Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

8 roteiros incríveis para sair pedalando Brasil a fora

  • 30/08/2017

É meu amigo, está cansado da vida no escritório, e não aguenta mais o trânsito, né? Se está pensando em tirar férias, que tal fazer isso em cima da magrela?


Separamos os passeios mais sensacionais que você pode fazer de bicicleta no nosso país. Confira:

 

 

Rota do Descobrimento – BA 

Rota do Descrobrimento

Que tal pedalar por alguns dias pelas primeiras terras avistadas por Pedro Alvares Cabral aqui no Brasil, há pouco mais de 500 anos?

Pois é o que você encontrará na região sul do estado da Bahia, num Patrimônio Natural Mundial tombado pela Unesco, em 1999. O percurso realizado pelo Sampa Bikers vai de Prado à Arraial d’ Ajuda, percorrendo ao total cerca de 120km.

Mas calma, a rota é realizada em 7 dias e não se pedala mais do que 30km por dia. O melhor de tudo é que além de passar por pequenas estradas, trilhas e praias do sul da Bahia, ainda é possível aproveitar um pouco de cada lugar por onde se passa, já que a cada dia a hospedagem é em um local diferente.

Circuito das Araucárias – SC 

Circuito das Araucárias

O Circuito das Araucárias é um percurso autoguiado de 250km que começa e termina em São Bento do Sul passando pela Rota das Cachoeiras – um trecho com 14 quedas d’água em cerca de 3km -, além de passar por diversos pequenos museus, pela estrada imperial Dona Francisca e pelas florestas bem preservadas da região.

Este percurso acontece quase em sua totalidade em estradas de terra, em geral em boas condições, sem muitas pedras grandes ou erosões, e com colocação de cascalho. A rota está inteiramente sinalizada com placas. As planilhas estão disponíveis num guia impresso e também no site do circuito, onde constam os perfis altimétricos, com as subidas e descidas de cada trecho.

Ubatuba à Paraty – RJ e SP 

Ubatuba à Paraty

Quem organiza alguns Speed Tours esporádicos neste percurso é o Sampa Bikers. Para quem já está acostumado a grandes distâncias, este pode ser considerado um percurso de moderado a leve.

Este trecho da Rio-Santos é bem tranquilo, com algumas subidas (mas sempre seguidas de boas descidas) e, claro, com as belas praias da região como paisagem.

Este roteiro pode ser realizado sozinho em apenas um dia. Para quem não tem tanta experiência vale a pena ir com o Sampa Bikers, pois eles disponibilizam uma van para acompanhar todos os ciclistas para eventuais necessidades.

Circuito Vale Europeu – SC 

Vale Europeu

O Circuito Vale Europeu é mais um ótimo roteiro para curtir a região sul do Brasil. Este, por sinal, é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O circuito tem um cerca de 300km, com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau.

O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais tranquilas. Quem optar por realizar esse percurso passará por regiões de Mata Atlântica quase intocada e poderá apreciar um pouco das culturas alemã e italiana por meio da gastronomia local.

Monte Verde – Campos do Jordão – SP 

Monte Verde à Campos do Jordão

Campos do Jordão e Monte Verde são duas cidades que sempre surgem como opções de férias durante o inverno brasileiro. Mas esses lugares também podem servir como pontos de largada e chegada para um trajeto de bike.

São dois dias a bordo da magrela num percurso total de cerca de 100km, cortando a Serra da Mantiqueira e sempre acompanhado de belas paisagens. Contudo, este não é um roteiro para ciclistas de primeira viagem, afinal, como já disse, a Serra da Mantiqueira é o cenário da travessia – o que significa que as pernas terão que trabalhar duro.

Chapada Diamantina – BA 

Chapada Diamantina

Este é um dos melhores roteiros para quem quer conhecer novas regiões. Planejado para acontecer em 5 ou 7 dias, é possível dar a volta no Parque Nacional da Chapada Diamantina, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Quem organiza a pedalada nessa região é a agencia Diamantina Bike. Existem diversos roteiros de um ou dois dias para quem está meio sem tempo também.

Agora, quem tiver a oportunidade de percorrer todo o roteiro de sete dias, avistará grandes paisagens como o Morro do Pai Ignácio, o rio Roncador e a caverna Poço Azul, e a famosa cachoeira da Fumaça, com singelos 380m de queda livre.

Vale dos Vinhedos – RS 

Vale dos Vinhedos

Há quem diga que é sempre possível unir o útil ao agradável. Bom, no caso do Vale dos Vinhedos esta máxima é verdadeira. Aqui, além de aproveitar a pedalada e as paisagens naturais da região, o objetivo é curtir o melhor que o local tem a oferecer: vinhos.

É exatamente isso que você ouviu, meu caro. Em cada um dos quatro dias deste roteiro o cicloviajante passará por uma vinícola, afinal, o Vale dos Vinhedos é a região de maior concentração de parreirais do Brasil. Não se pode deixar de aproveitar.

Estrada Real – MG

Estrada Real

Este é um percurso que, com toda a certeza, não podia ficar de fora desta lista. A Estrada Real era o caminho trilhado pelos colonizadores durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e que levava até o Rio de Janeiro, capital da colônia.

Para o cicloturismo, há mais de uma opção de percurso. A agência Trilha de Minas realiza alguns roteiros guiados esporádicos pela Estrada Real, que passam por algumas das belezas do estado mineiro, como a Serra de Carrancas, Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio. O trecho começa em Capela do Saco e segue em direção a Itamonte.

Por: elhombre.com.br

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar