Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Avancini vence 1ª Maratona Internacional Estrada Real de MTB

  • 24/04/2017

A primeira edição da Maratona Internacional Estrada Real de Mountain Bike reuniu 800 ciclistas, que esgotaram as vagas uma semana antes da prova


Realizada no último domingo (23) em Ouro Branco, em Minas Gerais. A elite do mountain bike brasileiro marcou presença em busca de pontos no ranking UCI (União Ciclística Internacional), de Classe 3, além de pontuação válida pelo ranking brasileiro CBC e ranking mineiro FMC. O atual campeão brasileiro e vice-campeão Pan-americano Henrique Avancini largou com o numeral 1 e confirmou o favoritismo.

“Estou muito feliz com a vitória. O evento já mostrou uma estrutura muito sólida na sua estreia”, comentou Avancini, que disputa o circuito mundial pela equipe Cannondale Factory Racing. “Venho de um período de recuperação depois que fraturei o dedo no Campeonato Pan-americano de MTB e fiquei uns dias parado”, completou.

No percurso da competição pela Estrada Real Foto: Fabio Piva

No percurso da competição pela Estrada Real Foto: Fabio Piva

“A corrida na Super Elite foi bastante interessante e agitada, com muitas movimentações no começo da prova, o percurso tinha praticamente uma subida muito longa do início, em seguida um trecho de trilha, depois uma longa parte de subidas e descidas íngremes e curtas, sendo a parte final mais veloz, com falsos planos”, relatou Avancini, que atacou por volta do km 30 da prova e chegou sozinho para vencer com o tempo de 2 horas, 25 minutos e 14 segundos para completar os 66km de distância com mais de 2.226 metros de altimetria.

O primeiro pódio da Maratona Internacional Estrada Real de MTB 2017 na Super Elite foi composto por Guilherme Muller (Sense Bike) na segunda colocação ao superar no sprint Hugo Prado Neto (Cannondale/OCE), em terceiro, Lukas Kaufmann, em quarto, com o ciclista olímpico Rubens Valeriano (Sense Bike) completando o pódio dos cinco primeiros colocados.

No feminino, a ciclista local Letícia Cândido (TSW Racing Team) fez as honras da casa para assegurar o título da primeira edição da Maratona Internacional Estrada Real de MTB. “Minha prova foi bem consistente, andei forte do início ao fim para ir em busca do título representar da melhor forma minha cidade. O local do evento foi perfeito, trazendo o público para prestigiar a prova. A organização acomodou muito bem a todos os atletas e visitantes” comenta Letícia que completou o percurso em 3 horas, 5 minutos e 48 segundos.

Na disputa da prova em Ouro Branco (MG) Foto: Fabio Piva

Na disputa da prova em Ouro Branco (MG) Foto: Fabio Piva

Os atletas percorreram as melhores trilhas da “Rota do Ouro”, como ficou conhecido os caminhos na Estrada Real usados para escoar a produção de ouro na época do Brasil-Colônia. A Maratona Internacional Estrada Real de MTB 2017 também foi disputada no percurso reduzido de 40 quilômetros e 1.386m de altimetria, porém não menos desafiador.

“Os atletas foram surpreendidos pela super estrutura que montamos na excelente praça de eventos que a cidade de Ouro Branco oferece, assim como o percurso pela Serra do Espinhaço que desafiou a resistência dos maiores nomes do mountain bike nacional”, conta Felipe Avelar, organizador da Avelar Sports que não mediu esforços para assegurar um evento perfeito de classe mundial.

“Com o sucesso do evento já pleiteamos subir de classe na UCI, para distribuir mais pontos no ranking mundial e consolidar Ouro Branco como um destino internacional para toda comunidade do mountain bike”, completa Avelar. “Tivemos a cobertura da imprensa com dois helicópteros para assegurar que os acompanhantes pudessem assistir os melhores momentos da competições”, conclui Avelar, que prepara-se para realizar a 1ª edição do XCO Internacional da Estrada Real, no dia 2 de julho, em Santana dos Montes (MG).

 Avancini e Letícia Cãndido, campeões da prova Foto: Fabio Piva

Avancini e Letícia Cãndido, campeões da prova Foto: Fabio Piva

 

Resultados – Maratona Internacional da Estrada Real de MTB 2017

Super Elite Masculina

1 – Henrique Avancini – 2:25:14
2 – Guilherme Muller – 2:26:06
3 – Hugo Prado Neto – 2:26:06
4 – Lukas Kaufmann – 2:27:35
5 – Rubens Donizete – 2:28:31
6 – João Paulo Firmino – 2:29:46
7 – Alysson Serra Lucas – 2:31:57
8 – Wolfgang Soares Olsen – 2:32:09
9 – João Pedro Firmeza – 2:34:20
10 – Edson Gilmar de Rezende Junior – 2:40:11

Super Elite Feminino

1- Letícia Cândido – 3:05:48
2 – Sofia Subtil – 3:16:16
3 – Eliane de Souza Resende – 3:24:23
4 – Danielle Maria de Moraes – 3:55:14
5 – Marcia Helena de Paula Matos – 3:59:33

Por: Bike Magazine 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar