Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Turismo em Monte Verde: O que fazer no destino Mineiro

  • 30/03/2017

O turismo ecológico, os esportes radicais e a arquitetura no estilo europeu são grandes atrativos no distrito da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais


A Serra da Mantiqueira é uma grande área de terras altas que pode chegar até 3 mil metros de altitude, se estendendo pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O local é repleto de unidades de conservação ambientais que fazem a região ter uma paisagem única. Lá estão cidades conhecidas, como Campos do Jordão, que fica no interior paulista, e a mineira Monte Verde, famosa pela variedade de atividades de ecoturismo.

O lugar é um distrito do município de Camanducaia e fica no estado de Minas Gerais, tendo características de ar europeu e atrativos parecidos com os da vizinha Campos do Jordão, mas oferecendo uma tranquilidade típica do interior, clima frio montanhoso (a 1554 metros de altitude) e convívio com a natureza. Monte Verde recebe vários visitantes durante todo o ano, especialmente aqueles que procuram turismo ecológico e casais que querem ter um fim de semana calmo e romântico.

A paisagem do distrito pode até lembrar os Alpes Suíços, com pequenas casas no estilo alpino sendo construídas no vale e nas encostas das montanhas. Durante o inverno, a neblina cobre a região e se mistura com a fumaça das chaminés, fazendo o local se parecer ainda mais com as montanhas europeias. A influência do Velho Continente pode ser vista em todos os lugares, desde na arquitetura das construções até nas comidas tradicionais.

Monte Verde é dominado por uma vegetação onde se destacam árvores da Mata Atlântica, como o Ipê e o Carvalho, e de áreas subtropicais, como a Araucária e os Cedros. Grande parte da mata original está sob proteção governamental e faz parte da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias. A variedade natural também conta com diversas espécies de animais, especialmente de pássaros.

Essa conservação e abundância ambiental faz Monte Verde ser um destino ecológico, onde os visitantes podem fazer trilhas, praticar esportes radicais ao ar livre e conhecer um pouco mais da natureza.

Veja abaixo 10 passeios para se fazer no distrito da Serra da Mantiqueira.

 

Parque Verner Grinberg  Uma ida ao parque é imperdível e obrigatória para os turistas de Monte Verde. Nesse paraíso ecológico, eles podem fazer caminhadas no topo da Serra da Mantiqueira, onde ficam os picos mais altos da região, e apreciar uma paisagem incrível da vila, de Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba. As trilhas são sinalizadas, o que dispensa a ajuda de um guia. A entrada no parque é gratuita e ele fica aberto 24 horas.

 

Pedra Redonda  Esse é um dos principais passeios de Monte Verde, podendo ser feito por adultos e crianças. Apesar de a trilha ser curta, de 900 metros, o trecho final tem uma subida bastante íngreme que exige esforço para conseguir ir ao topo. Mesmo assim, o percurso é considerado de nível moderado pelos visitantes locais. Ao chegar no cume da Pedra Redonda, todos são recompensados com um solo amplo e plano, com bastante espaço para sentar, descansar e admirar a paisagem ao redor.

 

Circuito Fazenda Radical  Esse complexo de atividades tem diversas opções para aqueles que procuram um pouco de aventura em Monte Verde, proporcionando lazer em um ambiente agradável e seguro, e até recebeu o Certificado de Excelência de 2014 do site de viagens TripAdvisor. Em duas tirolesas de 450 e 475 metros, a 70 metros de altura, as pessoas atravessam o vale com uma vista panorâmica incrível. No passeio de quadriciclo, em uma trilha de 13 quilômetros, os automóveis levam todos em subidas e descidas, passando por grandes lagos, e, no arco e flecha, a atividade é praticada com o mesmo equipamento usado nos jogos olímpicos. Além disso, os visitantes podem subir uma parede de escalada de 8 metros e fazer o circuito de arvorismo de 110 metros. O preço das atividades começa em R$ 25 por pessoa.

 

Orquidário – A propriedade do biólogo José Mauricio Piliackas e da médica Valéria Piliackas conta com um acervo de 1500 espécies diferentes de orquídeas, cerca de 300 de plantas carnívoras e algumas de bromélias, suculentas e plantas exóticas. A estufa é aberta a visitação. O local também vende as plantas que estão à mostra no site, além de disponibilizar cursos sobre biologia e manejo de orquídeas. A entrada é franca e o local fica aberto às sextas-feiras, das 10h às 15h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

 

Passeios de jipe Beleza natural é o que não falta em Monte Verde, e os caminhos rústicos do distrito também levam a esses lugares. Para ir até muitos deles, é preciso um veículo apropriado, além de um guia que conheça a região. Por isso, é comum os visitantes contratarem o serviço de empresas que oferecem variados roteiros, como o city tour, que passa pelos principais pontos turísticos locais, e os que vão para outras cidades, como Cachoeira dos Pretos, São Francisco Xavier, Gonçalves e Campos do Jordão.

 

Unger's Pottery House Unindo natureza e arte, essa galeria, que fica em um espaço de 3 mil m², faz os visitantes experienciarem essa mistura única e criativa. O local é voltado para a arte contemporânea, expondo peças de jardim e interior (como objetos decorativos), utilitários e artigos especiais para jardins (como fontes, banheiras e comedouros de passarinhos). O espaço conta com obras de artistas contemporâneos ceramistas, pintores e escultores, tais como Norma Grinberg, Megumi Yuasa, Paula Unger, Percival Tirapeli e Malu Siqueira.

 

Voos panorâmicos O grande e verde cenário de Monte Verde e de toda a região da Serra da Mantiqueira também pode ser observado a bordo de um avião monomotor. Os voos saem do Aeroporto de Monte Verde, o mais alto do Brasil, a 1555 metros de altura, nos finais de semana e durante o inverno, tendo três roteiros diferentes e durações variáveis. Os preços começam em R$ 80 por pessoa.

 

Mountain bike Monte Verde é repleta de lugares para praticar mountain bike, como a própria vila e percursos e trilhas na região que têm diferentes extensões e graus de dificuldade. Em vários pontos da cidade, é possível encontrar pontos para alugar bicicletas ou contratar passeios com guias locais para praticar a atividade.

 

Centro comercial – Ao longo da avenida principal de Monte Verde e em suas ruas transversais, no centro, é onde se concentra o comércio local, com shopping, restaurantes, lojinhas e serviços turísticos. Lá é possível encontrar peças de artesanato, perfumaria, confecções, comidas e bebidas, além das casas de chá.

 

Cachoeira dos Pretos – Essa cachoeira é uma das únicas do distrito e tem 154 metros de altura, com um grande volume de água que provoca um barulho alto quando bate nas pedras, sendo a mais imponente do estado. Nas noites em que acontecem eventos especiais em Monte Verde, ela é totalmente iluminada, ganhando um lindo visual. Para chegar até lá caminhando é preciso percorrer 31 quilômetros, mas também é possível contatar um jipe com guia para levar grupos até lá.

 

Por Pure Viagem

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS