Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão são Campeões Brasileiros de MTB XCO no Espirito Santo

  • 24/07/2017

Principal prova do calendário nacional reuniu mais de 250 ciclistas no município de Domingos Martins


O município de Domingos Martins, região serrana do Espirito Santo, acordou pedalando neste domingo, 23 de julho. As maiores feras do Mountain Bike brasileiro marcaram presença em busca do título nacional da modalidade e protagonizaram uma grande festa sobre duas rodas, que ficou marcado pela socialização entre atletas, amigos e familiares.

Ao todo foram 19 categorias oficiais brigando pelas primeiras colocações. Os vencedores levaram para casa a camiseta de campeão nacional que poderá ser utilizada nas competições oficiais da confederação até o próximo campeonato brasileiro. Todos os primeiros colocados de cada categoria também pontuaram no ranking internacional da UCI.

  

Brasileiro de MTB XCO 2017
Crédito: Wesley Kestrel/CBC

O dia começou com a emoção dos familiares que acompanhavam os atletas das categorias de base. Gritos de motivação, muita emoção e até choro fizeram parte das primeiras baterias, que teve como um dos principais destaques a jovem revelação do MTB Brasileiro Bruna Sallfeld, de apenas 17 anos. Marcela Lima Matos, do Raiza MTB Team terminou em segundo lugar e Stella Marques, da Flay Bikes, em terceiro. 

 

Bruna Saalfeld
Crédito: Wesley Kestrel/CBC


A ciclista gaúcha já coleciona quatro títulos nacionais, sendo um na categoria infantojuvenil, dois na Juvenil e o recém conquistado na Junior. “Eu não tenho palavras para conseguir explicar a emoção que eu estou sentindo. Esse foi o meu quarto título brasileiro consecutivo, então estou muito feliz. O brasileiro é uma prova muito importante pra mim, acende sempre uma faísca no meu coração e eu acabo entrando em uma outra atmosfera. Compartilho essa vitória com toda minha família e amigos que não deixaram de torcer por nenhum minuto, sempre gritando e me incentivando”, contou Bruna Saalfeld.

Considerada uma das disputas mais acirradas do dia, os ciclistas da categoria Junior masculino protagonizaram uma grande prova, terminando com um Sprint final muito apertado entre os três primeiros colocados. A vitória ficou com o mineiro Lucas Sírio, da equipe Specialized, que comemorou a vitória sobre Pedro Lage, da Bike Point Criciúma, segundo colocado, e Cristian Lazzari, que defende a equipe AGACI, em terceiro.

Experiência na ponta do pedal

Com uma vasta experiência no esporte, os veteranos da categoria Master também abrilhantaram o campeonato de forma surpreendente. O destaque ficou por conta dos atletas Marconi Ribeiro e Abraão Azevedo, ambos de Brasília.

Abraão Azevedo
Crédito: Thiago Lemos


Marconi, do Clube Marconi Ribeiro, foi o campeão da categoria Master B1, completando as quatro voltas do percurso em 1h02min03s. Leandro Rambo ficou em segundo com 1h02min10s e Silvio Amorim em terceiro com 1h03min53. Já Abraão Azevedo, que defende o time AAZ Bike Clube levou a melhor com 1h04min03s e festejou o décimo título brasileiro. O multicampeão terminou a prova com 1min27s sobre Robson Aloisio e 4min59s sobre Gustavo Ribeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.  

Disputa de Elite

Aguardada com muita ansiedade por toda a plateia presente, a categoria Elite não decepcionou e pedalou forte. A largada da Elite feminina já mostrava como seria a disputa. As atletas iniciaram a prova com um ritmo muito forte e logo a prova estava definida com uma estratégia agressiva da ciclista Raiza Goulão, da equipe PMRA Racing Team, que assumiu a liderança na primeira volta e finalizou o percurso com 1h24min11s e pouco mais de oito minutos de vantagem sobre a segunda colocada.

“Cheguei da Europa com muita sede de correr. Estava com saudade desse calor brasileiro. A pista estava incrível, a cada ano estamos tendo uma surpresa maior com as pistas do Campeonato Brasileiro. A cada ano estão mais técnicas, sempre se baseando em pistas da copa do mundo e isso é muito importante para a evolução do nosso esporte. Estou muito contente e acho que foi um ótimo treino pra mim, que ainda tenho muitas provas para disputar fora do país”, declarou Raiza.

 

Pódio da Elite feminina
Crédito: Wesley Kestrel/CBC


Na segunda colocação terminou, também destacada, Leticia Candido, da equipe TSW Racing Team, marcando o tempo de 1h32min27s. O terceiro posto foi ocupado pela experiente ciclista Erika Gramiscelli, do time Gramiscelli Bikes, com 1h33min58s. Já a campeã da Sub-23 feminina foi Karen Fernandes, da OGGI Bikes.

Para finalizar o dia com emoção e muita rivalidade, os atletas da categoria Elite masculina alinharam na última bateria e pedalaram seis voltas no circuito. Nem a chuva que caiu no fim do dia tirou o brilho da competição. A prova começou calma e aos poucos o nível foi aumentando, fazendo o pelotão principal se desfazer em vários pequenos grupos. Com isso os atletas Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi, Sherman Trezza e Guilherme Gotardelo assumiram a liderança da prova. 

 

Categoria Elite masculina
Crédito: Wesley Kestrel/CBC


O quarteto seguiu na ponta até a última volta, onde surgiram vários ataques e Luiz Henrique Cocuzzi, que defende a equipe Lar Nossa Senhora Aparecida, seguiu isolado na liderança para cravar 1h23min08s e comemorar o seu primeiro título nacional na categoria Elite.

“O circuito era bem misto com muita subida e um final bastante técnico. Gostei muito de participar da prova e poder sair com a vitória. Cruzei a linha de chegada completamente arrepiado com o calor da torcida, foi indescritível. Esse foi meu sétimo título nacional da carreira sendo o primeiro na elite, então tem um gostinho muito especial”, destacou o campeão.

Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, completou a prova em 1h23min26s e conquistou a segunda colocação no sprint final sobre Sherman Trezza, da equipe Caloi, que completou o pódio na terceira colocação com o mesmo tempo. O destaque e grande campeão da Sub-23 masculina foi José Gabriel Marques, da equipe Audax.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2017 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Espirito Santense de Ciclismo (FESC), com patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo e Bicicletas Audax.

Fonte: CBC

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar