Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasil Ride divulga distâncias e altimetrias das etapas da oitava edição

  • 29/09/2017

Mudanças mais significativas foram realizadas nas disputas em Guaratinga, entre o segundo e o quarto dias de corridas no Sul da Bahia


Estão definidas as distâncias e altimetrias das sete etapas da Brasil Ride, a principal ultramaratona de MTB das Américas. Com algumas reformulações e melhorias em relação ao traçado do ano passado, a oitava edição da prova contará agora com um total de 558,2 km e elevação acumulada de 11.379 metros, o que representa um aumento de 3,5% e 5,6%, respectivamente. A competição terá, pelo segundo ano seguido, as sedes - chamadas Vilas Brasil Ride - em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, ambos municípios localizados na região Sul da Bahia, e será entre 14 e 21 de outubro.

"O que podemos garantir é que a Brasil Ride será ainda mais emocionante e intensa para os ciclistas do mundo inteiro nesta oitava edição. As mudanças que fizemos visam elevar ainda mais o grau técnico das disputas, e só puderam acontecer graças ao entendimento com donos de propriedades e fazendas da região de Guaratinga, onde promovemos as principais alterações nos percursos. Agradecemos muito a essas pessoas e já percebemos que a região que liga Porto Seguro a Guaratinga abraçou a ultramaratona. Se em 2016 a prova era uma grande novidade, agora a Brasil Ride está bastante conhecida e com maior apoio local, o que nos deixa muito felizes", enaltece Mario Roma, fundador da competição.

As principais mudanças foram realizadas nas etapas em que a prova sai de Arraial d'Ajuda. No segundo dia, em que há o deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride, a extensão aumentou em 10 km, de 128 para 138 km, sendo o estágio mais longo. Na terceira disputa, o destaque principal está no acréscimo da altimetria, de 1.578 para 2.559 metros, além de aumentar mais de 10 km no percurso, de 63,5 para 74 km, sendo caracterizada uma das duas etapas rainhas do evento.

A etapa mais difícil promete ser a quarta, com 90 km de extensão e um total de 2.712 metros de elevação acumulada. Tanto o prólogo com 21 km, na data de abertura, quanto o cross country, no sexto dia, com 31,8 km divididos em quatro voltas, sofreram poucas alterações em termos de quilometragem e altimetria. A volta de Guaratinga para Arraial d'Ajuda, no quinto dia de corrida, promete ser mais rápida que no ano passado, com 130 km. E o encerramento ficará por conta da Maratona dos Descobrimentos, em que mais 1.000 ciclistas terão o prazer de pedalar por 73,4 km ao lado dos melhores atletas de mountain bike do mundo.

Maratona dos Descobrimentos - Realizada sempre no sétimo e último dia da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos será um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon (XCM), Arraial d'Ajuda transforma-se em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21 de outubro, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País (24 estados) e de diferentes partes do mundo, com 22 nacionalidades.

Na Maratona dos Descobrimentos os ciclistas pedalarão entre Arraial d'Ajuda e Trancoso, com 20% do traçado alterado em relação ao ano passado. O ponto alto do dia será pedalar nas falésias da região com o mar azul de fundo, um cenário único em ultramaratonas de mountain bike. Os interessados em participar da prova devem se apressar para garantir suas inscrições online. Para obter uma vaga na Maratona, basta acessar o link https://goo.gl/rUpcw3 e clicar em Inscrição.

Programação resumida da Brasil Ride 2017 - 558,2 km - 11.379 m de altimetria acumulada

14/10 - Sábado - Entrega de kit atleta em Arraial d'Ajuda
15/10 - Domingo - Etapa 1: Prólogo em Arraial d'Ajuda - 21 km e 330 m altimetria
16/10 - 2ª feira - Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria)
17/10 - 3ª feira - Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria)
18/10 - 4ª feira - Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria)
19/10 - 5ª feira - Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria)
20/10 - 6ª feira - Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria)
21/10 - Sábado - Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)

Reconhecimento - Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de "Giro de Itália do MTB".

Cobertura online - Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

Sobre a Brasil Ride - A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento.

A Brasil Ride tem patrocínio da Trek, Shimano, Unidas e Caixa, e apoio do Governo da Bahia e das prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Fonte: Brasil Ride

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Brasil Ride: Dupla da Trek é a nova líder e Luis Leão e Soren Nissen vencem 4ª etapa

Brasil Ride: Dupla da Trek é a nova líde...

Quarta corrida da ultramaratona teve início com queda do brasileiro Henrique Avancini, seg... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | 17 de Dezembro de 2017: Nas Montanhas de Minas

17 de Dezembro de 2017: Nas Montanhas de...

O evento tem o intuito de integrar atletas amadores e profissionais, em um percurso misto... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Henrique Avancini e Jiri Novak são novos donos da camisa amarela após a 3ª etapa da Brasil Ride

Henrique Avancini e Jiri Novak são novos...

Vitória e liderança foi definida apenas na linha de chegada, quando dupla tcheco-brasileir... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Segunda etapa da Brasil Ride tem vitória e liderança dos portugueses Tiago Ferreira e José Silva

Segunda etapa da Brasil Ride tem vitória...

Vice-campeão do mundo, Ferreira repetiu triunfo de 2016 na ida de Arraial d'Ajuda, em... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 7º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas - 22/10/2017

Bikers Rio Pardo | 7º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas