Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Vale dos Vinhedos une cicloturismo, vinhos e gastronomia na Serra Gaúcha

  • 08/06/2017

Bento Gonçalves oferece opções de almoços e jantares harmonizados com vinhos de alta qualidade, além de diversos passeios em meio à beleza da região de colonização europeia


Lindas paisagens, passeios diferenciados, vinhos e gastronomia em harmonia. A Serra Gaúcha é destino certo para quem sabe aliar viagem aos prazeres da boa mesa. Chamada de "Capital Brasileira da Uva e do Vinho", Bento Gonçalves foi pioneira no desenvolvimento do enoturismo no Brasil e hoje alia tradição e modernidade em hotéis, restaurantes e vinícolas.

O Vale dos Vinhedos é o principal destino enoturístico do Brasil e única região que possui os selos de indicação de procedência e de denominação de origem, com vinhos de altíssima qualidade. A região conta com nada menos que 79 vinícolas. Nelas é possível fazer visitas, degustações, participar de almoços ou jantares harmonizados com vinho e com cardápios especiais.

De pequenas propriedades a grandes grupos, cada vinícola da região oferece uma forma diferente de conhecer um pouco mais sobre esse rico mundo do vinho. Restaurantes e hotéis também costumam realizar refeições harmonizadas, com opções de cardápios que vão do tradicional ao contemporâneo.

A Serra Gaúcha é conhecida pela mesa farta, com saborosas refeições acompanhadas de vinhos, invariavelmente valorizando a tradição familiar. Seja na gastronomia italiana colonial, que vem passando de geração para geração, seja na cozinha contemporânea e nos bistrôs gourmets, com cardápios de chefs renomados, a satisfação é garantida.

Entre as opções gastronômicas, há para todos os gostos. Famosas sopas feitas com massa - como Capeletti -, polenta, queijos de vários sabores e cores - como Morbier -, fondue, galeto tradicional, salame de javali, cuca alemã, sagu, biscoitos - como de baunilha -, panna cotta e chocolate quente, apenas para citar alguns da cozinha local. O Restaurante Maria Valduga, da Casa Valduga, e o Valle Rústico Restaurante são bons exemplos da união da cozinha local com vinhos de qualidade.

Passeios a pé ou de bike - Os vales e as paisagens repletas de parreirais são alguns dos encantos da região que podem ser explorados em caminhadas por trilhas guiadas ou de bike.  Nos caminhos, o visitante encontra as marcas da imigração europeia, especialmente italiana, hoje enraizada nos moradores, com exemplos como a construção de capelas, a devoção aos santos, o dialeto venetto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho.

De bike, é possível conhecer Bento e região, com os passeios pelos principais roteiros turísticos organizados, por exemplo, pelo Dall'Onder Cicloturismo, do Dall'Onder Grande Hotel. São cinco rotas diferentes, todas com opções de maior ou menor dificuldade, duração e percurso: Caminhos de Pedra (Pedalada Cultural), Estrada do Sabor (Pedalada Colonial), Rio das Antas (Pedalada Ecológica), Salto Ventoso (Pedalada Refrescante) e Vale dos Vinhedos (Pedalada Enoturística).

Outra atração é a visita ao Parque Casa da Ovelha, que faz parte do roteiro turístico Caminhos de Pedra. Lá o visitante tem oportunidade de conhecer fazenda, laticínio e um parque de vivências, com experiências típicas de uma criação de ovinos. É um ponto turístico em Bento Gonçalves que segue três conceitos principais: o sabor, a saúde e a tradição. É possível assistir à amamentação de filhotes, pastoreio de ovelhas com cães Border Collie, falcoaria (exibição de falcões amestrados) e comprar produtos derivados do leite de ovelha, como queijos de alta qualidade e uma linha de cosméticos diferenciada.

Spa do Vinho - Entre os destaques do Vale dos Vinhedos para quem quer viver uma experiência diferenciada está o spa do vinho, localizado no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola. Lá, em meio a belas paisagens e a muitas atrações, há tratamentos vinoterápicos abertos a hóspedes e não hóspedes.

Pedal e vinho - Para quem gosta de esporte, novembro trará uma atração a mais. Isso porque a região receberá a primeira prova de mountain bike que une competição e enoturismo. É o Wine Bike - Desafio Vale dos Vinhedos 2017, que será entre os dias 17 e 19, na cidade de Bento Gonçalves. Trata-se de um evento voltado para toda a família, que alia o prazer de competir ao de degustar os melhores vinhos, apreciar a gastronomia, visitar destinos turísticos e vivenciar as tradições culturais.

O Wine Bike - Desafio Vale dos Vinhedos 2017 estará voltado para todo esse clima enogastronômico que envolve a região. Além de passar pelos parreirais em seu percurso, terá degustação de vinhos e espumantes - por exemplo - na cerimônia de premiação, com a Festa do Espumante e o Jantar de Massas.

A prova - Dividido em três circuitos - WB PRÓ 90 km, WB SPORT 50 km e WB AMADOR 30 km - e em diversas categorias, o Wine Bike permitirá que os ciclistas participem de acordo com o seu nível técnico e com os desafios que pretendem enfrentar. O limite de inscritos é de 800 competidores, disputando em categorias por faixa etária, no masculino e feminino.

A programação começa na sexta-feira (17) com a entrega de kits para os atletas no Dall'Onder Grande Hotel. A prova está marcada para o sábado (18) pela manhã, com a largada e a chegada na "Rua Coberta" - Rolando Gudde. O domingo (19) fica reservado para os passeios turísticos e o cicloturismo.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 23h59 do dia 31 de outubro no site oficial - www.winebikebrasil.com.br.

Hospedagem - O Wine Bike - Desafio Vale dos Vinhedos 2017 conta com a parceria do Grupo Dall'Onder. Os hotéis Dall'Onder Grande Hotel e Dall'Onder Vittoria Hotel, em Bento Gonçalves, estarão com condições especiais de hospedagem para os participantes do evento e seus familiares. Os dois hotéis estão situados em uma das principais avenidas de Bento, oferecendo soluções completas em hotelaria.

O Dall'Onder Grande Hotel, com mais de 30 anos de história, conta com 22 mil metros quadrados de área construída. Já o Dall'Onder Vittoria Hotel possui um estilo contemporâneo, unindo modernidade e praticidade.

O Wine Bike - Desafio Vale dos Vinhedos 2017 é uma realização da ZDL Sports e Zenith Sports, com o apoio de Dall'Onder Hotéis e Secretaria de Turismo e Prefeitura de Bento Gonçalves.


Serviço:

Por: ZDL Comunicação

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar