Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Águas da Prata - Trilha Ecológica do Bosque e Caminho da Fé

  • 30/03/2017

Trilha saindo da Praça da Bandeira em Àguas da Prata, subindo o Caminho da Fé ao contrário, percurso com lindas paisagens, passando na sua grande maioria por trechos do Caminho da Fé e descendo pela trilha do Bosque Municipal.


Trilha feita no dia 27 de dezembro de 2014, pelos ciclistas: Luciano Carneiro (SJR Pardo-SP) e Carlos Proteção (Poços de Caldas-MG).

 

Águas da Prata é um município brasileiro do estado de São Paulo, é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais. Localizada na encosta da Serra da Mantiqueira a uma altitude de 870 metros, destaca-se por suas belezas naturais como cachoeiras, cascatas, lagos artificiais e trilhas que atendem a toda faixa etária, onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza.

Foi em Àguas da Prata que nasceu a maior rota de peregrinação das Américas, O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

 

Nos encontramos na cidade de Águas da Prata para um passeio de bike, o percurso foi elaborado pelo ciclista Carlos Proteção, que conhece bastante a região. Saímos da Praça das Bandeiras, bem no centro de Águas da Prata e após alguns quarteirões logo entramos na estrada de terra, e ali iniciou-se uma longa subida de cerca de 5km, com trechos bastante ingrimes, e com muitas pedras soltas e erosões, a cidade de Águas da Prata foi ficando para trás (este trecho é do Camiho da Fé, para quem vem de São Roque da Fartura para Águas da Prata, nós fizemos o contrário, subimos ali).

Depois de 5km de subidas, adentramos em trilhas na mata, num percurso bastante agradável, e com algumas subidas, não muito longas, devido as chuvas que ocorreram nos dias anteriores, em alguns pontos a trilha estava com bastante lama, tivemos que descer das bikes e epurra-las em dois pontos. No km 7 pegamos uma subida muito forte, curta (500 metros no máximo) mas muito inclinada, e por estar dentro da mata, o chão estava muito escorregadio, foi dificil, mas conseguimos subir pedalando.

No meio do percurso encontramos com um grupo de ciclistas que estava fazendo o Caminho da Fé, 5 ciclistas de Piracicaba, que estavam percorrendo o percurso.

Em dois pontos do percurso tivemos que pular duas porteiras, estas sempre permanecem fechadas. 

A paisagem no percurso é incrivel! El alguns trechos podia se ver a Serra do Caracol ao fundo, tendo como seu maior ponto o Pico do Gavião, com quase 1700 metros de altitude.

Depois de muitas descidas, algumas bem fortes e perigosas, pois a estrada é cheia de cascalhos, chegamos no Orquidário, que por nossa sorte estava aberto, havia passado por ali quatro vezes e nunca o encontrei aberto. Tiramos algumas fotos ali. Bem próximo do orquidário tem um enorme Jequitibá Rosa. 

Encontramos novamente o grupo de ciclistas do Caminho da Fé, eles seguiram o percurso indicado pelas setas amarelas, e nós desviamos para outro lado, pois iamos descer a trilha do bosque.

Quase no km 16 paramos na nascente da Fonte Vilela, que emerge ao pé de um paredão de cerca de 10 m de altura,  é considerada a água mineral mais radioativa das Américas para o tratamento do sistema renal.

Continuamos a descida e logo saimos no Bosque Municipal, dentre as "quiosques".

 

Pontos Turísticos do Percurso:

  • Maior parte do percurso é formada por trechos do Caminho da Fé
  • Orquidário
  • Jequitibá Rosa
  • Fonte Vilela
  • Bosque Municipal

 

Informações:

  • Distância: 17km
  • Subidas Acumuladas: 672 metros
  • Nível: Médio/Intermedíário

 

Baixe aqui o arquivo gpx deste percurso.

 

 

CONFIRAM AS FOTOS ABAIXO

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO Aventura - CACONDE-SP - 07/01/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO Aventura - CACONDE-SP