAN) + TRANSBIKE

- BIKE REVISADA - CAPACETE - LUVA - ÓCULOS - BOLSA DE HIDRATAÇÃO OU CARAMANHOLA - KIT BÁSICO DE CHAVES, REMENDO E CÂMARA DE AR RESERVA - DOIS CONJUNTOS DE ROUPAS PRA PEDALAR (PREFERÊNCIA MANGA LONGA) - 1 CAMISETA DE ALGODÃO PARA DORMIR - 1 SHORT OU CALÇA DE TACTEL - CHINELO - KIT HIGIENE PESSOAL - FILTRO SOLAR BIODEGRADÁVEL - REPELENTE DE INSETOS - CELULAR/CARREGADOR - MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO OU DE CERTA FREQUÊNCIA.

ITENS OBRIGATÓRIOS: - CAPACETE - LUVAS - ÓCULOS DE PROTEÇÃO - ROUPAS DE CICLISMO

- BICICLETA MOUNTAIN-BIKE, REGULADA E REVISADA, COM PNEUS PARA TERRA - ESTAR ACOSTUMADO A PEDALAR COM FREQÜÊNCIA EM TODOS TIPOS DE TERRENO - TER DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTARMOS JUNTOS OS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES PROPOSTAS

CAPACETE, LUVAS E ÓCULOS DE CICLISMO

O QUE ESTÁ INCLUSO? - VEÍCULO DE APOIO DURANTE A PEDALADA - SUPORTE E ORIENTAÇÕES PRÉ CICLOVIAGEM - HOSPEDAGEM EM HABITAÇÃO DUPLA, TRIPLA, OU QUADRUPLAS - PARA 03 NOITES (ACOMUDAÇÕES SIMPLES) - CAFÉ DA MANHÃ - GUIA - FOTÓGRAFO PROFISSIONAL DURANTE TODO O PERCURSO - DURANTE O PEDAL: LANCHE MANHA, LANCHE TARDE, HIDRATAÇÃO E FRUTAS - MECÂNICO (PARA REPAROS RÁPIDOS) - ORIENTAÇÃO NAS REVISÕES DIÁRIAS DAS BICICLETAS - TRANSLADO DAS BAGAGENS NO CARRO DE APOIO - SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS - RETORNO DE BAEPENDI A INCONFIDENTES (VAN) + TRANSBIKE

- DESLOCAMENTO ATÉ A CIDADE DE SAÍDA - HOSPEDAGEM ANTES OU DEPOIS DO ENCERRAMENTO DA CICLOVIAGEM - TRANSPORTE PARA ACOMPANHANTES DURANTE TODA A CICLOVIAGEM - REFEIÇÕES: ALMOÇO OU JANTAR - BEBIDAS ALCOÓLICAS EM GERAL - PASSEIOS LOCAIS OPCIONAIS - SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS - DESPESAS EXTRAS DE CARÁTER PESSOAL (TELEFONE, GORJETA, LAVANDERIA, ETC.) - TUDO QUANTO NÃO SEJA EXPRESSAMENTE MENCIONADO NO PROGRAMA

1. A idade MÍNIMA para ciclistas se inscreverem para o passeio é de 18 (dezoito anos), menores de idade somente acompanhado de seus pais ou responsáveis.
2. Para a realização do evento SERÁ NECESSÁRIO NO MÍNIMO 10 BIKERS, caso contrário o evento será cancelado e faremos a devolução dos valores, em até 7 dias antes do evento.
3. As inscrições terão limite de no máximo 18 bikers, caso atinja o número de inscritos as inscrições serão fechadas para esta cicloviagem. 4. ESTE EVENTO É INDICADO PARA QUEM JÁ ESTÁ ACOSTUMADO A PEDALAR COM FREQUÊNCIA.Nossa avaliação de condição física e técnica para este evento é classificado tendo-se como referência um indivíduo não-atleta e não sedentário, que possua autonomia em conduzir a bicicleta e que já tenha pedalado 40kms ou mais sem dificuldade.
5 .O evento acontecerá em qualquer situação climática.
6. Todos(as) os(as) participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da cicloviagem.
7. Não haverá reembolso, por parte da organização, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os participantes venham a sofrer durante a participação neste evento.
8. Não serão aceitos ciclistas que não estiverem com todos os equipamentos obrigatórios pré-estabelecidos.
9. Durante o percurso e atividades sempre haverá um guia, utilizando-se de rádio para transmitir ao ciclista de apoio e vice versa, caso haja imprevistos ou irregularidades; sendo assim não será permitida a ultrapassagem do guia e nem mesmo ficar atrás do apoio final.
10. Ficam proibidas manobras radicais. Por essa razão, é imprescindível que todos os participantes respeitem as leis de trânsito e cidadãos, nas ruas e estradas.
11. É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas ou qualquer tipos de substâncias ilícitas durante a cicloviagem. 12. Se você faz uso de algum medicamento ou tem alguma restrição, favor comunicar.
13. Em caso de emergência chamaremos o serviço público local de resgate.
14. Você receberá todas as informações e ponto de encontro no seu e-mail cinco dias antes do evento.
15. Devolução do Dinheiro: todo evento tem um custo operacional como impostos, seguro de vida, transporte, apoio, pessoal e hospedagem (no caso de pernoite), todos esses custos são pagos antecipadamente então segue algumas regras abaixo: - Até 7 dias antes da realização do evento, não há devolução do dinheiro, nesse caso o participante pode transferir sua vaga para outro de sua indicação. - De 8 a 20 dias antes da realização do evento, devolução de 50% do valor pago (Será descontado taxas e impostos). - De 21 dias em diante, devolução total do valor pago (Será descontado taxas e impostos).
16. CANCELAMENTO DO EVENTO. O evento pode ser cancelado pelo caso: - Caso não atinja o números de inscritos para a realização do mesmo (item 2) - Caso o acesso ao local do evento sofra algum dano que impossibilite o acesso ou coloque em risco a segurança dos participantes, Nos casos acima os participantes inscritos são comunicados e o valor já pago é devolvido ao participante ou revertido em crédito para um próximo evento.
17. O seguro de vida/acidentes é para o ciclista/participante, pessoal e intransferível. Não incluí bicicleta ou demais equipamentos.

- Antes de pedalar, alimente-se de maneira correta para a prática da modalidade. - Abasteça sua garrafinha em todos os pontos de apoio e hidratação do percurso. - Conduza a bicicleta sempre em uma velocidade segura, assim você não correrá riscos e não atrapalhará outro participante ou usuário da via. - Mantenha sua bicicleta sempre revisada, assim seu pedal será mais aproveitado. - Não descartem lixo no chão! Zelem pela preservação da natureza! - Zelar pela imagem do mountain-bike e do ciclismo. - BAGAGEM DE MÃO - Sugestão : Calça/bermuda, camiseta, chinelo, blusa, roupas intimas, itens de higiene pessoal, carregador de celular, repelente, (lembramos que é região de Serra estando o clima sujeito a mudanças bruscas de temperatura). - UTENSÍLIOS A SEGUIR COM A BIKE: Capacete, garrafinha de água, luvas, óculos, câmara de ar reserva, capa de chuva ou corta vento, calça comprida para bike ou pernito, camisa de manga comprida ou manguito, celular, protetor solar, documentos e dinheiro para uso pessoal.

Boleto Bancário ou transferência / Cartão de Crédito (parcelado em até 5 x com custos) - Pagamento via depósito (5% de desconto)

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar